SóProvas


ID
3019957
Banca
Exército
Órgão
EsFCEx
Ano
2018
Provas
Disciplina
História
Assuntos

A legislação colonial no Brasil era antiquilombista, basta lembrarmo-nos da Ordem Régia de 1699 que eximia de punição os moradores que matassem algum quilombola e, da determinação que um reduto de cinco escravos fugidos já constituía um quilombo. Sobre os quilombos no Brasil colonial, analise as assertivas abaixo colocando “V” para as verdadeiras e “F” para as falsas e, a seguir, assinale a alternativa correta.

( ) Os quilombos foram uma possibilidade plausível dos negros escravizados ou alforriados viverem fora do jugo da escravidão. Constituídos sempre nas regiões ermas do sertão, o isolamento desses agrupamentos de negros permitia a liberdade negada pelo sistema escravista.
( ) O processo de criminalização das fugas dos escravizados repercutiu em uma ameaça constante aos grupos autônomos de negros livres tomando sua liberdade sempre relativa. Os alforriados que viviam nos sertões, por exemplo, corriam o risco de retomar à escravidão, acusados de ser fugitivos e serem capturados pelos capitães-do-mato que saiam em busca de recompensa.
( ) Pelos constantes riscos, os quilombos deixaram gradualmente de ser uma forma de resistência à escravidão.

Alternativas
Comentários
  • falsa: quilombos foram uma possibilidade plausível dos negros escravizados ou alforriados viverem fora do jugo da escravidão. Constituídos sempre nas regiões ermas do sertão, o isolamento desses agrupamentos de negros permitia a liberdade negada pelo sistema escravista.

    Os alforriados não precisavam viver em quilombos, pois os quilombos eram constituídos por escravos fugitivos.

    ___________________________________

    verdadeira: O processo de criminalização das fugas dos escravizados repercutiu em uma ameaça constante aos grupos autônomos de negros livres tomando sua liberdade sempre relativa. Os alforriados que viviam nos sertões, por exemplo, corriam o risco de retomar à escravidão, acusados de ser fugitivos e serem capturados pelos capitães-do-mato que saiam em busca de recompensa.

    _________________________________________________________

    Falsa: Pelos constantes riscos, os quilombos deixaram gradualmente de ser uma forma de resistência à escravidão.

    os quilombos só deixaram de existir após o fim da escravidão.

    Foco gerreiros (as).

  • (E) Os quilombos foram uma possibilidade plausível dos negros escravizados ou alforriados viverem fora do jugo da escravidão. Constituídos sempre nas regiões ermas do sertão, o isolamento desses agrupamentos de negros permitia a liberdade negada pelo sistema escravista.

    O quilombo do Catucá, por exemplo, era próximo ao litoral. Logo o "SEMPRE" torna-se incorreto.

    (E) Pelos constantes riscos, os quilombos deixaram gradualmente de ser uma forma de resistência à escravidão.

    Foram exterminados, exemplo disso é o Quilombo dos Palmares.

  • Os quilombos foram uma possibilidade plausível dos negros escravizados ou alforriados viverem fora do jugo da escravidão. Constituídos sempre nas regiões ermas do sertão, o isolamento desses agrupamentos de negros permitia a liberdade negada pelo sistema escravista.

    Dentro dos quilombos também existia escravidão como pagamento de crimes e dívidas.

  • Falsa: “Constituídos sempre nas regiões ermas do sertão”

    Não era raro que houvesse quilombos em área de difícil acesso a alguns poucos quilômetros das cidades. Às vezes colados a elas, como os quilombos existentes nas matas do Catete, das Laranjeiras, do Engenho Velho e da Tijuca, no Rio de Janeiro, e em Brotas e Itapagipe, em Salvador... (Alberto da Costa e Silva)

    Verdadeira: Os escravos livres também viviam em quilombos, além de buscar segurança, também era pela questão identitária.

    Falsa: Os quilombos nunca deixaram de ser uma forma de resistência à escravidão, principalmente no Brasil Colônia. Vale lembrar que, nos dias atuais, as comunidades remanescentes de quilombos existem em praticamente todos os estados brasileiros.