GAB E- Ocorreram movimentos reivindicatórios e rebeliões também no campo, sendo que parte destes teve natureza messiânica.
O que foi A Guerra de Canudos
- foi um conflito armado entre a comunidade de Canudos, liderada pelo beato Antônio Conselheiro, e o Exército brasileiro (1896/1897-no interior da Bahia- na região do Arraial de Canudos).
Contexto histórico: Nordeste no final do século XIX.
- Fome, Seca, Falta de apoio político, Violência, Desemprego
As causas da Guerra de Canudos foram:
- O governo da Bahia, com apoio dos latifundiários, não concordava com o fato de os habitantes de Canudos não pagarem impostos e viverem sem seguir as leis estabelecidas. Afirmavam também que Antônio Conselheiro defendia a volta da Monarquia.
- Antônio Conselheiro defendia o fim da cobrança dos impostos. Ele afirmava ter sido enviado por Deus para liderar o movimento contra as diferenças e injustiças sociais. Era também um crítico do sistema republicano.
FIM
- O governo só conseguiu acabar com canudos na quarta tentativa, dizimando a população do Arraial.
---------------
o que foi A GUERRA DO CONSTESTADO?
- Foi um conflito armado que ocorreu na região Sul do Brasil, entre outubro de 1912 e agosto de 1916.
- O conflito envolveu cerca de 20 mil camponeses
- Os conflitos ocorrem numa área de disputa territorial entre os estados do Paraná e Santa Catarina.
Principais causas da Guerra do Contestado
- A estrada de ferro entre SP e RS estava sendo construída por uma empresa norte-americana, BRAZIL RAIWAY, com apoio dos coronéis e do governo. Para a construção da estrada de ferro, milhares de família de camponeses perderam suas terras.
- Muitas famílias foram expulsas de suas terras, porque a área da região foi comprada por pessoas ligadas à empresa americana, SOUTHER BRAZIL LAMBER AND COLONIZATION.
- Quando a estrada ficou pronta, muitos trabalhadores ficaram desempregados, eles permaneceram na região sem apoio do governo ou da empresa americana
Participação do monge José Maria
- Nesta época, as regiões mais pobres do Brasil eram terreno fértil para o aparecimento de lideranças religiosas de caráter messiânico. Na área do Contestado não foi diferente, pois, diante da crise e insatisfação popular, ganhou força a figura do beato José Maria.
Os conflitos
- O governo passou a acusar o beato de ser um inimigo da República. Com isso, policiais e soldados do exército foram enviados para o local, com o objetivo de desarticular o movimento.
- Os soldados e policiais começaram a perseguir o beato e seus seguidores. Nestes conflitos armados, entre 5 mil e 8 mil rebeldes, na maioria camponeses, morreram.
O fim da Guerra
- A guerra terminou somente em 1916, quando as tropas oficiais conseguiram prender Adeodato, que era um dos chefes do último reduto de rebeldes da revolta. Ele foi condenado a trinta anos de prisão.