-
I) A ditadura militar se iniciou com o golpe militar em 31 de maço de 1964, resultando no afastamento do Presidente da República, Getúlio Vargas, e a tomada do poder pelo Marechal Castelo Branco. (Errado!)
R: Getúlio Vargas cometeu suicídio em 24 de agosto de 1954. O presidente na ocasião da Revolução era João Gourlart, que foi deposto. Ranieri Mazzilli, então presidente da câmara dos deputados assumiu a Presidência até que foram realizadas eleições pelo Congresso e o General Humberto de Alencar Castelo Branco foi eleito.
III) O golpe militar, dentre outros, representou a repulsa de setores da sociedade ao aumento do capital estrangeiro no país. (Errado!)
R: O golpe militar, dentre outros, representou a repulsa de setores da sociedade ao comunismo que se alastrava no país.
GABARITO: LETRA E
-
I - A DATA ESTÁ CERTA, MAS O ERRO ESTÁ NO ENUNCIADO ONDE DIZ DO AFASTAMENTO DE GETULIO VARGAS, O QUAL NA ÉPOCA JÁ HAVIA SUICIDADO. O GOLPE FOI CONTRA O GOVERNO JOÃO GOULART. e a tomada do poder pelo Marechal Castelo Branco. ERRADO
II-Essa época ficou marcada na história do Brasil através da prática de vários Atos Institucionais que colocavam em prática a censura, a perseguição política, a supressão de direitos constitucionais, a falta total de democracia e a repressão àqueles que eram contrários ao regime militar. CERTA
III - O golpe militar, dentre outros, representou a repulsa de setores da sociedade ao aumento do capital estrangeiro no país. ERRADA
IV - Entretanto, o golpe militar foi saudado por importantes setores da sociedade brasileira. Grande parte do empresariado, da imprensa, dos proprietários rurais, da Igreja católica, vários governadores de estados importantes. CERTO
V - O golpe militar iniciou-se com um governo provisório, chefiado pelo “Supremo Comando Provisório”, que instituiu uma eleição indireta para Presidente. CERTO
GABARITO LETRA E
-
-
I) A ditadura militar se iniciou com o golpe militar em 31 de maço de 1964, resultando no afastamento do Presidente da República, Getúlio Vargas, e a tomada do poder pelo Marechal Castelo Branco. -> O presidente, naquele período, era João Goulart (JANGO).
II) O golpe militar de 1964 foi considerado um golpe de estado e conferiu ao governo amplos poderes, dentre eles, o poder de modificar a constituição, de anular mandatos legislativos, de interromper direitos políticos e de aposentar compulsoriamente aqueles que se posicionassem contra a segurança do país. (Correto).
III) O golpe militar, dentre outros, representou a repulsa de setores da sociedade ao aumento do capital estrangeiro no país.(Nada a ver '-' ).
IV) O golpe militar foi apoiado por uma parcela da classe política e empresarial do país e apresentava, como principal fundamento, a proteção contra o comunismo internacional.
V) O golpe militar iniciou-se com um Governo Provisório, chefiado pelo “Supremo Comando Provisório”, que instituiu uma eleição indireta para Presidente. -> Correto. (As DIRETAS JÁ, movimento civil de reivindicação para a aprovação da Emenda Dante de Oliveira, que previria o restabelecimento das eleições Diretas para presidente da república no Brasil após 20 anos de Regime Militar. Porém, a emenda foi derrubada em votação na Câmara dos Deputados. Em 1985, em votação INDIRETA, Tancredo Neves é eleito presidente do Brasil, sendo o Vice José Sarney. Tancredo nem chegou a assumir, pois faleceu antes da posse. José Sarney, então, foi o primeiro presidente CIVIL pós Ditadura. E Fernando Collor, já em 1989, foi o primeiro presidente eleito DIRETAMENTE pós Ditadura Militar.
-
I -> O erro está em dizer que o regime deu um golpe em Vargas, na verdade foi em Jango, pois Vargas já estava mortinho da silva devido ao seu suicídio em 1954.
III -> O erro está em dizer que os militares eram contras os investimentos estrangeiros no país, uma mentira, pois os militares adotaram o modelo liberal imposto pelos EUA da qual o investimento de empresas estrangeiras, principalmente norte-americanas, constitua a base de apoio do governo brasileiro aos EUA.
Gabarito E
-
"Supremo Comando Provisório" ... nunca tinha ouvido, salvo, "Supremo Comando Revolucionário"..