A) A filtração em gel (Sephadex ou agarose) promove a separação de proteínas em relação relação ao seu peso ou tamanho molecular. . A filtração exige que o meio de eluição seja inerte e não interaja quimicamente ou por meio de cargas com as proteínas. Este é um método a ser empregado para separação de BAIXA resolução.
B) Um teste clínico que emprega cromatografia de afinidade é a quantificação de hemoglobina glicosilada. Esse teste utiliza uma matriz com afinidade para di-hidroxiboronato que se liga de modo seletivo a espécies moleculares da hemoglobina ligadas covalentemente à glicose, ao mesmo tempo em que permite às formas não glicosiladas passarem pela coluna.
C) técnica colorimétrica altamente específica para proteínas e peptídeos é o biureto. Nesse método os sais de COBRE em solução alcalina formam um complexo púrpura com substâncias contendo duas ou mais ligações peptídicas.
D) Na eletroforese de proteínas, os corantes padrões empregados são: o azul brilhante de Coomassie, Ponceu S e amido black (negro de amida). A coloração com PRATA é bastante sensível para detecção de componentes minoritários em géis de alta resolução, permitindo quantificar concentrações na ordem de nanogramas.