SóProvas


ID
3028531
Banca
FUNCERN
Órgão
Prefeitura de Jardim do Seridó - RN
Ano
2019
Provas
Disciplina
Serviço Social
Assuntos

O Código de Ética Profissional do/a Assistente Social em vigor é organizado por meio de princípios, deveres, direitos e proibições que orientam o comportamento ético profissional, ofertando seus objetivos ético-políticos, e, também parâmetros para atuação do assistente social no cotidiano profissional (BARROCO; TERRA, 2012). Esse Código destaca, como valor central de caráter humano-genérico que norteia a prática profissional do/a assistente social,

Alternativas
Comentários
  • GABARITO: LETRA D

    → A liberdade é destacada como valor ético central, a democracia como valor político central e a emancipação como valor central de caráter humano-genérico. Barroco e Terra (2012) apontam que tais valores se articulam entre si e com os outros, e, estão conectados enquanto totalidade, sendo possível assim a viabilidade dos demais valores.

    A emancipação como valor central de caráter humano-genérico é potencializada por meio dos demais valores proposto pelo CE/93. A plena realização da liberdade, da democracia, da autonomia, do pluralismo, a viabilização dos direitos humanos (direitos sociais, políticos, civis, econômicos e culturais), a ampliação da cidadania (universalização de tais direitos), a equidade e justiça social e o reconhecimento da igualdade entre os homens, visam, portanto, o direcionamento ao horizonte da emancipação humana, (PAIVA; SALES, 2011; BARROCO;TELES, 2012; CARDOSO, 2013).

    Referência: repositorio.ufsc.br/xmlui/bitstream/handle/123456789/181339/Eixo_2_97_3%20correto.pdf?sequence=1&isAllowed=y

    FORÇA, GUERREIROS(AS)!! ☻

  • Gabarito : D

    Princípio Fundamental

    Reconhecimento da liberdade como valor ético central e das demandas políticas a ela inerentes - autonomia, EMANCIPAÇÃO e plena expansão dos indivíduos sociais.

  • O CE/93 indica princípios fundamentais a serem apreendidos pelos profissionais, e, destacam-se:

    O reconhecimento da liberdade, a defesa aos direitos humanos, ampliação e consolidação da cidadania, a democracia, favorecimento da equidade e justiça social, a eliminação de todos os tipos de preconceitos, a garantia do pluralismo, a opção por um projeto profissional que vise à construção de outra forma de sociedade (sem exploração).

    Como também a articulação com movimentos sociais, compromisso com a qualidade de serviços e a negação da discriminação (de classes sociais, gênero, etnia, religião, nacionalidade, orientação sexual, idade e condição física e mental) (CFESS, 2011).

    A liberdade é destacada como valor ético central;

    A democracia como valor político central;

    A emancipação como valor central de caráter humano-genérico.

    Barroco e Terra (2012) apontam que tais valores se articulam entre si e com os outros, e, estão conectados enquanto totalidade, sendo possível assim a viabilidade dos demais valores

  • A liberdade => valor ético central

    A democracia =>  valor político central

    A emancipação =>  valor central de caráter humano-genéralico.

    Fonte: meus resumos.