GABARITO: LETRA C
A “questão social” é resultante da contradição entre capital e trabalho, sua gênese data aproximadamente dos anos 30 do século XIX na Europa. Como já foi dito, a história aponta duas formas de abordagem da “questão social”, qual seja a conservadora – Expressa pelo pensamento laico e pelo pensamento confessional – e a socialista revolucionária. A solução proposta por eles para a “questão social” era respectivamente: reforma e revolução aliada à reforma.
Desde sua gênese até os dias atuais a “questão social” não tem sido tratada em sua totalidade, apenas se interfere nas suas refrações com o intuito de amenizar seus efeitos deletérios. Durante seu percurso histórico a “questão social”
Sobre a possibilidade de uma “nova questão social”, concordamos com Paulo Netto e Iamamoto quando afirmam que não há uma nova “questão social”, mas há o surgimento de novas expressões e formas de manifestação da “questão social” existente.
→ Referência: www.joinpp.ufma.br/jornadas/joinpp2015/pdfs/eixo4/a-categoria-questao-social-e-o-combate-a-pobreza-na-atualidade.pdf
FORÇA, GUERREIROS(AS)!! ☻