SóProvas


ID
3015136
Banca
FGV
Órgão
Prefeitura de Salvador - BA
Ano
2019
Provas
Disciplina
Geografia
Assuntos

O Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) vem acompanhando a evolução da rede urbana brasileira desde 1966, quando da elaboração da nova divisão regional do Brasil. Em 2007, o instituto publicou uma nova pesquisa sobre o tema, intitulada Regiões de Influência das Cidades.
Ao se comparar os resultados dos estudos realizados pelo IBGE, entre 1966 e 2007, é possível observar permanências e modificações na rede urbana brasileira.
Sobre as permanências e modificações da rede urbana brasileira entre 1966 e 2006, analise as afirmativas a seguir.
I. A rede urbana brasileira apresenta grandes modificações em relação aos níveis hierárquicos mais altos.
II. O surgimento de novos centros de nível intermediário provocou a subdivisão das áreas de influência dos grandes centros.
III. O enfraquecimento do papel das capitais estaduais fez com que as redes passassem a acompanhar os limites das macrorregiões do país.
Está correto o que se afirma em

Alternativas
Comentários
  •  I. A rede urbana brasileira apresenta grandes modificações em relação aos níveis hierárquicos mais altos (F)

    A concentração nos altos níveis hierárquicos tende a manter uma feição base em prazos curtos, por isso é incorreto afirmar que poderia haver "grandes modificações".

    II. O surgimento de novos centros de nível intermediário provocou a subdivisão das áreas de influência dos grandes centros (V).

    Sim: centros menores podem subdividir a área de influência dos centros maiores (São José dos Campos subdivide a área de influência de São Paulo, p. ex.).

    III. O enfraquecimento do papel das capitais estaduais fez com que as redes passassem a acompanhar os limites das macrorregiões do país. (F)

    Na década de 1960, São Paulo, capital estadual, já tinha um importante papel na rede urbana. Por acaso, isso mudou hoje em dia?

  • Na alternativa II , são as chamadas cidades médias.

  • Atualmente, a esmagadora maioria da população brasileira vive em cidades e a urbanização brasileira foi rápida e intensa fatos esses que tornam o tema ainda mais importante de ser estudado. O texto associado aborda estudos do IBGE sobre a urbanização no Brasil e a sua rede urbana e o enunciado pede para julgar as afirmativas sobre o tema.

    I - A rede urbana brasileira apresenta pouquíssimas modificações em relação a períodos anteriores com baixa ascensão de novos núcleos urbanos a posições mais altas. Metrópoles de alta posição no Brasil são as mesmas há décadas sem perspectiva de mudança.

    II - O noticiário está repleto de notícias sobre o "boom" das cidades médias que vêm recebendo pessoas, investimentos e atividades que fogem das grandes metrópoles por fatores locacionais conhecidos como o alto custo de vida e de operação para pessoas e empresas, os demorados deslocamentos viários, questões de segurança pública e entre outros problemas. 

    III -  A redução dos investimentos em metrópoles, que normalmente também são capitais, não significa necessariamente um enfraquecimento das mesmas, significando mais uma redistribuição de fluxos que não causa um esvaziamento considerável da importância das capitais.    


    Gabarito do professor: B


  • E ai, tudo bom?

    Gabarito: B

    Bons estudos!

    -Estude como se a prova fosse amanhã.