-
GAB-E
-
Gabarito: E
Até a década de 40 a sociedade demanda tanto em altas taxas de natalidade como em altas taxas de mortalidade, o que significa crescimento vegetativo baixo.
A partir do século XVIII até o século XIX as taxas de mortalidade começam a diminuir, devido ao início da urbanização, acesso a saúde, campanhas de vacinação, etc. Na década de 50 o país tinha aproximadamente 50 milhões de habitantes e na década de 80 a população chegou a aproximadamente 120 milhões de habitantes.
A partir do século XX o país vem apresentando baixo crescimento vegetativo, ou seja, a taxa de natalidade vem caindo cada vez mais, isso faz com que o crescimento populacional seja mais lento, isso está ligado a alguns fatores como o espaço que a mulher ganhou no mercado de trabalho, aumento do custo de vida e métodos contraceptivos.
-
I – Um detalhe que pode pegar um candidato desavisado é que a questão não fala em alta taxa de natalidade, mas em crescimento populacional. Até o século XVIII, quando o mundo era pouco urbanizado, havia uma taxa de natalidade alta, as pessoas, porém, morriam cedo, o que fazia com que o crescimento populacional não fosse grande. Esse raciocínio é o mesmo do item em análise, que está correto. Item correto.
II - A partir do final do século XVIII, em conjunto com o processo de urbanização, observa-se uma aceleração das taxas de crescimento da população mundial, já que as taxas de natalidade permanecem altas, mas passam a ser acompanhadas de uma população que também vive mais. Item correto.
III – A partir de meados do século XX, com a popularização de métodos contraceptivos, por exemplo, inicia-se uma fase de diminuição das taxas de crescimento da população mundial. Item incorreto.
Gabarito: E
-
A partir de meados do século XX, inicia-se uma nova fase de aumento das taxas de crescimento da população mundial
falso.
No Brasil, por exemplo, a taxa de natalidade alcança seu ápice por volta de 1945. Em seguida, inicia-se uma gradual desaceleração, acompanhada por maiores índices de urbanização, de expectativa de vida, de planejamento familiar e da efetiva participação da mulher no âmbito do trabalho.
-
cuidado confundir a III no Brasil, onde o crescimento vegetativo ''praticamente'' se inicia no meio do seculo XX.
-
A Geografia da população e a demografia são temas clássicos e recorrentes, e num contexto de profundas alterações no perfil demográfico da população brasileira atual o tema torna-se ainda mais importante. O texto associado aborda o crescimento populacional no mundo e o enunciado pede para julgarmos as afirmativas sobre o tema.
I - Período anterior à revolução industrial onde a população mundial era majoritariamente rural, sem grandes descobertas na área da saúde e apesar da natalidade ser grande a mortalidade também produzindo um baixo crescimento vegetativo.
II - Período de grandes descobertas na medicina, onde ocorre aumento na urbanização e queda na mortalidade geral o que acelera o crescimento vegetativo.
III - Período onde inicia-se o processo de modificação dos hábitos reprodutivos da população de muitos países, com maior disponibilidade de informações sobre planejamento familiar e o aumento da escolaridade e participação das mulheres no mercado de trabalho o que causa uma significativa redução da natalidade.
GABARITO DO PROFESSOR: E