SóProvas


ID
3018160
Banca
FUNDATEC
Órgão
Prefeitura de Gramado - RS
Ano
2019
Provas
Disciplina
Secretariado

Todas as organizações necessitam da comunicação. É através dela que os membros da empresa se comunicam entre si e com a sociedade. A comunicação organizacional pode ser interna ou externa. Internamente, ela busca transmitir aos funcionários informações sobre a própria organização, maximizando a integração no nível interno. Externamente, ela busca consolidar e ampliar sua imagem perante os públicos de interesse. Entretanto, o papel de informar nem sempre ocorre de maneira efetiva, já que existem as barreiras à comunicação. Quando o emissor manipula a informação, buscando fazer com o que o receptor a veja de forma mais favorável, no sentido de evitar conflitos, está ocorrendo a barreira de comunicação conhecida por:

Alternativas
Comentários
  • Gab: A; Filtragem.

  • Filtragem -

    manipulação da msg pela pessoa que envia para que seja visto favoravelmente pelo receptor.

  • GABARITO A

    FILTRAGEM - manipulação da mensagem pela pessoa que envia (fonte), para que seja vista

    favoravelmente pelo recebedor. Acontece quando um subordinado não quer dar uma má

    notícia ao chefe ou quer “dizer” ao chefe o que ele quer ouvir. Normalmente, ocorre quando

    a fonte e o destinatário estão em níveis hierárquicos diferentes.

  • Gabarito A

    Quando é o emissor que faz o filtro, chama Filtragem

    Quando é o receptor que faz o filtro, chama Percepção Seletiva.

  • Segundo Robbin:

    BARREIRAS:

    => Filtragem (o emissor manipula a informação para que ela seja vista de maneira mais favorável pelo destinatário, com o intuito de evitar conflitos)

    (...)

  • GABARITO LETRA A

    Atentar-se ao trecho: "Quando o emissor manipula a informação, buscando fazer com o que o receptor a veja de forma mais favorável, no sentido de evitar conflitos"

    As barreiras à comunicação (ou ruídos) são as causadoras das distorções que impedem que uma comunicação seja efetiva. Para Robbins, as mais importantes barreiras são:

    Filtragem – manipulação da mensagem pela pessoa que envia (fonte), para que seja vista favoravelmente pelo recebedor. Acontece quando um subordinado não quer dar uma má notícia ao chefe ou quer “dizer” ao chefe o que ele quer ouvir. Normalmente, ocorre quando a fonte e o destinatário estão em níveis hierárquicos diferentes.

    Percepção seletiva – as pessoas que recebem a mensagem as interpretam com base em suas necessidades, experiências, motivações e outras características pessoais. Dessa forma, se um entrevistador de recrutamento tem um preconceito em relação a estrangeiros, por exemplo, tenderá a interpretar negativamente qualquer mensagem que um angolano (por exemplo) venha a dizer.

    Excesso de informação – todos nós temos uma capacidade finita de processar informação. Quando essa capacidade é superada, tendemos a esquecer de informações, postergar a comunicação ou ação necessária. Assim, o resultado é perda de informação e uma comunicação com ruído.

    Emoções – as emoções que a pessoa que recebe a mensagem está sentindo irão influenciar o modo como ela interpretará a mensagem. Se estivermos felizes, tenderemos a ver a mensagem como positiva. Já se estamos depressivos, tendemos a ver as coisas de modo negativo, não é mesmo? Dessa forma, deixamos de analisar a mensagem objetivamente e usamos nossas emoções, distorcendo o sentido.

    Linguagem – A idade, o nível educacional e a cultura de uma pessoa influenciam como ela usa a linguagem. As palavras não significam a mesma coisa para todo mundo. Quando vamos a um médico e ele usa termos técnicos para nos explicar que doença temos, podemos não entender a mensagem. O mesmo pode ocorrer quando necessitamos do serviço de um advogado. As pessoas que enviam as mensagens costumam imaginar que todo mundo compreende da mesma forma a sua linguagem, mas isso não é necessariamente verdade.

    Apreensão ou ansiedade – Muitas pessoas sofrem de uma extrema dificuldade de se comunicar. Podem ter dificuldade para falar, escrever, ou as duas coisas. Isso pode ocorrer por: timidez, dificuldade na fala, fobias etc. Dessa forma, tenderão a buscar reduzir ao máximo a sua interação com outras pessoas. Pessoas que não gostam de falar em público ou conversar cara a cara tenderão a utilizar cartas ou e-mails quando uma conversa seria o mais indicado.

    Persistência! :)

    Fonte: Administração geral para concursos / Rodrigo Rennó. – Rio de Janeiro: Elsevier, 2013.