Gab. C
I. No regime demográfico tradicional, as taxas de mortalidade e de natalidade são baixas. ERRADO, as taxas de mortalidade e natalidade são altas
1)Pré-transição/pré-industrial (sociedades tradicionais): baixo crescimento vegetativo, mas positivo.
- Alta natalidade: filho é mão de obra no campo, casamento mais cedo e menos métodos contraceptivos.
- Alta mortalidade: menos acesso à saneamento básico e medicina (preventiva e curativa).
----------------------
II. Nos regimes demográficos tradicional e moderno, os ritmos de crescimento vegetativo são elevados. ERRADO, como visto na anterior, o crescimento vegetativo na tradicional é baixo, mas positivo. Já nas sociedades modernas, é mais ou menos, pois cada vez nasce menos gente e as pessoas vivem mais
----------------------
III. Na fase de transição, a redução da taxa de mortalidade ocorre antes que a queda da taxa de natalidade. CORRETA
A Geografia da população e a demografia são temas clássicos e recorrentes. Na escala global temos o envelhecimento populacional de países desenvolvidos, contrastando com a grande natalidade de países em desenvolvimento. Compreender as estruturas etárias e condições de vida da população dos locais é fundamental nos estudos sobre o tema. Sobre a transição demográfica julgamos os itens a seguir:
I - No regime demográfico tradicional, que antecede as melhorias contemporâneas de qualidade de vida, tanto a natalidade quanto a mortalidade são altas. Nascem muitas crianças por falta de planejamento familiar, alta mortalidade infantil e a necessidade de reposição de força de trabalho, mesmo que seja infantil, enquanto que a mortalidade é alta devido ao baixo acesso a cuidados médicos e baixos indicadores de qualidade de vida o que produz uma baixa expectativa de vida na sociedade em geral.
II - Crescimento vegetativo corresponde a diferença entre natalidade e mortalidade. No regime demográfico tradicional o crescimento vegetativo é alto por que a natalidade é alta e supera a mortalidade que também é estatisticamente alta, mas inferior a natalidade. Já no regime demográfico moderno o crescimento vegetativo é baixo devido a baixa natalidade, relacionada ao alto custo de ter filhos, maior presença de mulheres no mercado de trabalho e a ocorrência de maior planejamento familiar, enquanto que a mortalidade também é baixa devido as melhores condições gerais de vida que permitem uma maior expectativa de vida.
III - Na fase de transição a redução da mortalidade é atingida com menor esforço socioeconômico por parte de governo e sociedade do que a redução da natalidade. Para baixar a mortalidade é preciso melhorar as condições de acesso a cuidados médicos, equilibrar taxas de violência e remunerar melhor a força de trabalho. Para reduzir a natalidade, o que ocorre após a redução da mortalidade, é necessário criar condições para a redução da mortalidade infantil, melhorar a renda e acesso ao mercado de trabalho pelas mulheres e criar métodos de planejamento familiar. Estas são situações que dependem de um esforço combinado entre governos e sociedade já que necessitam de intensas mudanças culturais para que ocorram plenamente.
GABARITO DO PROFESSOR: C