SóProvas


ID
3024445
Banca
UFES
Órgão
UFES
Ano
2016
Provas
Disciplina
Biblioteconomia
Assuntos

De acordo com as discussões sobre a evolução e as características das bibliotecas universitárias, empregue a letra F para as afirmativas FALSAS e a letra V para as afirmativas VERDADEIRAS.


( ) A expansão das bibliotecas universitárias no Brasil ocorreu a partir do final da década de 60 do Século XX, quando aconteceu também a criação de muitas universidades por meio da junção de faculdades isoladas.

( ) Os desafios a serem enfrentados pelas bibliotecas universitárias dizem respeito à melhoria da infraestrutura física e tecnológica, mas também à formação de acervos, à oferta de produtos e de serviços e, em especial, à capacitação de pessoas e à ampliação do quadro de bibliotecários.

( ) Todas as bibliotecas universitárias brasileiras adotam o sistema Pergamum, baseado na filosofia dos catálogos on-line de acesso público (Opac), para facilitar o desenvolvimento das atividades de trabalho dos bibliotecários e o acesso à informação pelos usuários.

( ) As bibliotecas universitárias, sejam públicas ou privadas, organizam-se usando como parâmetro os critérios de avaliação institucional definidos pelo Sistema Nacional de Educação Superior (Sinaes), criado pela Lei n° 10.861, de 14 de abril de 2004.

( ) As bibliotecas universitárias transpuseram o paradigma da biblioteca tradicional, com localização física definida e uso de fichas para composição dos catálogos, para o paradigma da biblioteca digital.


A sequência CORRETA de afirmativas falsas (F) e verdadeiras (V), de cima para baixo, é:

Alternativas
Comentários
  • GABARITO: E

    I. (V)

    II. (V)

    III. (FALSO) Todas as bibliotecas universitárias brasileiras adotam o sistema Pergamum, baseado na filosofia dos catálogos on-line de acesso público (Opac), para facilitar o desenvolvimento das atividades de trabalho dos bibliotecários e o acesso à informação pelos usuários.

    [...] "boa parte das bibliotecas adota sistemas informatizados, a exemplo do Pergamum, o qual é baseado na filosofia dos catálogos online de acesso público (OPAC), visando facilitar a atividade bibliotecária como um todo, e o acesso à informação por parte dos usuários". 

    IV. (V)

    V. (VERDADEIRO) As bibliotecas universitárias transpuseram o paradigma da biblioteca tradicional, com localização física definida e uso de fichas para composição dos catálogos, para o paradigma da biblioteca digital.

    Segundo Cunha (2000), a Biblioteca Universitária (BU) transpôs o paradigma da biblioteca tradicional, com localização física definida e o uso de fichas para composição dos catálogos, para o paradigma da biblioteca digital, onde são priorizados “[...] os mecanismos eletrônicos que facilitam a localização da demanda informacional, interligando recursos e usuários.”

    Fonte: NUNES, Martha Suzana Cabral; CARVALHO, Kátia de. As bibliotecas universitárias em perspectiva histórica: a caminho do desenvolvimento durável. Perspectivas em Ciência da Informação, v.21, n.1, p.173-193, jan./mar 2016.