SóProvas


ID
3012271
Banca
FADESP
Órgão
CPC-RENATO CHAVES
Ano
2019
Provas
Disciplina
Criminalística
Assuntos

O conceito de criminalística como disciplina autônoma, integrada pelos diferentes ramos do conhecimento técnico-científico, auxiliar e informativa das atividades policiais e judiciárias de investigação criminal, que tem por objeto o estudo dos vestígios materiais extrínsecos à pessoa física, no que tiver de útil à elucidação e à prova das infrações penais e, ainda, à identificação dos autores respectivos. Esse conceito foi definido por

Alternativas
Comentários
  • Eraldo Rabello conceitua Criminalística como: disciplina autônoma, integrada pelos diferentes ramos do conhecimento técnico-científico, auxiliar e informativa das atividades policiais e judiciárias de investigação criminal, tendo por objeto o estudo dos vestígios materiais extrínsecos à pessoa física, no que tiver de útil à elucidação e à prova das infrações penais e, ainda, à identificação dos autores respectivos.

    Del Picchia: Criminalística é a disciplina que tem por objetivo o reconhecimento e a interpretação dos indícios materiais extrínsecos, relativos ao crime ou à identidade do criminoso.

  • Conceito de Eraldo Rabello Criminalística é disciplina autônoma, integrada pelos diferentes ramos do conhecimento técnico-científico, auxiliar e informativa das atividades policiais e judiciárias de investigação criminal, tendo por objetivo o estudo dos vestígios materiais extrínsecos à pessoa física, no que tiver de útil à elucidação e à prova das infrações penais e, ainda, à identificação dos autores respectivos. 

  • Errei essa questão na prova.

  • GABARITO LETRA C para os não assinantes.

    Eraldo Rabello: a criminalística é uma disciplina AUTÔNOMA, integrada pelos diferentes ramos do conhecimento técnico-científico, auziliar e informativa das atividades POLICIAIS e JUDICIÁRIAS de investigação criminal, tendo por objeto o estudo dos vestígios materiais extrínsecos à pessoa física, no que tiver de útil à elucidação e à prova das infrações penais e, ainda, à identificação dos autores respectivos.

  • GABARITO: LETRA C.

    JOSÉ DEL PICCHIA (1947): "Disciplina que tem por objetivo o reconhecimento e interpretação dos indícios materiais extrínsecos, relativos ao crime ou à identidade do criminoso". Os exames dos vestígios intrínsecos (na pessoa) são da alçada da Medicina Legal.

    HANS GROSS (considerado o pai da Criminalística): Criminalística é o estudo da "fenomenologia e os métodos práticos de sua investigação."

    No mais, o termo "Criminalística" passou a prevalecer após ter sido cunhado por Hans Gross (já caiu em uma questão).

    JOSÉ LOPES ZARZUELA (1955): "A Criminalística constitui o conjunto de conhecimentos científicos, técnicos, artísticos etc. destinados à apreciação, interpretação e descrição escrita dos elementos de ordem material encontrados no local do fato, no instrumento de crime e na peça de exame, de modo a relacionar com uma ou mais pessoas envolvidas em um evento, às circunstâncias que deram margem a uma ocorrência, de presumível ou de evidente interesse judiciário."

    Observação: Retirei esses conceitos do colega Herbert Sá, na questão Q1634355.

  • GAB LETRA C

    Eraldo Rabelo (1996) conceitua a Criminalística como sendo “a disciplina autônoma, integrada pelos diferentes ramos do conhecimento técnico científico, auxiliar e informativa das atividades policiais e judiciárias de investigação criminal, tendo por objeto o estudo dos vestígios materiais extrínsecos à pessoa física, no que tiver de útil à elucidação e à prova das infrações penais e, ainda, à identificação dos autores respectivos”.

  • Conceitos sobre Criminalística:

    a) JOSÉ DEL PICCHIA (1947) - Disciplina que tem por objetivo o reconhecimento e interpretação dos indícios materiais extrínsecos, relativos ao crime ou à identidade do criminoso. Os exames dos vestígios intrínsecos (na pessoa) são da alçada da Medicina Legal;

    b) HANS GROSS (1893) - Criminalística é o estudo da fenomenologia do crime e dos métodos práticos de sua investigação; Considerado PAI DA CRIMINALÍSTICA.

    c) Eraldo Rabello conceitua Criminalística como: disciplina autônoma, integrada pelos diferentes ramos do conhecimento técnico-científico, auxiliar e informativa das atividades policiais e judiciárias de investigação criminal, tendo por objeto o estudo dos vestígios materiais extrínsecos à pessoa física, no que tiver de útil à elucidação e à prova das infrações penais e, ainda, à identificação dos autores respectivos.

    d) Paolo Zachias: publicou em Roma uma obra intitulada “Questões Médico Legais”, conquistando assim o título de PAI DA MEDICINA LEGAL;

    e) JOSÉ LOPES ZARZUELA (1995) - A Criminalística constituiu o conjunto de conhecimentos científicos, técnicos, artísticos etc, destinados à apreciação, interpretação e descrição escrita dos elementos de ordem material encontrados no local do fato, no instrumento de crime e na peça de exame, de modo a relacionar uma ou mais pessoas envolvidas em um evento, às circunstâncias que deram margem a uma ocorrência, de presumível ou de evidente interesse judiciário. 

  • Geralmente a confusão é feito entre a conceituação de Jose Del Picchia e Eraldo Rabello. Pra não me confundir eu lembro que Del Picchia fala sobre indícios e Rabello sobre vestígios:

    Jose Del Picchia (1947): Reconhecimento e interpretação dos indícios materiais extrinsecos relativos ao crime ou à identidade do criminoso.

    Eraldo Rabello: A criminalística é uma disciplina AUTÔNOMA, integrada pelos diferentes ramos do conhecimento técnico-científico, auziliar e informativa das atividades POLICIAIS e JUDICIÁRIAS de investigação criminal, tendo por objeto o estudo dos vestígios materiais extrínsecos à pessoa física, no que tiver de útil à elucidação e à prova das infrações penais e, ainda, à identificação dos autores respectivos.