-
O Manifesto Integralista trazia em seu texto os ideais do AIB: “defesa do nacionalismo, definido mais sobre bases culturais do que econômicas, e do corporativismo, visto como esteio da organização do Estado e da sociedade; combate aos valores liberais e rejeição do socialismo como modo de organização social”.
O lema da organização trazia os pilares de suas crenças: “Deus, Pátria e Família”, deixava, portanto clara sua constituição cristã, nacionalista e conservadora.
-
Ação Integralista Brasileira (AIB) foi fundada em 1932 por Plínio Salgado. Era um movimento nacionalista inspirado no fascismo italiano, conservador, antissocialista e antiliberal e compreendeu grande parte da burguesia nacional, igreja e militares.
-
mas jiiWWw?@@1Z,dj
-
Os anarquistas não acreditavam no estado, nas leis e nem nos partidos que foram todas instituições criadas pela classe burguesa para, por intermédio delas, exercer o controle sobre a classe produtora da riqueza. Enquanto os anarco-sindicalistas brasileiros acreditavam que derrubado o sistema seria erguido no lugar um sistema de liberdade dos trabalhadores que se organizaram em sindicatos que juntos exerceriam o controle sobre as atividades produtivas e das relações sociais visando a autogestão, assim como a concepção comunista como estágio superior ao socialismo.
Apostila Curso Cidade
-
Questão linda para ESA e ESPCEX
-
AiB - Lider Plínio Salgado
Lema - Deus, Pátria e Familia
-
Influenciada pela experiência fascista da Itália, a AIB mostrou-se defensora da implantação de um governo ditatorial ultranacionalista, quando o pluralismo partidário seria dissolvido em nome de um único partido de massas que conduziria o Estado. O movimento possuía um viés antiliberal, contrário à existência de direitos individuais invioláveis pelo Estado; e anticomunista, que negava a existência de classes sociais e a realização de uma revolução. = Integralismo