GABARITO A
A .um processo de extrema violência. A monocultura necessitava de um grande número de trabalhadores que eram submetidos a uma rotina de trabalho difícil, pesada, sem lucros para os cativos.
B. uma adaptação dos cativos à rotina do engenho e o desenvolvimento da cultura de subsistência. Além do fato de que o trabalho na lavoura era, preferencialmente, realizado pelas mulheres.
C uma redução sensível da população escrava (indígena) na medida em que avançava a colonização portuguesa. Isso se explica pelo fator biológico, pois doenças trazidas pelos portugueses eram fulminantes para os cativos africanos (Indígenas). Um exemplo foi uma simples gripe trazida de Portugal, em que os índios não estavão acostumados com esse vírus sendo então um vírus mortal para os indígenas, salvo engano morreram centenas de indígenas com doenças simples trazidas pelos portugueses (contato do português com os indígenas).
D. constantes fugas e difíceis recapturas, em função de os escravos africanos possuírem amplo conhecimento do território brasileiro. Além das dificuldades criadas pelos jesuítas, que contestavam a escravização dos africanos pelos colonizadores.
E. apesar de serem transportados para a América em condições degradantes e enfrentarem um trabalho exaustivo, que podia chegar a 20 horas por dia, não havia uso da violência física.