a) O período de maior entrada desses imigrantes está compreendido entre 1530 e 1780 em que os europeus vieram para substituir a mão de obra escrava. Os principais estados de fixação deles foram Pará, São Paulo, Ceará e Maranhão. -> Não ocorreu nesse período.
b) Ao chegar ao país, no fim do século XIX, os imigrantes eram contratados pelo sistema de parceria. Nesse sistema, os fazendeiros custeavam a vinda dos imigrantes, fazendo com que eles já chegassem nas melhores condições trabalhistas. -> Melhores condições de trabalho? SQN. Era uma "escravidão" disfarçada.
c) No começo da década de 1820, muitos imigrantes suíços se estabeleceram nas cidades do Nordeste brasileiro. Neste mesmo período, os alemães começaram a chegar para o trabalho em atividades ligadas à agricultura e pecuária.
d) Após a abolição da escravatura no Brasil (1888), muitos fazendeiros não quiseram empregar os ex-escravos, preferindo assim o imigrante europeu. Neste contexto, o governo brasileiro incentivou e chegou a criar campanhas para trazer imigrantes europeus para o Brasil. -> Correto. O Brasil incentivou a vinda dos imigrantes, mas isso não significou que eles tivessem boas condições de trabalho. Países Europeus chegaram a proibir a vinda de imigrantes por questões humanistas.
e) A região do Brasil que mais recebeu imigrantes no século XIX foi o Nordeste, pelo fato de oferecer maiores oportunidade de trabalho.Com os imigrantes houve a implantação de novas técnicas agrícolas, assim como o hábito de consumir verduras e legumes. -> A região sudeste do Brasil, até o final do século XX, recebeu a maior quantidade de fluxos migratórios do país, principalmente o estado de São Paulo, pelo fato de fornecer maiores oportunidades de emprego em razão do processo de industrialização desenvolvido.