SóProvas


ID
3017446
Banca
COPESE - UFT
Órgão
Câmara de Palmas - TO
Ano
2018
Provas
Disciplina
História e Geografia de Estados e Municípios
Assuntos

O movimento de separação do antigo norte goiano foi decorrente de um longo processo iniciado ainda nos primeiros anos do século XIX, com a criação da Comarca do Norte (situada na atual cidade de Paranã), a partir da atuação do desembargador Joaquim Teotônio Segurado. Dentre os fatores que mais contribuíram para fortalecer o movimento separatista iniciado ainda no referido período histórico foram:

Alternativas
Comentários
  • O movimento separatista do então norte goiano iniciou ainda no Brasil Império. Neste cenário Joaquim Theotônio Segurado aparece como um defensor da criação de um território independente ao norte de Goiás. Porém, o movimento perdeu força depois da morte do português. Em 1956 o juiz Feliciano Braga lançou o movimento Pró-Criação do estado do Tocantins. Na época, os estudantes de Porto Nacional já aprendiam nas escolas o hino do Tocantins: " [...] esse povo forte merece outra sorte, deve prosseguir [...]", dizia a canção entoada pelo moradores que ansiavam pela mudança.

    A ditadura militar que vigorava na época foi uma mordaça do movimento separatista. O movimento enfraqueceu, mas foi fortalecido novamente em 1981, quando surgiu a Comissão de Estudos dos Problemas do Norte propondo novamente a criação do Tocantins . O projeto foi vetado pelo então presidente da República José Sarney . Em 1988, o então deputado federal Siqueira Campos  redigiu e entregou a proposta de criação do novo estado ao presidente da Assembleia Nacional Constituinte, que foi votada e aprovada.....

    Fonte: G1

  • O movimento separatista no Norte foi impulsionado em 1821 pelas lutas por emancipação do território brasileiro como um todo. Na ocasião, portanto, duas causas se “confundiam” na região:

    A separação do norte em relação ao sul de Goiás; e

    A independência do Brasil em relação a Portugal.

    Nem todos os líderes separatistas, porém, embarcaram nesta causa conjunta. Teotônio Segurado, por exemplo, apoiava a emancipação do Norte, mas se declarava subordinado às cortes portuguesas. Há correntes historiográficas, inclusive, que acreditam que ele queria se insurgir apenas para tentar obstruir o processo de independência brasileiro.

    No campo dos fatos, Segurado tentou, sem sucesso, depor o governador Inácio de Sampaio em agosto de 1821. Ainda assim, conseguiu se tornar presidente do novo Governo Independente do Norte em setembro do mesmo ano. A Proclamação de 1821, de Teotônio Segurado, é considerado a primeira referência histórica do discurso autonomista do Tocantins. Dentre os fatores que mais contribuíram para fortalecer o movimento separatista iniciado neste período foram:

    O isolamento político e administrativo; e

    O descontentamento com a alta cobrança de impostos.

    Resposta: A