SóProvas


ID
3021616
Banca
IF-SP
Órgão
IF-SP
Ano
2019
Provas
Disciplina
História
Assuntos

Sobre a Greve Geral de 1917, em São Paulo, podemos afirmar que:

Alternativas
Comentários
  • Gab B

  • "Em junho de 1917, décadas antes da consolidação das leis trabalhistas no Brasil, cerca de 400 operários - em sua maioria mulheres - da fábrica têxtil Cotonifício Crespi na Mooca, em São Paulo, paralisaram suas atividades." https://www.bbc.com/portuguese/brasil-39740614

    Eles pediam, entre outras coisas, aumento de salários e redução das jornadas de trabalho, que até então não eram garantidos por lei. Em algumas semanas, a greve se espalharia por diversos setores da economia, por todo o Estado de São Paulo e, em seguida, para o Rio de Janeiro e Porto Alegre. Era a primeira "greve geral" no país.

    Gab: B

  • Partido comunista surgiu em 1922

  • Esta é uma questão simples e direta. No entanto, com alta possibilidade de erro pois não há um texto introdutório ao tema, que o ajude a localizar o processo histórico em pauta ou ainda orientar o raciocínio. Portanto, é preciso leitura atenta de cada alternativa. Muitas vezes a diferença entre o “certo" e o “errado" é bastante sutil. O tema é a Greve Geral de junho e julho de 1917 iniciada em São Paulo, onde se encontravam as indústrias brasileiras em sua maioria. Ela acontece por conta da crise econômica pela qual passava o país e, em certa medida, por influência do movimento popular russo que começou em fevereiro de 1917 e aprofundou-se em outubro do mesmo ano. 
    O operariado brasileiro, embora pequeno em comparação com outros grupos sociais, era bastante politizado. Normalmente os operários ou eram estrangeiros ou descendentes de estrangeiro, que traziam uma história de organização e luta operária em seus países de origem na Europa. Imigrantes italianos e espanhóis, começaram a divulgar os princípios anarquistas e socialistas através de jornais operários. Por isso é que eram combativos, apesar da industrialização no Brasil ser, à época, recente e concentrada na área de São Paulo. 
    Os trabalhadores pediam melhores condições de trabalho e aumento de salário. As condições de trabalho nas fábricas eram as piores possíveis. Não havia legislação trabalhista, as jornadas duravam até 16 horas por dia, mulheres e crianças realizavam trabalhos pesados e as questões laborais eram resolvidas com a polícia. Sobre a Greve de 1917 uma alternativa apresenta uma afirmativa correta.
    A) INCORRETA - A fundação do partido comunista foi em 1922 e não em 1918 , embora tenha sido resultante do fortalecimento do operariado. 
    B) CORRETA – Embora as mulheres não tivessem direitos políticos e limitados diretos civis, as mulheres operárias participaram ativamente do movimento, até mesmo porque faziam parte do grupo mais explorado, executando trabalhos além de sua capacidade física e recebendo salários mais baixos ainda.
    C) INCORRETA- O movimento não foi fracassado. Após 5 dias de greve os trabalhadores conseguiram a aceitação de suas reivindicações
     D) INCORRETA- Apesar do movimento de 17 ter obtido sucesso, não haverá a regulamentação do trabalho de menores e não são estabelecidas as férias anuais, o que é regulamentado pela CLT (Consolidação das Leis do Trabalho) em 1943, assim como a questão do trabalho de menores de idade 
    RESPOSTA : B