SóProvas


ID
3014536
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
Instituto Hospital Base do Distrito Federal
Ano
2018
Provas
Disciplina
Enfermagem
Assuntos

No Brasil, o processo de urbanização é marcado pela ocupação desorganizada do território e pela falta de planejamento, o que resulta em uma série de problemas sociais, urbanos e ambientais. A ocupação desordenada das cidades também causa impactos na saúde da população, sendo necessário, além de um conhecimento amplo sobre os efeitos da ocupação do território na saúde, o desenvolvimento de políticas públicas e intervenções urbanas capazes de melhorar a qualidade de vida e a saúde das populações que vivem em áreas de risco, comunidades e periferias. Considerando essas informações, julgue o item seguinte.


O fato de as mães que residem em periferias ter de trabalhar fora da sua comunidade contribui para o baixo índice de aleitamento materno e a consequente subnutrição infantil nessas regiões.

Alternativas
Comentários
  • GABARITO: CERTO

    Mulheres que vivem nas periferias tendem a ter uma renda familiar menor, fazendo com que elas precisem voltar ao trabalho de forma mais rápida para que essa renda que parou de vir durante o período próximo do parto retorne, o que contribui para um baixo índice de aleitamento materno. O Ministério da Saúde recomenda que o aleitamento seja exclusivo para o bebê por 6 meses, porém esse é um período longo para mães periféricas, que precisam voltar ao trabalho o mais rápido possível. O resultado disso é um alto índice de subnutrição infantil nessas regiões.