SóProvas


ID
3019906
Banca
IF-ES
Órgão
IF-ES
Ano
2019
Provas
Disciplina
Segurança da Informação
Assuntos

É característica da criptografia com chave simétrica, EXCETO:

Alternativas
Comentários
  • A criptografia simétrica faz uso de uma única chave, que é compartilhada entre o emissor e o destinatário de um conteúdo. Essa chave é uma cadeia própria de bits, que vai definir a forma como o algoritmo vai cifrar um conteúdo.

  • Sinceramente não entendi essa questão.

    CRIPTOGRAFIA SIMÉTRICA

    Funcionamento

    É usada uma única chave que é partilhada entre o emissor e o receptor. Desta forma, a chave que é usada para cifrar é a mesma que é usada para decifrar.

    ou seja, letra A

  • Gabarito : letra D

    É característica da criptografia com chave simétrica, EXCETO:

    Possuir a chave simétrica muito maior que a chave pública, pois representa duas chaves privadas: uma para o remetente e outra para o destinatário.

  • GAB.: D - Chave simétrica não está relacionada com seu "tamanho", mas para designar que ambos lados da comunicação devem utilizar uma mesma chave para encriptar e decriptar as mensagens.

    Chave Siḿetrica (uma chave) = A chave que cifra é a mesma que decifra o texto criptografado (chave privada)

    Chave aSSimétrica (Duas chaves) = Uma chave para cifrar e outra para decifrar (chave pública)

    Chave aSSimétrica: Imagine que "A" vai enviar uma mensagem para "B". "A" cifra a mensagem com a chave pública do destinatário da mensagem "B" e "B" a decifra a mensagem com sua chave privada, que é uma chave que somente ele tem.

  • É a mesma coisa da chave da porta daqui de casa, só tem uma, a outra eu perdi, a mesma que fecha é a mesma que abre.

  • Alguém poderia me dar uma referência sobre a afirmação da letra E- O algoritmo de decifragem ser o inverso do algoritmo de cifragem? Marquei ela por ser mais absurda, mas não encontrei isso em nada que tenho

  • Complementando

    Chaves simétricas são bem menores que as chaves assimétricas. Dessa forma, a Criptografia Assimétrica chega a ser até cem vezes mais lenta que a Criptografia Simétrica.

    Vou comentar a letra E por que vi que a galera ficou na dúvida:

    O algoritmo de decifragem ser o inverso do algoritmo de cifragem (Correto), tome o exemplo da cifragem de júlio césar. O imperador romano Júlio César, que implementou uma técnica que codificava a mensagem a ser enviada, substituindo cada caractere do texto por um caractere três posições à frente em relação ao alfabeto.

    Ou seja:

    Se eu quiser escrever "abelha" por esse método ficaria "dehok" para decifrar você faria o processo inverso, ou seja, você voltaria três letras no alfabeto (Faça o teste)

    https://cryptii.com/pipes/caesar-cipher (que quiser brincar com o site)

    Gabarito: D

  • letra (E) também está ERRADA.

     

    Existem modos de operação como CBC, que para cifrar o processo é sequencial, e para decifrar pode paralelizar a decifração da mensagem.