SóProvas


ID
3028564
Banca
FUNCERN
Órgão
Prefeitura de Sítio Novo - RN
Ano
2018
Provas
Disciplina
Enfermagem
Assuntos

Sobre a técnica de acesso periférico, é correto observar:

Alternativas
Comentários
  • O garrote tem que ser colocado 15 a 20 cm, do local que será puncionado.

  • ACESSO PERIFÉRICO

    1 - é indicada quando há necessidade de via de acesso para infusão de soluções e/ou medicamentos

    2 - garrote 15 a 20cm do local de punção

    3 - introduzir o cateter venoso na pele, com o bisel voltado para CIMA, ângulo de 15 a 30°

    4 - realizar a antissepsia do local com algodão embebido em álcool 70%, no sentido do PROXIMAL para o DISTAL, três vezes

  • Antes de analisar a questão, gostaria enfatizar que é necessário que o aluno tenha conhecimento sobre Fundamentos e Procedimentos de Enfermagem.

    A técnica de punção de acesso venoso periférico prevê cuidados para evitar possíveis complicações, em especial, o desenvolvimento de infecções. Vale destacar que a escolha do local de acesso deve ser criteriosa, para evitar perdas freqüentes, acesso inadequado e dificuldade de manutenção.

    A) CORRETO. É indicada quando há necessidade de via de acesso para infusão de de sangue e hemoderivados, líquidos, eletrólitos, contrastes, nutrientes e soluções e/ou medicamentos. Todas as vezes que há prescrição que devem ser feitas pela via intravenosa.

    B) INCORRETO. Para melhor visualizar a veia, garrotear 7,5 a 10 cm acima do local de inserção proposto – de preferência no membro superior, de modo que não interfira no fluxo arterial, além de solicitar que o cliente mantenha a mão fechada.

    C) INCORRETO. Introduzir o cateter venoso na pele, com o bisel voltado para CIMA, a um ângulo de 15° a 30°, até a cateterização do vaso e em sentido do retorno venoso.

    D) INCORRETO. Realizar a antissepsia do local com algodão embebido em álcool 70%, em sentido único, de dentro para fora, e esperar o fluido secar espontaneamente.

    Gabarito do Professor: Letra A.