“É das tensões internas da economia cafeeira, em sua etapa de crise, que surgirão os elementos de um sistema econômico autônomo, capaz de gerar o seu próprio impulso de crescimento, concluindo-se então definitivamente a etapa colonial da economia brasileira”.
a) as mudanças estruturais propiciadas pela economia do trabalho assalariado em substituição à mão de obra escrava em meados do século XIX. -> Não. O texto faz referência à crise do café que fez com que o Brasil iniciasse o precesso de industrialização do Brasil.
b) a expansão da capacidade produtiva com facilidades cambiais para importação de máquinas e equipamentos no início da década de 1920. -> Errado.
c) O processo de industrialização e consolidação de um mercado interno ocorrido principalmente após a crise de 1929.-> Correto. O processo de industrialização consolidou-se após a crise na Bolsa de Valores de NY, pois os EUA entre outros países cortaram as compra do café do Brasil (que era o sustentáculo da economia brasileira), fazendo com que os cafeicultores (com o capital acumulado do café) investissem nas indústrias, substituindo a importação pela industrialização.
d) a ascensão de forças nacionalistas e populistas na América Latina que favoreceram a ruptura de dependência internacional após a década de 1930.