SóProvas


ID
3020056
Banca
Exército
Órgão
EsFCEx
Ano
2018
Provas
Disciplina
Biologia
Assuntos

O ciclo de vida de todas as plantas terrestres alternam-se entre duas gerações de organismos multicelulares: gametófitos e esporófitos, cada uma originando a outra. Nesse contexto, a análise do ciclo de vida de um musgo envolve:

Alternativas
Comentários
  • MUSGO = BRIÓFITAS

    Os anterozoides, gameta masculino das briófitas(musgo), precisam, necessariamente, de água para chegar até a imóvel oosfera, gameta feminino, assim , quando fecundarem, formar-se-á o zigoto.

    Em virtude disso, as briófitas, comumente são encontradas em ambientes úmidos

    LETRA C

    APMBB

  • A. ocorrência de meiose na geração gametofítica gerando esporos diploides. Errado, pois a geração gametófita é formada por mitose e ela gera gametas haploides.

    B. sobrevivência independente e igualmente duradoura tanto do esporófito quanto do gametófito- Não, pois diferentes grupos de plantas "preferem" ter a fase gametófita ou esporófita como dominante.

    C. produção, na maioria das espécies, de anterozóides móveis dependentes de água para alcançarem a oosfera em gametófitos femininos. CORRETO. Os mugos (briófitas) precisam da água para a reprodução, fato esse que não ocorre em gimnospermas e angiospermas.

    D. formação dos esporófitos a partir da germinação de esporos. ERRADO. Deveria ser formação dos esporos pela germinação do esporófito.

    E. A maior duração relativa da fase diploide, configurando a importância de pares de cromossomos para a manutenção da vida. Não, pois diferentes grupos de plantas "preferem" ter a fase gametófita ou esporófita como dominante.

  • GABA-C

    Os gametas masculinos das briófitas são flagelados,ou seja,com que a reprodução das briófitas depende da água,os gametas tem que ter algum jeito de movimentar até oosfera (gameta feminino)

    OBS:Importante salientar que a reprodução de esporos contribui para evolução para o meio terrestre.