-
Gab. ERRADO
Classificação por periculosidade: Materiais perigosos são aqueles que oferecem risco, em especial durante as atividades de manuseio e transporte.
Nesta categoria, estão inseridos os explosivos, líquidos e sólidos inflamáveis, materiais radioativos, corrosivos, oxidantes etc.
Fenili, Renato Ribeiro
-
Os materiais classificados segundo os efeitos que podem sofrer devido à ação da gravidade obedecem ao critério da periculosidade. Resposta: Errado.
Perecibilidade (classificação XYZ): ação prevista ou imprevista, perdem suas propriedades originais (físico-químicas),
-
GABARITO: ERRADO
Por perecibilidade:
Trata-se de uma classificação que leva em conta a alteração das propriedades físico-químicas do material. Gêneros alimentícios, vacinas, materiais para testes laboratoriais, entre outros, são considerados perecíveis, já que estão sujeitos à deterioração e à decomposição.
Viana (2011), em visão abrangente, arrola diversas razões passíveis de ensejar a classificação de um material como perecível:
• Por ação higroscópica (ex.: cal virgem);
• Por limitação do tempo (ex.: alimentos, remédios);
• Instáveis (ex.: peróxidos e óxidos);
• Por contaminação por água (ex.: óleo para transformadores);
• Por contaminação por partículas sólidas (ex.: graxa);
• Pela ação da gravidade (ex.: eixos de grande comprimento);
• Por queda, colisão ou vibração (ex.: cristais, vidros etc.);
• Pela mudança de temperatura (ex.: selantes e anéis de vedação);
• Pela ação da luz (ex.: filmes fotográficos);
• Por ação de atmosfera agressiva (ex.: atmosfera com cloro, ácidos etc.);
• Peça ação de animais (ratos, insetos etc.).
FONTE: Gestão de Materiais Renato Ribeiro Fenili.
-
ERRADO
MATERIAIS PERECÍVEIS
a. Pela ação higroscópica: materiais que possuem grande afinidade com o vapor de água e podem ser retirados da atmosfera.Ex.: Sal marinho, cal virgem etc.
b. Pela limitação do tempo: materiais com prazo de validade claramente definido. Exemplo: remédios, alimentos etc.;
c. Instáveis: produtos químicos que se decompõem ou se polimerizam espontaneamente ou têm outro tipo de reação na presença de algum material catalítico ou puro.Ex.: peróxido de éter, óxido de etileno etc.;
d. Voláteis: produtos que se reduzem a gás ou vapor, evaporando naturalmente e perdendo-se na atmosfera.Ex.: Amoníaco;
e. Por contaminação pela água: materiais que se degradam pela adição direta de água. Exemplo: óleo para transformadores.
f. Por contaminação com partículas sólidas: materiais que, em contato com partículas sólidas, com areias e poeiras, poderão perder parte de suas características físicas químicas. Exemplo: graxas;
g. Pela ação da gravidade: materiais que estocados de forma incorreta, podem sofrer deformações. Exemplo: eixos de grande cumprimento.
h. Por queda, colisão ou vibração: engloba os materiais de grande fragilidade ou sensibilidade. Exemplo: cristais, vidros, instrumentos de medição.
i. Pela mudança de temperatura: materiais que perdem suas características para aplicação, se mantidos em temperatura diferente da requerida. Exemplos: selantes para vedação, anéis de vedação em borracha etc.
Fonte: João José Viana