-
É só lembrar da música dos garotos podres "agora só mete a mão na poupança das velhinhas".
-
Bom é que a questão faz parte do assunto "Reconstrução Democrática: Governo Collor e o Impeachment".
-
Collor se apoderou de boa parte do dinheiro que estava depositado nos bancos e instituições financeiras, sob o discurso de um novo plano de combate à inflação, Plano Collor.
-
Na verdade o nome do Plano era: Plano Brasil Novo. Porém, ficou mais conhecido como Plano Collor. Além disso ele não criou uma nova moeda, apenas restituiu o Cruzeiro, que tinha sido substituído pelo Cruzado - que valeria 3 zeros a menos - criado pelo governo Sarney.
O Estado concentrou 80% de todo o dinheiro que circulava nos bancos.
-
Governo que introduziu a nova moeda foi Itamar Franco!
-
Fernando Collor de Melo (1990 - 1992)
O plano do Brasil Novo, mais conhecido como Plano Collor, foi elaborado pela equipe da ministra Zélia Cardoso de Melo. Este plano determinava:
º Extinção do cruzado novo e a volta do cruzeiro como moeda nacional,
º Bloqueio por dezoito meses dos depósitos em contas correntes e cadernetas de poupança que ultrapassassem 50.000 cruzados novos,
º Bloqueio por 18 meses das demais aplicações financeiras, de cujo montante o investidor teria direito a resgatar apenas 20%,
º Congelamento dos salários,
º Fim de subsídios e incentivos fiscais.
Gabarito ( B )
Obs: Quando meus comentários estiverem desatualizados ou errados, mandem-me msgns no privado, por favor, porque irei corrigi-los.
-
Quem é um pouquinho mais velho nem precisa estudar o material pra saber que quando se fala de confisco de poupança logo estamos falando de Fernando Collor de Mello. Como o único item que fala deste político é a alternativa b, fica fácil encontrar a nossa resposta.
Só para reforçar, temos de lembrar que faziam parte do Plano Collor a abertura dos mercados nacionais, a criação de uma nova moeda, o confisco das poupanças com valores altos e o fechamento de estatais.
Resposta: B