SóProvas


ID
3012283
Banca
FADESP
Órgão
CPC-RENATO CHAVES
Ano
2019
Provas
Disciplina
Medicina Legal
Assuntos

Ao examinar um cadáver, o perito descobre que a lesão que ocasionou a morte foi provocada por golpe de machado, atingindo a coluna cervical, com fratura em toda extensão de corpo. Ao elaborar seu relatório, o perito deverá informar que a ação ocorrida no cadáver foi de natureza

Alternativas
Comentários
  • Lesão corto contundente Ex.: machado, facão, foice, enxada, dentes.

    Força senhores (as).

  • Letra A.

    Não esquecer de que a questão referiu a ação, daí a denominação CORTO-CONTUNDENTE.

    Acaso referisse a lesão provocada, está seria CORTO-CONTUSA.

  • A questão avalia os conhecimentos do candidato em traumatologia forense.

    A) CERTO. O machado é um exemplo de instrumento que tem ação corto-contundente, ou seja, que tem um gume mais ou menos afiado (parte cortante), mas também age pelo próprio peso ou força imprimida pelo agente (parte contundente) devido à sua grande massa. Sua ação tanto se faz pelo deslizamento, pela percussão, como pela pressão. São exemplos desse tipo de instrumento: a foice, o facão, o machado, a enxada, a guilhotina, a serra elétrica, as rodas de um trem, a tesoura, as unhas e os dentes. 

    B) ERRADO. Os meios ou instrumentos de ação cortante agem através de um gume mais ou menos afiado, por um mecanismo de deslizamento sobre os tecidos e, na maioria das vezes, em sentido linear. A navalha, faca, lâminas metálicas de borda linear, estilhaços de vidro, papel, a lâmina de barbear e o bisturi são exemplos de agentes produtores dessas ações. 

    C) ERRADO. As feridas perfurocontusas são produzidas por um mecanismo de ação que perfura e contunde ao mesmo tempo. Na maioria das vezes, esses instrumentos são mais perfurantes que contundentes. Esses ferimentos são produzidos quase sempre por projéteis de arma de fogo; no entanto, podem estar representados por meios semelhantes, como, por exemplo, a ponta de um guarda-chuva, um espeto de churrasco.

    D) ERRADO. As lesões perfurocortantes são provocadas por instrumentos de ponta e gume, atuando por um mecanismo misto: penetram perfurando com a ponta e cortam com a borda afiada os planos superficiais e profundos do corpo da vítima. Agem, portanto, por pressão e por secção.  

    E) ERRADO. As lesões causadas por meios ou instrumentos perfurantes, de aspecto pontiagudo, alongado e  fino, e de diâmetro transverso reduzido, comprimento predominando sobre a largura e a espessura, têm características bem próprias.   Como exemplos mais comuns destes instrumentos apontam-se o estilete, a sovela, a agulha, o florete e o furador de gelo, os quais quase sempre atuam por percussão ou pressão, afastando as fibras do tecido e, muito raramente, seccionando-as. 

    Gabarito do professor: Alternativa A.

  • a)  corto-contundente: objeto pesado com superfície de corte impulsionado pelo membros do agressor. Ex.: machado, facão, foice, enxada, dentes (segundo Flamínio Fávero) etc;

    Junção de Corte + Impacto (Contundente)

    b) perfuro-cortante: instrumento formado  de uma lâmina com um ou mais gumes cortantes e  ponta na extremidade que perfura associando as duas ações. Exs.:peixeira, facão, punhal, canivete etc;

    c)  pérfuro-contundente: instrumento que atua sobre o alvo contundindo e perfurando    partilhando as duas características. Melhores exemplos são os projéteis de arma de fogo,(PAF), chumbo das espingardas e também pontas de grades de ferro, guarda chuva.

    Labor Omnia Vincit Improbus.

  • A questão avalia os conhecimentos do candidato em traumatologia forense.

    A) CERTO. O machado é um exemplo de instrumento que tem ação corto-contundente, ou seja, que tem um gume mais ou menos afiado (parte cortante), mas também age pelo próprio peso ou força imprimida pelo agente (parte contundente) devido à sua grande massa. Sua ação tanto se faz pelo deslizamento, pela percussão, como pela pressão. São exemplos desse tipo de instrumento: a foice, o facão, o machado, a enxada, a guilhotina, a serra elétrica, as rodas de um trem, a tesoura, as unhas e os dentes. 

    B) ERRADO. Os meios ou instrumentos de ação cortante agem através de um gume mais ou menos afiado, por um mecanismo de deslizamento sobre os tecidos e, na maioria das vezes, em sentido linear. A navalha, faca, lâminas metálicas de borda linear, estilhaços de vidro, papel, a lâmina de barbear e o bisturi são exemplos de agentes produtores dessas ações. 

    C) ERRADO. As feridas perfurocontusas são produzidas por um mecanismo de ação que perfura e contunde ao mesmo tempo. Na maioria das vezes, esses instrumentos são mais perfurantes que contundentes. Esses ferimentos são produzidos quase sempre por projéteis de arma de fogo; no entanto, podem estar representados por meios semelhantes, como, por exemplo, a ponta de um guarda-chuva, um espeto de churrasco.

    D) ERRADO. As lesões perfurocortantes são provocadas por instrumentos de ponta e gume, atuando por um mecanismo misto: penetram perfurando com a ponta e cortam com a borda afiada os planos superficiais e profundos do corpo da vítima. Agem, portanto, por pressão e por secção. 

    E) ERRADO. As lesões causadas por meios ou instrumentos perfurantes, de aspecto pontiagudo, alongado e fino, e de diâmetro transverso reduzido, comprimento predominando sobre a largura e a espessura, têm características bem próprias. Como exemplos mais comuns destes instrumentos apontam-se o estilete, a sovela, a agulha, o florete e o furador de gelo, os quais quase sempre atuam por percussão ou pressão, afastando as fibras do tecido e, muito raramente, seccionando-as. 

    Gabarito do professor: Alternativa A.

  • Cortocontudente: cortocontusa-----------------------------(MACHADO,CUTELO,ENXADA, FACÃO,FOICE,DENTES)

    São instrumentos que possuem gume rombo, de corte embotado e que agindo sobre o organismo, rompe a integridade da pele, produzindo feridas irregulares, retraidas e com bordas muito traumatizadas, agem por pressão e percussão ou deslizamento......

  • GAB - A - LESÕES PRODUZIDAS POR AÇÃO CORTO-CONTUNDENTE

               São lesões produzidas por instrumentos que, mesmo sendo portadores de gume, são influenciados pela ação contundente, quer pelo seu próprio peso, quer pela força ativa de quem os maneja. Sua ação tanto se faz pelo deslizamento, pela pressão e pela percussão. São exemplos desse tipo de instrumento: a foice, o facão, o machado, a enxada, a guilhotina, a serra elétrica, as rodas de trem, a tesoura, as unhas e os dentes. As lesões verificadas por essa forma de energia chamam-se corto contusas.

               Têm forma bem variável, dependendo da região atingida e da inclinação, do peso, do gume e da força viva que atua. Sendo o instrumento mais afiado, predominam as características dos instrumentos cortantes. Quando o fio de corte não for vivo, prevalecem as características de contusões nos tecidos. São lesões quase sempre graves, fundas, alcançando mais profundamente os planos interiores e determinando as mais variadas formas de ferimentos, inclusive fraturas. Não apresentam cauda de escoriação nem pontes de tecidos íntegros entre as vertentes das feridas, o que as diferencia das feridas cortantes e contusas, respectivamente. O diagnóstico é feito através de estudo cuidadoso das bordas da ferida, sua profundidade, comprometimento com os órgãos mais internos e cortantes propriamente ditos.

  • Tipos de lesões

    Forma de ação

    Instrumentos

    1) PUNCTÓRIA pressão em um ponto prego, alfinete, agulha, furador de gelo, estilete

    2) INCISA deslizante maior que pressão navalha, bisturi, lâminas, estilhaços de vidro, folha de papel, linha de cerol

    3) CONTUSA choque (pode haver ou não deslizamento) martelo, marreta, caibro, tonfa, cassetete, soco inglês, bastão, pedra

    Quando estes modos de ação se associam, a lesão passa a ser chamada de mista:

    4) Pérfurocortante (faca, canivete, espada, punhal, estilete, peixeira)

    5) Cortocontundente (machado, guilhotina, enxada, facão, foice, dentes)

    6) Pérfurocontundente (projétil de arma de fogo, ponta de grade de ferro, ponteira de guarda-chuva)

    Alguns doutrinadores ainda apresentam como mista:

    7) Lácerocondundente (acidentes com trem ou automóvel)

  • CORTA E CONTUNDE

    Gab : A

  • letra a

    Essa deu para matar por eliminação.

    Agora, se na questão tivesse a alternativa CONTUNDENTE, poderia deixar a desejar, pois a questão não deixou clareza se cortou ou apenas ele martelou a pessoa.

    só uma observação:

    ''Nem todas as lesões por machado são corto-contusas.''

    ex: se o meliante utilizar a parte de madeira do machado: contundente

    se ele utiliza a parte que corta: a ação é Corto-contundente,

    ferida corto-contusa que foi o que questão cobrou.

  • AÇÃO/ INSTRUMENTO: CORTOCONTUNDENTE.

    X

    LESÃO: CORTO-CONTUSA.

  • Gabarito: A

    AÇÕES/MEIOS ------------------------LESÃO:

    Perfurante ------------------ Punctória - (estilete, agulha, furador de gelo)

    Cortante-----------------------Cortante ou Incisa

    Contundente ----------------Contusa - (explosão, deslizamento, martelo)

    Inciso/cortante -------------Incisa/cortante - (navalha, lâmina, bisturi)

    Perfuro-cortante------------Perfuro-incisa - (faca, punhal, canivete)

    Perfuro-contundente ------Perfuro-contusa - (projétil de arma de fogo)

    Corto-contundente ---------Corto-contusa - (foice, facão, machado, mordida, unha)

    OBS: Para Genival Veloso França, cortante = meio/instrumento ou lesão.

  • Gab A

    Instrumentos x Lesão

    --> Contundente: Lesão contusa

    --> Cortante: Lesão incisa

    --> Perfurante: Lesão punctória

    --> Corto-contundente: Lesão Corto-contusa

    --> Pérfuro-cortante: Lesão pérfuro-incisa

    --> Pérfuro- contundente: Lesão pérfuro-contusa