A Igreja Católica era associada às monarquias ibéricas desde a formação de Portugal e Espanha como Estados unificados. O processo de centralização de poder nestes países esteve fundamentalmente ligado à luta de Reconquista, um movimento de caráter cruzadista para expulsão dos muçulmanos da península.
O cruzadismo, criado, difundido e estimulado pela Igreja Católica foi o elemento de união entre os vários pequenos estados em prol da unificação liderada por Castela na Espanha e, pelo Condado Portucalense para a formação de Portugal.
Assim, a Igreja tem papel fundamental na exploração e colonização ibérica na América. Muito do trabalho burocrático era feito por elementos do clero, que dominavam a leitura e a escrita. Coube à ordem jesuíta a catequização e controle dos nativos. Eram próximos às autoridades, tanto portuguesas quanto espanholas, nas áreas coloniais.
Por conseguinte, a preocupação do autor no que se refere a posições da Igreja Católica no período colonial procede. Ela foi um dos pilares da dominação.
A questão propõe essencialmente uma interpretação de texto. Portanto, a leitura atenta é necessária!
A) INCORRETA- Em primeiro lugar não se pode falar em algo como “território nacional" no século XVII. E, a preocupação do autor não se refere à origem da mão de obra mas à forma de trabalho.
B) CORRETA – A Igreja Católica tinha posições opostas em relação à escravização de nativos e de africanos. Os nativos eram “almas puras “que poderiam “ser salvas" pela catequização. Acerca dos africanos negros inclusive havia a dúvida se eram “providos de alma". Salvo raras exceções, os membros do clero que vieram para a América do Sul, incluso Brasil, não contestavam a escravização dos africanos.
C) INCORRETA- Não há pressões internas para a mudança de forma de trabalho até o século XIX e, ao tratar do Padre Antônio Vieira, o autor não está se referindo ao século XIX e sim ao século XVII.
D) INCORRETA- O autor não está preocupado com a questão de colonização diversa em territórios africanos e Brasil. Aliás, coloca as duas regiões em uma relação de igualdade.
RESPOSTA: B