SóProvas


ID
3014539
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
Instituto Hospital Base do Distrito Federal
Ano
2018
Provas
Disciplina
Enfermagem
Assuntos

No Brasil, o processo de urbanização é marcado pela ocupação desorganizada do território e pela falta de planejamento, o que resulta em uma série de problemas sociais, urbanos e ambientais. A ocupação desordenada das cidades também causa impactos na saúde da população, sendo necessário, além de um conhecimento amplo sobre os efeitos da ocupação do território na saúde, o desenvolvimento de políticas públicas e intervenções urbanas capazes de melhorar a qualidade de vida e a saúde das populações que vivem em áreas de risco, comunidades e periferias. Considerando essas informações, julgue o item seguinte.


Em geral, em algumas comunidades periféricas, a arquitetura das cozinhas dos barracos, com pouca ventilação, favorece a concentração de gases tóxicos e a incidência de doenças respiratórias em seus moradores.

Alternativas
Comentários
  • GABARITO: CERTO

    A infraestrutura precária das comunidades periféricas afeta diretamente a saúde dos seus moradores. Muitos barracos possuem cômodos únicos para a realização de diversas atividades, impedindo uma melhor higienização e ventilação, podendo causar o acúmulo de gases tóxicos e o desenvolvimento de doenças respiratórias que poderiam ser evitadas em um ambiente mais arejado, maior e mais higienizado.