Essa questão envolve conhecimentos sobre consciência fonológica. Com relação às propostas de práticas de aprendizagem para o desenvolvimento da consciência fonológica, deve-se analisar as afirmativas apresentadas e indicar quais são verdadeiras e quais são falsas.
( ) Comparação das frases com diferentes sinais de pontuação.
VERDADEIRA – A consciência fonológica envolve a capacidade de identificação, de manipulação, de combinação, de isolamento e segmentação os segmentos fonológicos da língua. As etapas de aquisição da consciência fonológica dependem das experiências linguísticas, do desenvolvimento cognitivo da criança, e da exposição ao sistema alfabético para aquisição da leitura e escrita. Esse tipo de atividade auxilia nas caracterizações que as crianças fazem dos aspectos formais do grafismo e sua interpretação (letras, números e sinais de pontuação).
( ) Identificação de sílabas iniciais de palavras representadas por vogal ou ditongo.
VERDADEIRA - Fazer uso do código alfabético consiste em fazer as relações das letras do alfabeto ao seu respectivo som (codificar e decodificar). Essa prática promove a manipulação de fonemas para formação de sílabas, identificação de sílabas iniciais que também são encontradas em outras palavras, relação das sílabas iniciais com as imagens em atividades lúdicas.
( ) Identificação de palavras que terminam com a mesma sílaba, oralmente, e, em seguida, na escrita (palavras escritas pela professora).
VERDADEIRA – A noção de rima (capacidade de identificar rimas) é um dos níveis da consciência fonológica. A habilidade de rima é importante porque ela trabalha com o uso do som. O que está em jogo é a sonoridade. Existe uma relação entre a Consciência Fonológica e a Leitura e Escrita. A escrita é a exposição gráfica da oralidade. As palavras escritas são compostas por combinações de letras que estão constantemente relacionadas com as unidades sonoras que representam. A capacidade para fazer esta relação só é possível se a criança conseguir identificar e manipular os sons da língua, ou seja, ter acesso à Consciência Fonológica.
As afirmativas são, na ordem apresentada, respectivamente, V – V – V, sendo a letra A a alternativa correta.
Gabarito do Professor: Letra A.