-
Gabarito C
Porém, discordo do gabarito.
A letra C diz que a política dos governadores e do café-com-leite reduziam conflitos no interior das oligarquias, o que não é verdade, pois havia disputas políticas entre oligarcas do nordeste, do sul e do sudeste e até mesmo dentro do sudeste, entre MG, SP e RJ. Um exemplo clássico ocorreu nas eleições de 1927 com o rompimento da oligarquia SP-MG.
Para mim, a mais correta é a letra E. De fato, na 1ª República saltam os olhos o clientelismo, o coronelismo e o federalismo que permitiam essas alianças entre oligarquias de regiões diferentes.
-
Dúvida entre C e E.
c) A política dos governadores e a política do café com leite foram políticas importantes durante o período da Primeira República e sustentavam as estruturas no âmbito político, reduzindo conflitos entre as oligarquias. (Reduzindo conflitos?)
e) Foram características importantes do período da Primeira República o clientelismo, o coronelismo e o federalismo. (Qual seria o erro?)
-
Concordo com o os colegas , quais conflitos ela reduzia ?
Sendo que Fortaleza , Ri Grande do sul eram grandes campos eleitorais e eram relativamente contra a oligarquia , pois não os ajudavam com muita coisa , e antes do ano de 1930 " MG , RS , FORTALEZA" uniram-se contra SP de Julio Prestes .
Confusa a questão !
-
Nobres colegas, o erro crasso presente na alternativa E é justamente a característica do federalismo. À época da primeira República, ou Republica velha, as características do Clientelismo (usado para manipular o Voto, predominando, assim, a vontade do coronel e, por consequência, do Presidente do estado, sendo Presidente do estado a nomenclatura para o que chamamos de Governador. O Coronelismo era justamente a outra face do clientelismo, sendo ambos utilizados para manipular o poder politico e, consequentemente, o poder econômico.
-
Entre 1894 e 1930, o Brasil esteve sob o comando de setores da oligarquias Paulista e Mineira, que controlavam eleições, fizeram presidentes e dominaram o país.
-
Marquei C, mas a letra E também é plausível! A primeira república foi uma experiência federalista, independentemente das "maracutaias" feitas com a Política dos Governadores e Café com Leite.
-
Essas características são o mandonismo, o clientelismo e o coronelismo. Essas três simbolizam o poder das elites agrárias do país manifestado na posse de terras, além de manifestar o poder dos coronéis sobre as regiões interioranas do Brasil e a troca de interesse, elemento fundamental para a sustentação das oligarquias no poder.
Outras características muito importantes desse período foram as políticas que sustentavam as estruturas no âmbito político do Brasil. Aqui estamos falando da política dos governadores e da política do café com leite. Essas políticas foram muito importantes, porque reduziram os conflitos entre as oligarquias, mas não acabaram com eles.
https://brasilescola.uol.com.br/historiab/primeira-republica.htm
-
-
Sobre a letra E: o erro está em:
Foram características importantes do período da Primeira República o clientelismo, o coronelismo e o federalismo. (Mandonismo)
-
Os grandes proprietários de terras foram contra o regime republicano centralizado (positivismo) proposto pelos militares, onde as províncias não tinham autonomia. As mesmas pessoas que governaram o país durante o período oligárquico (os latifundiários), defendiam um regime republicano federalista, onde os Estados fossem autônomos em benefício dos seus interesses. A Constituição de 1891 tornou o Brasil uma República Federalista. Alguém poderia explicar o motivo de o Brasil dessa época não ser federalista, por que isso não sei explicar.
-
Discordo da C, não sei em que medida os conflitos eram reduzidos.
-
Controle de questões:
02/06/2020 - Errei ao marcar a letra B. Foi no chute mesmo.
Quem sabe na próxima haha
-
CONSTITUIÇÃO DA REPÚBLICA DOS ESTADOS
UNIDOS DO BRASIL
TÍTULO I
Da Organização Federal
DISPOSIÇÕES PRELIMINARES
Art 1º - A Nação brasileira adota como forma de Governo, sob o regime representativo, a República Federativa, proclamada a 15 de novembro de 1889, e constitui-se, por união perpétua e indissolúvel das suas antigas Províncias, em Estados Unidos do Brasil.
Consulta: http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/constituicao/constituicao91.htm
Não há o que questionar, a constituição de 1891 determinava o Brasil como REPÚBLICA FEDERALISTA.
ITEM CORRETO: E
-
RECURSO NELA!
-
a) Primeira República compreende o período histórico iniciado com a Proclamação da República, em 15 de novembro de 1898, data em que os militares, liderados pelo Marechal Deodoro da Fonseca, destituíram o Visconde Ouro Preto do Gabinete Ministerial.
15 de novembro de 1889,
b) b) A Primeira República foi caracterizada pelo predomínio das oligarquias. As oligarquias eram forças políticas que baseavam o seu poder na força militar.
c) A política dos governadores e a política do café com leite foram políticas importantes durante o período da Primeira República e sustentavam as estruturas no âmbito político, reduzindo conflitos entre as oligarquias.
Correta letra C
d) A decadência da Primeira República resultou do descontentamento dos tenentistas com as estruturas oligárquicas e se findou com a posse de Júlio Prestes como Presidente.
Divergências com as oposições partidárias ao governo, fez Deodoro fechar o CN contrariando a CF 1891;
1ª Revolta da Armada em 1891: Marinha insatisfeita com sua condição político e militar inferiorizada em relação ao exército e ao governo;
Divergências entre opositores florianistas nas forças armadas e o Governo geral, favoreceram a renúncia de Deodoro em 1891.
15 de novembro de 1894, Prudente de Moraes assumiu a presidência e Floriano saiu da vida pública por livre e espontânea vontade.
Quando o Floriano afasta da política, começa a república oligárquica.
Jovens militares se revoltaram contra o poder oligárquico, o sistema eleitoral fraudulento (voto de cabresto) e a corrupção política (café com leite);
(FORTE DE COPACABANA - 1922) - 1ª REVOLTA TENENTISTA, REVOLUÇÃO DE 1924 –
2ª REVOLTA TENENTISTA - ABRIL DE 1925 Formação da Coluna Miguel Costa – Luís Carlos Prestes (Coluna Prestes)
e) Foram características importantes do período da Primeira República o clientelismo, o coronelismo e o federalismo.
-
Justificativa da banca para manutenção do gabarito:
Pois bem, analisando as ponderações entendo que nenhuma hipótese levantada pelos recorrentes merece prosperar. A alternativa “E” está errada pois emprega o conceito de clientelismo em um período histórico equivocado. O coronelismo ocorreu no fim do século XIX e início do XX, principalmente nas regiões do interior. Já as relações clientelísticas ocorreram no meio urbano, ao longo do século XX e XXI, dispensando a figura do “coronel”. Sendo assim, não merecem prosperar os recursos aviados.
-
- Qual a resposta certa gente, letra c ou e
-
A questão tem dois gabaritos.