-
Estamos na era da migração de retorno, logo II é falsa. Gab A.
-
-> Os fluxos migratórios inter-regionais têm diminuído.
-> Ainda há migração de retorno.
-> O sudeste ainda é o principal destino, apesar de ter apresentado queda em seus fluxos.
A região Centro-Oeste é cada vez mais atrativa e o Sul passou a ser uma região de atração. Norte e Nordeste são regiões de expulsão, apesar dos fluxos terem diminuído. Rondônia se destaca como estado atrativo.
-
Como os migrantes representam uma parcela cada vez menos expressiva da população se há uma tendência de migração de retorno? Professores, expliquem essa questão aí!
-
como são paulo continua sendo a região mais atraente de fluxo migratórios? e o centro oeste, sul ?
-
( ) Os migrantes representam uma parcela cada vez menos expressiva da população.
sim.
apos a decada de 90 a migração de retorno se intensificou devido a desconcentração das industrias em certas regioes - guerras fiscais - . Empresas buscaram novos lugares os quais as favoreciam. dando oportunidade para aqueles migrantes voltarem a seus lugares de origem
( ) Os deslocamentos de volta às regiões de origem diminuíram no período.
Falso.
esta aumentando gradativamente
( ) Os estados da Região Sudeste permanecem sendo o principal destino dos migrantes brasileiros.
Sim.
mesmo com a migração de retorno, sudeste, ou melhor, Sao Paulo continua sendo, junto com a região centro-oeste, um grande polo de migração interna devido ao seu mercado de trabalho.
vale lembrar que o centro-oeste esta ganhando grande migração por causa da expasão das fronteiras agriculas. Grandes latifundiarios estão dominando o setor, por conseguinte pequenos produtores estao migrando para o norte em busca de novos territorios e oportunidades.
-
PM PR - 2020
Quem escolheu a busca não pode recusar a travessia - Guimarães Rosa
-
Os estados da Região Sudeste permanecem sendo o principal destino dos migrantes brasileiros : NUNCA QUE ESSE QUESITO É CORRETO, HAJA VISTA O CENTRO-OESTE E O NORTE SÃO OS PRINCIPAIS.
-
Gabarito está errado
Sudeste perdeu potencial atrativo e Nordeste começou a reter população. Instituto cruzou informações da PNAD e dos Censos de 2000 e 2010. ... A região Nordeste
A migração entre regiões do país perdeu intensidade na última década, e estados do Nordeste, além de reter população, começaram a receber de volta os que deixaram seus estados rumo ao centro-sul do país. É o que diz um levantamento divulgado pelo IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística) nesta sexta-feira (15) com base em dados da PNAD (Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios) 2009 e dos Censos realizados em 2000 e 2010.
LINK: http://g1.globo.com/brasil/noticia/2011/07/nordeste-e-regiao-com-maior-retorno-de-migrantes-segundo-ibge.html#:~:text=Nordeste%20%C3%A9%20regi%C3%A3o%20com%20maior,%2C%20segundo%20IBGE%20%7C%20Brasil%20%7C%20G1&text=Sudeste%20perdeu%20potencial%20atrativo%20e,Censos%20de%202000%20e%202010.
-
Pessoal fica revoltado quando erra. Calma gente, há que se ter paciência. Não é porque existe migração de retorno que as migrações internas sejam menos significantes do que já foram.
-
Ta errado,pois a partir da década 80,cronologicamente 1973 a 1989 com a crise do petróleo, que há queda do movimento migratório para a região sudeste sendo o Centro-Oeste e Norte os polos mais atrativos.
-
A própria banca diverge suas questões, tem questões que afirmam q o maior fluxo migratório é para o centro-oeste. E segundo diversos site, esta afirmação sobre o centro oeste, está correta.
-
Juan Garcia, lembre-se, migração de retorno AINDA É migração. Abraço! o/
-
Os migrantes representam uma parcela cada vez menos expressiva da população? é oq.
-
Engraçado, fiz questão nesse banca que fala que é Co e Norte. ta pra acabarrr
-
Movimentos populacionais é um dos temas mais abordados em provas e depende de conhecimentos de demografia, geografia da população e amplo acompanhamento do noticiário sobre as crises humanitárias relacionadas aos processos de migração em massa. Sobre os padrões migratórios no Brasil entre 1980 e 2010, julgamos as afirmativas:
I - O desenvolvimento local e regional, os custos da migração e a saturação dos mercados de trabalho nas grandes metrópoles estão entre os principais fatores de redução da quantidade de migrantes.
II - Pelo contrário, eles vêm aumentando desde o início da trajetória de desenvolvimento econômico regional da primeira década do século XXI.
III - Apesar da redução da intensidade do fluxo, a região ainda é a de maior população, economia e mercado de trabalho, além de ser destino de várias gerações anteriores de migrantes já estabelecidos que auxiliam os recém chegados.
GABARITO DO PROFESSOR: A