SóProvas


ID
3030700
Banca
COMPERVE
Órgão
UFRN
Ano
2019
Provas
Disciplina
Enfermagem
Assuntos

As atividades da sala de vacinação são desenvolvidas pela equipe de enfermagem, treinada e capacitada para o manuseio, a conservação, a administração, o registro e o descarte dos imunobiológicos. Para isso, o profissional de enfermagem precisa conhecer e aplicar as normas básicas para vacinação segura propostas pelo Programa Nacional de Imunização. Considerando essas práticas no preparo e administração do imunobiológico, analise as orientações abaixo.


I Quando utilizar o frasco multidose, ao aspirar cada dose, perfurar a borracha sempre no mesmo local, priorizando a parte central da tampa.

II Antes de aspirar cada dose, fazer movimentos rotatórios com o frasco da vacina em sentido único, para sua homogeneização, evitando, assim, eventos adversos locais mais intensos, principalmente nos casos de vacinas com a presença do hidróxido de alumínio como adjuvante.

III A data e o horário de abertura do frasco devem ser anotados e fixados no frasco, de maneira que não comprometam as informações do rótulo, principalmente quando o prazo de utilização após a abertura do frasco for mais longo.

IV Nos casos da vacina intramuscular, deve ser utilizada, para a administração, a região dorso glútea em razão da maior quantidade de tecido adiposo, condição que favorece a inoculação da vacina no interior do músculo.


Das afirmativas, estão corretas

Alternativas
Comentários
  • Itens corretos:

    II Antes de aspirar cada dose, fazer movimentos rotatórios com o frasco da vacina em sentido único, para sua homogeneização, evitando, assim, eventos adversos locais mais intensos, principalmente nos casos de vacinas com a presença do hidróxido de alumínio como adjuvante.

    III A data e o horário de abertura do frasco devem ser anotados e fixados no frasco, de maneira que não comprometam as informações do rótulo, principalmente quando o prazo de utilização após a abertura do frasco for mais longo

  • Gabarito: Letra C ( II e III estão corretos).

     

     

     

     

    De acordo com o Manual de Normas e Procedimentos para Vacinação.Brasília-DF.2014 

     

     

     

     

     

    Item I - Errado.

     

    3.2.6 Administração
    3.2.6.2 Procedimentos no preparo da vacina

     

    Notas:
    • Quando utilizar o frasco multidose, ao aspirar cada dose, perfure a borracha em locais diferentes, evitando a parte central da tampa.

     

     

    Item II - Correto.

     

     

    Item III - Correto.

     

     

    Item IV- Errado.

     

    3.4.6 Administração
    3.2.6.3 Procedimentos para a administração da vacina

     

    Notas:
    Deve ser evitada administração na região glútea em razão da maior quantidade de tecido adiposo, situação em que a vacina não é inoculada no interior do músculo.

  • Vamos analisar as afirmativas:
    No frasco multidose o correta é, ao aspirar cada dose, perfurar a borracha em locais diferentes, evitando a parte central da tampa. Portanto a primeira afirmativa está incorreta.

    Segundo o Ministério da Saúde antes de aspirar cada dose, deve-se fazer movimentos rotatórios com o frasco da vacina em sentido único, para homogeneização, evitando, assim, eventos adversos locais mais intensos, principalmente em razão da presença do hidróxido de alumínio como adjuvante. Segunda afirmativa está correta.

    A data e o horário de abertura do frasco devem ser anotados e fixados no frasco, de maneira que não comprometam as informações do rótulo e a visualização do conteúdo interno, principalmente quando o prazo de utilização após a abertura do frasco for mais longo. A afirmativa III está certa.

    As regiões anatômicas selecionadas para a injeção intramuscular devem estar distantes dos grandes nervos e de vasos sanguíneos, sendo que o músculo vasto lateral da coxa e o músculo deltoide são as áreas mais utilizadas para vacina. Além disso, na aplicação intramuscular o importante é a musculatura e não o tecido adiposo, esse tecido é utilizado em caso de aplicações subcutâneas. Logo, a última afirmativa é falsa.


    Gabarito do Professor: Letra C


    Bibliografia
    Brasil. Ministério da Saúde. Secretaria de Vigilância em Saúde. Departamento de Vigilância das Doenças Transmissíveis. Manual de Normas e Procedimentos para Vacinação / Ministério da Saúde, Secretaria de Vigilância em Saúde, Departamento de Vigilância das Doenças Transmissíveis. – Brasília : Ministério da Saúde, 2014.