SóProvas


ID
3021106
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
DPE-DF
Ano
2019
Provas
Disciplina
Legislação Federal
Assuntos

Acerca de aspectos políticos e econômicos do Distrito Federal e da Região Integrada de Desenvolvimento do Distrito Federal e Entorno (RIDE-DF), julgue o item a seguir, conforme a Lei Complementar n.º 94/1998 e suas alterações.


Brasília possui características próprias de regiões metropolitanas: seu contexto territorial regional apresenta uma grande cidade central, com mais de 1 milhão de habitantes, e é marcado por um processo de conurbação de regiões administrativas do Distrito Federal com municípios vizinhos, os quais, mesmo que intercalados por áreas rurais, são fortemente influenciados pelo centro de aglomeração.

Alternativas
Comentários
  • JUSTIFICATIVA CESPE - CERTO. Região metropolitana é um grande centro populacional, que consiste em uma (ou mais) grande cidade central (metrópole) e sua zona adjacente de influência. Geralmente, regiões metropolitanas formam aglomerações urbanas ou uma região com duas ou mais áreas urbanizadas intercaladas com áreas rurais. No Brasil, a Constituição Federal de 1988 deixa a cargo dos estados a instituição de regiões metropolitanas, que não possuem personalidade jurídica própria e têm como principal objetivo a viabilização de sistemas de gestão de funções públicas de interesse comum dos municípios abrangidos.

  • Insta salientar que Brasília não possui municípios e não possui Prefeito.

  • Lembrando da regra geral

    Estabelecimento da região Metropolitana: depende de lei complementar estadual.

    Abraços

  • "Brasília é o centro polarizador da RIDE-DF e no estudo Regiões de Influência das Cidades (REGIC), do IBGE é classificada como metrópole nacional"

    Metrópole nacional – Nessa classificação, estão Rio de Janeiro e Brasília, que, com São Paulo, estão no primeiro nível da organização territorial. Rio de Janeiro, com mais 11 milhões de habitantes, e Brasília, com mais de 3 milhões de habitantes, possuem áreas de influência que ultrapassam os limites de seu estado (Rio de Janeiro) e o Distrito Federal.

  • Denomina-se de conurbação, o crescimento de cidades próximas nas quais as suas malhas urbanas se encontram e há o estabelecimento de uma inter-relação funcional entre elas. Além de estarem fisicamente ligadas, as cidades estabelecem uma ligação funcional por meio de fluxos de pessoas e de serviços. A cidade principal da conurbação o recebe o nome de metrópole. 

  • Alguém pode me responder onde encontro que Brasília tem 1 milhão de habitantes na "grande área central"?

    O que é considerado grande área central? O DF tem mais de 2 milhões de habitantes, Plano Piloto como região administrativa tem no máximo 250 mil habitantes.

    De onde tiraram uma nova modalidade de divisão urbana geográfica chamada "grande cidade central", e como chegaram ao número de 1 milhão?

    Brincadeira uma questão dessas né, pra piorar a lei complementar 94/98 que eles dizem fundamentar a questão não fala nada sobre isso.

  • Qual é essa "Cidade Central" de Brasília que possui mais de 1 milhão de habitantes?

    A Região Administrativa Plano Piloto tem 220 mil habitantes.

    Por mim questão ERRADA!

  • Tentando responder ao primeiro questionamento do Guilherme Henrique:

    Quando a questão diz: "Brasília possui características próprias de regiões metropolitanas: seu contexto territorial regional apresenta uma grande cidade central, com mais de 1 milhão de habitante..." entendo que a banca comparou a RIDE a uma região metropolitana, e nesse sentido o território regional seria o Distrito Federal. E realmente tem mais de um milhão de habitante, na realidade já alcançou os três milhões.

  • CERTO.

    Questão complicada pois traz dados estatísticos confusos, mas que devemos deixar de lado e focar no objetivo da questão que é o trecho "marcado por um processo de conurbação de regiões administrativas do Distrito Federal com municípios vizinhos, os quais, mesmo que intercalados por áreas rurais, são fortemente influenciados pelo centro de aglomeração." A pegadinha que eles queriam colocar ali era o trecho " mesmo intercalados por áreas rurais". Acabou que a pegadinha ficou na estatística de "1 milhão" e "cidade central". Essa foi bem ruim mesmo!

  • Gabarito: Certo

    Região metropolitana é o conjunto de diferentes municípios próximos e interligados entre si, normalmente construída ao redor de uma metrópole, uma cidade central e mais desenvolvida.

  • Ao meu ver caberia recurso nessa questão, pois Brasília não é o DF, este sim tem mais de um milhão de habitantes, mas gostaria do comentário de algum professor.

  • após o governo Rollemberg, não existe mais a diferença entre Brasília (sendo o plano piloto) e Distrito Federal, todo o "quadradinho" é tratado como Brasília. A prova disso é o slogan do governo "Governo de Brasília "

  • Segundo professor do IMP de realidade do DF, Brasilia é uma cidade polinucleada, sendo considerada Brasilia todo o Distrito Federal, e as regiões administrativas são núcleos de Brasilia, alguns planejados outros não. Por isso que carros emplacados em Taguatinga vem com a placa de Brasilia, ou Brasilia sendo a 3 capital mais populosa do Brasil segundo o último censo.

  • Um ponto para o qual chamo atenção neste item é que a banca não afirma que Brasília é uma região metropolitana, mas que possui características de uma.

    Precisamos lembrar que região metropolitana e região integrada de desenvolvimento econômico, como a do Distrito Federal e Entorno, são coisas distintas.

    A região metropolitana é composta apenas por municípios de uma mesma unidade federativa, enquanto a região integrada abriga municípios de unidades federativas diferentes.

    Feitas estas considerações, temos que, de fato, Brasília apresenta características próprias de regiões metropolitanas, já que apresenta uma grande cidade central, com mais de 1 milhão de habitantes, e é marcado por um processo de conurbação de regiões administrativas do Distrito Federal com municípios vizinhos.

    Resposta: Certo

  • Quem fez essa questão certamente não mora em Brasília e não sabe nada do DF. Brasília é a única cidade do Distrito Federal (quando vc emplaca seu carro no Gama não vem escrito Gama-DF e sim Brasília-DF) - o resto são apenas regiões administrativas -, daí dizer que há uma cidade central dentro de Brasília? E que ela possui 1 milhão de habitantes? E que há municícpios vizinhos? (poderia estar falando dos municípios da RIDE, mas como não cita isso entendo que está falando de municípios dentro do DF, o que não existe). E dar isso como certo? :(

  • pra lembrar da palavra conurbação é só lembrar que as cidades ficam surgindo lado a lado aglomeradas, dai um vizinho pega a mulher do outro aí todo mundo vira CoRno..!!!!!!

  • O negócio é pedir comentário do professor para ver se ele consegue explicar o que a banca quis dizer com município central e processo de conurbação com municípios vizinhos.

  • De acordo com a Professora Rebeca do gran 2 milhões de pessoas ocupam Brasília DF , e mais 1,5 milhão de pessoas no entorno totalizando 3,5 milhões de pessoas

  • PROCESSO DE URBANIZAÇÃO E REGIÕES ADMINISTRATIVAS

    O processo de conurbação, que no estado de São Paulo demorou 250 anos para acontecer , ocorreu em apenas 5 anos no DF

    A proposta original era que o Plano Piloto atingisse meio milhão de habitantes e só então as cidades-satélites começariam a ser povoadas. Então, mesmo antes da fundação de Brasília, mesmo antes da fundação do Plano Piloto, já houve a criação de outras cidades, outros assentamentos. As regiões onde ficam a Candangolândia, Núcleo Bandeirante, Taguatinga nasceram para abrigar os trabalhadores que não eram “aceitos” para o Plano Piloto de Lúcio Costa.

    Regiões Administrativas deveriam ser pequenos pontos isolados no território do Distrito Federal. Elas deveriam seguir o modelo de polinucleamento, ou seja, entre uma cidade e outra, deveria haver espaço com áreas de preservação, áreas de chácaras, espaços isolados.

    Acontece que os núcleos acabaram crescendo tão rapidamente que eles entraram no processo que a gente chama de conurbação, pois os trabalhadores e funcionários públicos começaram a vir em peso para o Distrito Federal. Então, essas cidades começaram a crescer numa velocidade exponencial e o processo de conurbação no Distrito Federal levou menos de 50 anos. Além das Regiões Administrativas ficarem cada vez maiores, muitos condomínios irregulares e ilegais também foram surgindo entre uma cidade e outra. Alguns condomínios foram ocupando áreas griladas e até áreas destinadas à preservação do meio ambiente.

  • Mais de 1 milhão de habitantes????

  • "Brasília é formada por gente de todos os lugares, todas as idades e de muitas gerações. É uma mistura de sotaques do Nordeste, Sudeste, Norte e Sul do país e até de estrangeiros. Todos eles somam uma população de 2.786.684 de habitantes, e, segundo dados do IBGE, a estimativa é que sejam mais de 3 milhões de pessoas na capital em 2017."

  • Gab. CERTO.

    Em termos de atualidade a questão está certa. Contudo, legalmente, a questão está errada. Explicação do Prof. Leandro Signori - Estratégia Concursos.

    "...para que seja instituída uma região metropolitana interestadual, é necessária a aprovação de leis

    complementares pelas assembleias legislativas de cada um dos Estados envolvidos, conforme o artigo 4º

    do Estatuto da Metrópole. E não há nenhuma lei complementar do Distrito Federal e dos estados de Goiás e

    Minas Gerais criando a região metropolitana de Brasília. NÃO HÁ! Ou seja, legalmente NÃO EXISTE a “Região

    Metropolitana de Brasília”. -

  • Marcus Vinicius Bonatto, 3,5 milhões é mais que 1 milhão.

  • Sem base essa "Região Central com mais de 1 milhão de habitantes"

  • NÃO ha conurbação entre as regioes adm.... pra mim gabarito errado

  • Brasília possui características próprias de regiões metropolitanas (CERTO - Regiões metropolitanas formam aglomerações urbanas, uma grande área urbanizada formada pela cidade núcleo e cidades adjacentes, formando uma , a qual faz com que as cidades percam seus limites físicos entre si, formando uma imensa , que na qual o centro está localizado na cidade central, normalmente aquela que dá nome à região metropolitana - O TEXTO FALA QUE ELA TEM CARACTERÍSTICAS DE UMA CIDADE METROPOLITANA, NÃO DIZ QUE ELA É UMA REGIÃO METROPOLITANA) seu contexto territorial regional apresenta uma grande cidade central (CERTO - BRASILIA, O QUADRADINHO, TEM AS CARACTERÍSTICAS DE CIDADE CENTRAL), com mais de 1 milhão de habitantes (CERTO - 3.039.444 DE HABITANTES), e é marcado por um processo de conurbação (fenômeno urbano que ocorre quando duas ou mais cidades se desenvolvem uma ao lado da outra, te tal forma que acabam se unindo como se fosse apenas uma) de regiões administrativas do Distrito Federal com municípios vizinhos (CERTO - POIS FALA DA CONURBAÇÃO DAS RA'S COM OS MUNICÍPIOS VIZINHOS, E NÃO NA CONURBAÇÃO DE RA'S COM RA'S), os quais, mesmo que intercalados por áreas rurais, são fortemente influenciados pelo centro de aglomeração.

    RESPOSTA DA QUESTÃO

    CERTO

  • A quem está falando sobre a cidade central possuir mais de 1 milhão de habitantes... Brasília é o ÚNICO MUNICÍPIO DO DISTRITO FEDERAL. Assim, o número pode vir da quantidade de habitantes contados nesse município. Eu, por exemplo, moro numa Região Administrativa que fica a 25km do centro do Plano Piloto, mas meu endereço é ainda de Brasília.

  • E é marcado por um processo de conurbação de regiões administrativas do Distrito Federal "com municípios vizinhos", os quais, mesmo que intercalados por áreas rurais, são fortemente influenciados pelo centro de aglomeração.

    Municípios Vizinhos ou REGIÕES ADMINISTRATIVAS?

  • Municípios? DF não possui municípios. Só se a questão se referiu as regiões limítrofes do Goiás e de Minas Gerais...

  • Legalmente, legalmente, legalmente não existe a região metropolitana de Brasília, existe a Região Integrada de Desenvolvimento do Distrito Federal e Entorno (RIDE-DF). Entretanto, do ponto de vista dos fenômenos urbanos, Brasília possui sim características próprias de uma região metropolitana.

    Uma região metropolitana é caracterizada por um núcleo urbano central muito povoado e com economia

    mais desenvolvida, que polariza e exerce influência sobre o seu entorno.

    Com o crescimento da área central e das áreas periféricas, a mancha urbana se unifica – processo esse

    chamado de conurbação. Isso pode ser verificado pelo encontro físico e/ou funcional das manchas urbanas

    do Plano Piloto, Lago Norte, Varjão, Sobradinho, Sobradinho II, Lago Sul, Jardim Botânico, Park Way, Cruzeiro,

    Sudoeste/Octogonal, Candangolândia, Núcleo Bandeirante, SIA, SCIA, Guará, Vicente Pires, Águas Claras,

    Taguatinga, Ceilândia, Riacho Fundo, Riacho Fundo II, Gama, Santa Maria e com as cidades dos municípios

    de Valparaíso de Goiás, Novo Gama, Cidade Ocidental e Luziânia.

    Brasília é o centro da aglomeração, com economia mais desenvolvida, melhor infraestrutura, melhores

    serviços, mais e melhores empregos que polariza o entorno, para onde convergem diariamente centenas de

    milhares de pessoas para trabalharem e/ou acessarem algum serviço público ou privado.

    Gabarito: Certo

  • RIDE: PRIORIDADE DE RECEBIMENTOS DE RECURSOS

    REGIÃO METROPOLITANA: GOVERNO CONJUNTO, PARA MELHOR ADMINISTRAR

    Brasília é o centro polarizador da RIDE-DF e é classificada pelo IBGEcomometrópole nacional.

    "Brasília possui características próprias de regiões metropolitanas:seu contexto territorial regional apresenta uma grande cidade central, com mais de 1 milhão de habitantes, e é marcado por um processo de conurbação de regiões administrativas do Distrito Federal com municípios vizinhos, os quais, mesmo que intercalados por áreas rurais, são fortemente influenciados pelo centro de aglomeração."

    GABARITO: CERTO!

  • Um exemplo para conurbação mencionada na questão é a RA de Santa Maria com o município de Valparaíso (Goiás). Quem passa nesse trecho da BR-040 observa que é difícil identificar onde começa/termina a RA e o município.

  • A questão tende a fazer a gente pensar que a "Grande cidade central" se trata do Plano Piloto (principalmente quem mora aqui em Brasília), mas na verdade a área da cidade de Brasília é considerada TODO o quadrado do DF, por isso está correto afirmar que possui mais de 1 Milhão de habitantes.

    Item CERTO

  • Affs deveria ter anulado essa

  • Quando o examinador diz Brasília, leia-se Distrito Federal.

    O CEBRASPE + pesquisadores da UNB equiparam Brasília ao Distrito Federal, ou seja, Brasília é o DF e vice-versa. Brasília não é somente o Plano Piloto.

    Então, nesse sentido, Brasília tem + de 1 milhão de habitantes? SIM.

    O examinador colocou 1 milhão a fim de tentar engana-lo. Se o candidato pensasse que Brasília é somente o Plano Piloto, marcaria errado, pois essa RA tem menos de um 1 milhão de habitantes.

  • Certo.

    Brasília é uma metrópole, com seus mais de 3 milhões de habitantes e já assistimos ao fenômeno da conurbação, que é o encontro entre cidades.

     

    Questão comentada pela Profª Rebecca Guimarães.
     

  • A questão realmente é um pouco confusa. Alguns colegas mencionaram o Plano Piloto como se fosse a cidade central mencionada no texto, mas ele é uma região administrativa e, como explicaram, tem menos de 1 milhão de habitantes.

    Por outro lado, na prática (incluindo muitas questões de prova), Brasília é todo o DF. Tanto que quem nasce em Taguatinga fala que é Brasiliense, por exemplo. Talvez a questão tenha tentado abordar a RIDE, composta pelo DF e municípios de MG e GO, conforme podemos deduzir do trecho "conurbação de regiões administrativas do Distrito Federal com municípios vizinhos". Nesse caso, estaria correto deduzir que o DF/Brasília influencia fortemente as demais regiões da RIDE. Se a questão quis dizer que Brasília é a cidade central da RIDE, faria mais sentido. Segundo dados do IBGE, a população estimada de Brasília é de [2019] = 3.015.268 pessoas. (Ou seja, mais de 1 milhão)

    https://cidades.ibge.gov.br/brasil/df/brasilia/panorama

    _____

    Outra questão da CESPE que menciona Brasília como centro da RIDE:

    Brasília é o centro polarizador da RIDE-DF e é classificada pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) como metrópole nacional.

    CERTO.

    ____

    Sobre a distinção do Plano Piloto e Brasília:

    Plano Piloto e Brasília são coisas diferentes. Plano Piloto é o nome de uma das regiões administrativas do DF. 2s artigos podem ajudar nessa diferenciação:

    "(...) E Brasília? Seria apenas o Plano Piloto ou todo o DF?

    (...) o poeta Nicolas Behr crê na ideia de unidade. “As placas dos veículos daqui não têm Taguatinga, Ceilândia, São Sebastião… É tudo Brasília”, diz o escritor. “(...) o Plano Piloto é apenas o centro histórico.”

    O diretor de Estudos Urbanos e Ambientais da Companhia de Planejamento do DF (Codeplan), Aldo Paviani, compartilha desse pensamento. “O Plano Piloto é a base inicial, histórica, da capital federal. É onde estão os poderes, os tribunais, onde está o Congresso Nacional. Então, é muito claro pra mim, porque se o DF só tem um município e esse município se chama Brasília, Brasília tem um centro”, explica."

    https://www.agenciabrasilia.df.gov.br/2015/04/17/muito-alem-do-plano-piloto/

    (...) Rollemberg também fez ressuscitar a velha denominação de Plano Piloto para a denominação da Região Administrativa 1- RA1.

    (...)

    Liderança do coletivo Urbanistas por Brasília, Cristiano Nascimento, vê na decisão mais um simbolismo do que efeitos concretos. (…) Há essa eterna discussão sobre se Brasília é Distrito Federal ou Plano Piloto, então parece-me que resolveram deixar mais claro que essa será a administração regional que cuidará das Asas Sul e Norte.

    https://chicosantanna.wordpress.com/2015/01/06/brasilia-ou-plano-piloto-ei-a-questao/

  • Nessa, quem sabe demais erra!

  • PEGADINHA PURA!

  • PRA QUEM NÃO É DE BRASÍLIA FICA AÍ UMA DICA, QUANDO FALAREM DE GRANDE ÁREA *CENTRAL*, ÁREA COM MAIOR PODER AQUISITIVO OU SEJA LÁ O QUE FOR, SEMPRE QUE CITAREM COISAS ASSIM, LEMBREM DO PLANO PILOTO QUE É O LOCAL DO CONGRESSO NACIONAL. Se houver citações de baixa renda e essas coisas, ou será RIDE ou as RAs mais afastadas de Brasília (plano piloto - lembrar do CN).

  • Mais de 1 milhão de habitantes. quando o IBGE ,,passou por Brasilia?

  • Concordo com o colega Guilherme Henrique, pois a parte central conforme fala na questão não tem 1 milhao de habitantes. Por isso marquei a questão como incorreta!Não faz sentido essa afirmação.

  • Legalmente não existe a região metropolitana de Brasília, existe a Região Integrada de Desenvolvimento do Distrito Federal e Entorno (RIDE-DF). Mas o examinador do Cebraspe não fez nenhuma menção neste sentido. A sua referência foi meramente geográfica, considerando a urbanização e os fenômenos urbanos.

    Leandro Signori - Estratégia Concursos

  • Legalmente não existe a região metropolitana de Brasília, existe a Região Integrada de Desenvolvimento do Distrito Federal e Entorno (RIDE-DF). Mas o examinador do Cebraspe não fez nenhuma menção neste sentido. A sua referência foi meramente geográfica, considerando a urbanização e os fenômenos urbanos.

    Leandro Signori - Estratégia Concursos

  • Concordo com os colegas, Prof. Rebecca do Gran, frisou muito a questão da quantidade de habitantes que já ultrapassou os 3 milhões. Fiz uma questão dessa ontem e estava errado por isso, não tem mais de 1 milhão. Na prova seria caso de recurso garantido.

  • questão está correta, mera interpretação de texto, pode ser 3 milhões 10 milhões de habitantes, pois a questão fala mais de 1 Milão, vale tudo que passar de um milhão, se ela restringisse colocando 1 milhão ai estaria errado.

  • "O fluxo de deslocamentos entre Goiás e Brasília está fazendo com que as regiões tornem-se uma só. O fenômeno chamado de “conurbação” foi identificado em estudo divulgado pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), tratando da organização territorial do Brasil. Segundo os dados, aproximadamente 200 mil pessoas transitam diariamente entre o   Distrito Federal e a Região Metropolitana. Número que corresponde a 7,14% da população do total do DF, de 2,8 milhões de habitantes. 

    https://jornaldebrasilia.com.br/cidades/brasilia-goias-populacao-caminha-para-se-tornar-uma-so/

  • Gab. C

    Em complemento ao ótimo comentário da Larissa Schietti:

    Brasília possui características próprias de regiões metropolitanas, pois ela é cidade-sede da RIDE-DF: considerada região metropolitana de abrangência interestadual.

    O termo que pode gerar confusão (grande cidade central) é sinônimo de "metrópole", ou seja: o contexto territorial regional de Brasília apresenta uma metrópole, com mais de 1 milhão de habitantes (população estimada de Brasília pelo IBGE - 3.055.149 pessoas).

    Já quanto à conurbação, um exemplo claro foi a construção de Águas Claras, cidade verticalizada que acabou sepultando a fronteira que existia entre a região central e as cidades satélites.

    -------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------

    Ano: 2019 Banca: CESPE / CEBRASPE Órgão: SLU-DF Provas: CESPE - 2019 - SLU-DF - Conhecimentos Básicos 

    Com relação à Região Integrada de Desenvolvimento do DF e Entorno (RIDE-DF), julgue o próximo item.

    Brasília é o centro polarizador da RIDE-DF e é classificada pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) como metrópole nacional. Resp.: C

    Fonte: Comentário baseado na "Discussão BRASÍLIA, UMA CIDADE CENTENÁRIA; CODEPLAN".

  • Pessoal tem que ficar atento ao contexto, o CESPE vem tomando posição de que Brasília e DF são a mesma coisa. (isso em conhecimentos do df e ride)

    Exceto quando a questão se baseia na letra de alguma lei.(geralmente questão de LODF, costumam trocam as nomeclaturas)

  • Outra questão parecida:

    (SLU-DF/2019) Brasília é o centro polarizador da RIDE-DF e é classificada pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) como metrópole nacional. CERTO.

    Bons estudos! ;)

  • Brasília capital do BRASIL

    A ride fala DF """ ride DF não né mesmo .

    Ou Séria ride ( BRASÍLIA )

    estranho essa nova forma de prejudicar o concursando.

    Brasília e DF não são as mesmas coisas

  • Brasília = DF p/ o Cespe, no que tange Conhecimentos do DF e RIDE

  • Ainda me atrevo a querer colaborar.

    Se dividir o enunciado fica mais fácil compreender que Brasília é diferente do DF:

    Brasília possui características próprias de regiões metropolitanas (PODERES DO EXECUTIVO, LEGISLATIVO e JUDICIÁRIO. BANCO CENTRAL. ÓRGÃOS PÚBLICOS DO GOVERNO FEDERAL, etc) seu contexto territorial regional apresenta uma grande cidade central, com mais de 1 milhão de habitantes.

    É marcado por um processo de conurbação de regiões administrativas (33 RAs) do Distrito Federal,

    com municípios vizinhos (Goiás e Minas Gerais),

    os quais, mesmo que intercalados por áreas rurais, são fortemente influenciados pelo centro de aglomeração.

    CERTO

    Para reflexão:

    Se vc mora na Ceilândia- DF, Taguatinga- DF, Gama- DF, Planaltina-DF e chega em um Órgão Público ex.: Senado., a moça no balcão pergunta seus dados: CPF, RG, NOME, LOCAL DE RESIDÊNCIA? VC vai dizer moro em Brasília?

    Ou vai dizer moro na Ceilândia-DF, Taguatinga- DF, Gama-DF.

    Se vc reside em uma das Regiões Administrativas citadas acima e diz que mora em Brasília-DF, só vai servir para querer impressionar alguém que não conhece a diferença entre Brasília e Distrito Federal

    Ou

    Pode servir para o examinador do Cespe que também não conhece a respectiva diferença.

    Agora cá para nós, esse tema seria de grande relevância para um debate on-line entre os críticos intelectuais: Rebeca do Gran, Leandro do Estratégia, Francelino da LODF (rss), Suzele do IMP, Rodrigo da Estúdio Aula, etc.

  • Certinho ===> Brasília possui características próprias de regiões metropolitanas: seu contexto territorial regional apresenta uma grande cidade central, com mais de 1 milhão de habitantes, e é marcado por um processo de conurbação de regiões administrativas do Distrito Federal com municípios vizinhos, os quais, mesmo que intercalados por áreas rurais, são fortemente influenciados pelo centro de aglomeração.

  • Há muita discussão sobre o que é Brasília e o que é Distrito Federal. Vejamos o que há no site do Governo:

    "Diferentemente dos estados do país, Brasília não é dividida em cidades e bairros, portanto não há prefeituras. A capital é composta por 33 Regiões Administrativas (RA’s) oficialmente constituídas como dependentes do Governo do Distrito Federal. Cada uma tem outras mil faces e reproduzem a essência da diversidade brasiliense."

    Ou seja, Brasília é TODO o Distrito Federal. As RA's, apesar de não serem bairros, são "como" bairros (para quem não é daqui entender um pouco). Se você nasce no Hospital Regional de Taguatinga, você é BRASILIENSE e não "Taguatinguense". Se você emplaca seu carro no Detran de Sobradinho (quando as placas de carros ainda continham o estado de origem), seu carro sai emplacado como BRASÍLIA-DF, não como Sobradinho-DF.

    Vamos as explicações de Aldo Paviani (longa, mas vale a pena a leitura, pois o Cespe o ama):

    "Em termos geográficos, consideramos que as Regiões Administrativas (RAs) do Distrito Federal (DF) se assemelham aos distritos dos mais de cinco mil municípios brasileiros. Agora, desejamos esclarecer outro ponto da geografia local, pois a evolução urbana no território é dinâmica e vai agregando novos modos de se perceber a realidade. Por exemplo, a mídia, de modo geral, confunde Brasília com o Plano Piloto, que é o centro da cidade, da capital e da metrópole. Após a subdivisão do DF em RAs, a RA-I era designada como Plano Piloto. Todavia, em 1994, essa RA recebeu a denominação de Brasília, e a partir da criação de outras regiões administrativas, como Lago Norte e Lago Sul, teve seu território reduzido. Embora a Câmara Legislativa tenha aprovado a Lei 1.648, de 16 de setembro de 1997, que alterava novamente o nome da região para Plano Piloto, ainda ocorre de a região ser denominada de Brasília em documentos oficiais. Puro equívoco, para não considerar falta de informação. (atualização do texto: hoje a RA I voltou a ser Plano Piloto)

    Como o Plano Piloto de Brasília é o core metropolitano, deve ser designado de modo a atender o que a Lei 1.648/1997 estabeleceu. Alguns argumentos colaboram para aclarar essa temática. O Plano Piloto é uma parte importante da história, pois foi o berço onde aconteceu o esforço para a transferência da Capital Federal do Rio de Janeiro para o Centro-Oeste brasileiro. Segundo a ECT, o Plano Piloto é o "bairro central". Para o IBGE, Brasília é o único município do DF e que, nos censos demográficos, encerra todos os dados da população urbana e rural dessa Unidade da Federação.

    No nosso modo de ver a geografia local, o Plano Piloto é o locus dos poderes da República e do DF, enquanto Brasília é o DF urbano e nele estão todos os núcleos do Município de Brasília, o Plano Piloto e as 3O RAs (hoje, 33), as antigas cidades-satélites. O centro da cidade é o Plano Piloto e não Brasília. [...]"

    Artigo completo: noticias.unb.br/artigos-main/1790-df-brasilia-plano-piloto-ontem-hoje-e-amanha

  • CONURBAÇÃO = extensa área urbana formada por cidades e vilarejos que foram surgindo e se desenvolvendo um ao lado do outro, formando um conjunto.

    Foca que dá certo !!! #tmj

  • revisar

    • Brasília possui características próprias de regiões metropolitanas: seu contexto territorial regional apresenta uma grande cidade central, com mais de 1 milhão de habitantes? a princípio temos aqui somente dois poderes (legislativo e executivo) e uma LODF.