A Geografia enquanto disciplina acadêmica possui um longo histórico de debates sobre seus métodos, técnicas e tradições. Conhecer essa realidade é bastante importante, já que estes aspectos históricos do pensamento geográfico se relacionam diretamente com a forma como se faz e pensa a Geografia contemporânea. Buscamos a opção correta sobre as lacunas no enunciado.
A) A Geografia humanista, também chamada de humanística para se diferenciar da tradição da Geografia humana, pesquisa as experiências de pessoas e grupos sobre o espaço como forma de compreender sua relação com o mesmo. Dessa forma, os sentimentos dos seres humanos sobre o espaço ganham grande relevância neste tipo de estudo.
B) A Geografia marxista é uma modalidade de Geografia crítica que fundamenta suas análises nas estruturas de poder econômico dominadas pela presença das classes sociais que produz espaços impregnados da visão capitalista e do domínio dos meios de produção por grupos sociais. Foi muito criticada por reduzir a importância do indivíduo sendo considerado o seu destaque das características econômicas da produção do espaço como uma visão determinista de Geografia.
C) A corrente humanista preenche corretamente o primeiro campo, discursos e crítica não estão entre as características adequadas dessa corrente para o preenchimento dos campos seguintes.
D) O primeiro campo é corretamente preenchido pela corrente humanista que de fato aborda a subjetividade do indivíduo na forma de seus sentimentos, preenchendo corretamente o segundo campo e valorizando a sua experiência como forma de entendimento da relação espacial preenchendo corretamente o último campo.
E) A corrente marxista não aborda prioritariamente discursos e experiências.
Gabarito do professor: D