SóProvas


ID
3012421
Banca
CCV-UFC
Órgão
UFC
Ano
2019
Provas
Disciplina
Enfermagem
Assuntos

A maior parte dos surtos é de etiologia infecciosa e transmissível e muitas vezes representam razões para a realização de investigação sistemática com vistas à identificação da fonte de infecção e adoção das medidas de controle e elaboração de recomendações adicionais. Considerando o exposto, qual a importância da curva epidêmica na caracterização do surto?

Alternativas
Comentários
  • A curva epidêmica fornece informações bastante esclarecedoras. Primeiramente é possível o investigador se situar em que período do surto a investigação foi desencadeada, e assim tentar projetar o curso do surto para o futuro. Em segundo lugar, se a doença foi confirmada laboratorialmente, é possível, conhecendo o período de incubação do agente etiológico, estimar o período em que ocorreu a exposição. Este fato permite elaborar perguntas aos doentes 4 que incluam o período de exposição. Além disso, é possível fazer inferências sobre o padrão da epidemia, isto é, se o surto resultou de uma fonte comum, ou se houve disseminação pessoa-a-pessoa, ou ambos. 

  • http://www.saude.sp.gov.br/resources/cve-centro-de-vigilancia-epidemiologica/areas-de-vigilancia/doencas-transmitidas-por-agua-e-alimentos/doc/2008/2008_manual_vedta.pdf