SóProvas


ID
3020461
Banca
Exército
Órgão
EsFCEx
Ano
2018
Provas
Disciplina
Veterinária
Assuntos

Considerando-se que o tratamento farmacológico de animais pode não ser bem-sucedido por diversas razões, segundo os conhecimentos de farmacologia aplicada à medicina veterinária, enumere as afirmativas da segunda coluna de acordo com a primeira e, a seguir, assinale a alternativa com a sequência correta.


1. Tolerância.

2. Superdosagem.

3. Supersensibilidade.

4. Hipersensibilidade.

5. Idiossincrasia.

6. Biotropismo.


( ) Fenômeno caracterizado pelo efeito não previsto após uso de um fármaco e que ocorre em pequena porcentagem dos indivíduos.

( ) Diz respeito ao indivíduo no qual há aumento da intensidade de ação farmacológica de um medicamento.

( ) Fenômeno natural ou induzido, no qual indivíduos requerem doses maiores do que as normalmente determinadas para a espécie para desencadear determinado efeito farmacológico.

( ) Fenômeno iatrogênico em que o indivíduo reage ao fármaco por meio de mecanismos imunológicos, mediados por reações antígeno-anticorpo ou por mediadores inflamatórios.

Alternativas
Comentários
  • (Idiossincrasia ) Fenômeno caracterizado pelo efeito não previsto após uso de um fármaco e que ocorre em pequena porcentagem dos indivíduos.

    (Supersensibilidade ) Diz respeito ao indivíduo no qual há aumento da intensidade de ação farmacológica de um mediamento.

    (Tolerância ) Fenômeno natural ou induzido, no qual indivíduos requerem doses maiores do que as normalmente determinadas para a espécie para desencadear determinado efeito farmacológico.

    (Hipersensibilidade ) Fenômeno iatrogênico em que o indivíduo reage ao fármaco por meio de mecanismos imunológicos, mediados por reações antígeno-anticorpo ou por mediadores inflamatórios.

    GAB: D

    Superdosagem - A dose excessiva de um medicamento; overdose. A dose excessiva de alguma coisa (tóxico, estupefaciente ou medicamento) que pode levar a uma intoxicação e/ou a morte.

    Biotropismo - condição orgânica caracterizada por baixa resistência a agentes externos e que possibilita que uma infecção latente se torne ativa.