SóProvas


ID
3030676
Banca
COMPERVE
Órgão
UFRN
Ano
2019
Provas
Disciplina
Enfermagem
Assuntos

A infecção pelo vírus da dengue pode ser assintomática ou sintomática. Quando sintomática, causa uma doença sistêmica e dinâmica de amplo espectro clínico, variando desde formas oligossintomáticas até quadros graves, podendo evoluir para o óbito. Sobre a dengue na criança, o Ministério da Saúde afirma que

Alternativas
Comentários
  • pode ser assintomática ou apresentar-se como uma síndrome febril clássica viral, ou com sinais e sintomas inespecíficos, como adinamia, sonolência, recusa da alimentação e de líquidos, vômitos, diarreia ou fezes amolecidas.

  • DENGUE NA CRIANÇA = assintomática ou apresentar-se como uma síndrome febril clássica viral, ou com sinais e sintomas inespecíficos, como adinamia, sonolência, recusa da alimentação e de líquidos, vômitos, diarreia ou fezes amolecidas

  • DENGUE NA CRIANÇA = pode ser assintomática ou apresentar-se como uma síndrome febril clássica viral, ou com sinais e sintomas inespecíficos, como adinamia, sonolência, recusa da alimentação e de líquidos, vômitos, diarreia ou fezes amolecidas

  • Gabarito: Letra D.

     

     

     

    De acordo com DENGUE Diagnóstico e Manejo Clínico adulto e criança.Brasília-DF.2016

     

     

    Aspectos clínicos na criança

     

    a) Errada.

    A dengue na criança pode ser assintomática OU apresentar-se como uma síndrome febril clássica viral, OU com sinais e sintomas inespecíficos: adinamia, sonolência, recusa da alimentação e de líquidos, vômitos, diarreia ou fezes amolecidas.

     

    b) Errada.

    O agravamento, em geral, é mais súbito do que ocorre no adulto, em que os sinais de alarme são mais facilmente detectados.

     

    c) Errada.

    O agravamento, em geral, é mais súbito do que ocorre no adulto, em que os sinais de alarme são mais facilmente detectados.

     

    d) Correta.

  • Segundo o Ministério da Saúde a dengue na criança pode ser assintomática ou apresentar-se como uma síndrome febril clássica viral, ou com sinais e sintomas inespecíficos: adinamia, sonolência, recusa da alimentação e de líquidos, vômitos, diarreia ou fezes amolecidas. Nesses casos os critérios epidemiológicos ajudam o diagnóstico clínico. O início da doença pode passar despercebido e o quadro grave ser identificado como a primeira manifestação clínica, o agravamento, em geral, é mais súbito do que ocorre no adulto.

    Portanto a única alternativa que apresenta as características da dengue em criançnas é a alternativa D que coloca que pode ser assintomática ou apresentar-se como uma síndrome febril clássica viral, ou com sinais e sintomas inespecíficos, como adinamia, sonolência, recusa da alimentação e de líquidos, vômitos, diarreia ou fezes amolecidas. 

    Gabrito do Professor: Letra D


    Bibliografia
    Brasil. Ministério da Saúde. Secretaria de Vigilância em Saúde. Departamento de Vigilância das Doenças Transmissíveis. Dengue : diagnóstico e manejo clínico : adulto e criança [recurso eletrônico] / Ministério da Saúde, Secretaria de Vigilância em Saúde, Departamento de Vigilância das Doenças Transmissíveis. – 5. ed. – Brasília : Ministério da Saúde, 2016.