SóProvas


ID
3031921
Banca
Instituto Acesso
Órgão
PC-ES
Ano
2019
Provas
Disciplina
Medicina Legal
Assuntos

Em um ferimento de entrada de projétil de arma de fogo, que atingiu a região do plano ósseo craniano, e foi produzido à queima roupa, é possível encontrar a presença de ferimento de forma

Alternativas
Comentários
  • Ferimentos de entrada nos tiros encostados. Estes ferimentos, com plano ósseo logo abaixo, têm forma irregular, denteada ou com entalhes, devido à ação resultante dos gases que descolam e dilaceram os tecidos. Isso ocorre porque os gases da explosão penetram no ferimento e refluem ao encontrar a resistência do plano ósseo. É muito comum nos tiros encostados na fronte e chama-se câmara de mina de Hoffmann. A expressão melhor seria golpe de mina.

    Câmara de mina de hoffmann: gases em tiro encostado em superficies osseas

    Sinal de werkgaetner: desenho da boca do cano da arma na pele

    Sinal de Benassi: halo de fuligem na lamina externa do osso

    Sinal de schusskanol: fuligem no tunel do tiro

  • Sinal de Werkgaertner está presente nos tiros encostados, quando ocorre uma queimadura ao redor do orifício de entrada, causada pelo cano e pela mira da arma aquecidas pelo disparo.

    Abraços

  • Considero como errada. NÃO necessariamente um tiro a queima roupa é encostado

  • Cabe recurso da questão.

    O Sinal de Werkgaertner é característico dos tiros encostados. A questão fala em tiro a queima-roupa, que não é sinônimo de tiro encostado.

  • Essa questão é passível de recurso!

    Sinal de Puppe Werkgaertner estará presente nas feridas causadas por disparos encostados, que não são a mesma coisa que tiro à queima roupa!!

    Tiro à queima roupa é classificado como disparo à curta distância em que estarão presentes todas as zonas (tatuagem, esfumaçamento e chamuscamento), isto é, todos os elementos do cone de explosão.

    Para que seja classificado como disparo á queima-roupa, a doutrina sustenta que a distância entre a arma e o corpo da vítima seria de até 5 centímetros.

    FONTE: Neusa Bittar

  • Borda evertida não é na saída? Na entrada é invertida. E também entrada é regular e não irregular que é saída. Me corrigem se estiver errado.

  • Exato, o sinal de puppe-werkgarttner extrai-se de tiro encostado e não a queima roupa. Concordo com os demais colegas, no que tange ao mesmo raciocínio.

    Bons estudos.

  • Na verdade, o Sinal de Werkgaertner nao tem plano osséo abaixo, é nos tiros com o cano encostado e deixa a marca da boca da arma no local, exemplo de tiro encostado nas nadegas.

    mas atenção que o Sinal de Werkgaertner não é unanime, tem autores que entendem que pode ter o plano osseo embaixo.

  • Entrei com recurso contra essa questão e, pasmem, a banca indeferiu !! Sinal de Werkgartner é para tiro encostado e não queima roupa como está na assertiva considerada correta !

  • Se o disparo foi à queima-roupa, a pressão da combustão dos gases da arma de fogo, não tendo para onde expandir, refletem no plano ósseo e provocam a EVERSÃO das bordas no orifício de entrada. Quanto a isso, certa a questão.

  • A questão avalia os conhecimentos do candidato quanto às características do ferimento de entrada em tiros à queima roupa.


    Convém ressaltar que a maioria dos autores considera a expressão "tiro a queima roupa" como sinônimo de "tiro a curta distância".

    O autor Genival V. de França faz uma pequena diferenciação em relação aos dois, dizendo que tiro a queima roupa corresponde a disparos de até 10cm, aproximadamente, e que nessa modalidade há alterações produzidas pela elevada temperatura dos gases, como crestação de pelos e cabelos, manifestação de queimadura sobre a pele e zona de compressão de gases.
    Já os tiros a curta distância, segundo França, são aqueles de disparo entre 10 a 50 cm, e nos ferimentos de entrada dessa modalidade não se encontram as alterações citadas acima.

    Nos ferimentos de entrada por tiro a queima roupa podemos ter as seguintes características:
    *Forma arredondada ou elíptica*Orla de escoriação*Bordas invertidas ("para dentro")*Halo de enxugo*Zona de tatuagem*Zona de esfumaçamento*Zona de queimadura*Aréola equimótica*Zona de compressão de gases. Quanto ao sangramento do ferimento, creio não ser possível afirmar categoricamente se seria pouco ou abundante, pois isso irá depender da região craniana atingida, trajeto, calibre da arma, dentre outros fatores.


    A) ERRADO.  Ferimento tem bordas invertidas, e não evertidas. Por ser o crânio uma região altamente vascularizada, o sangramento costuma ser abundante.


    B) ERRADO. Não se pode afirmar que o sangramento é abundante nesses casos.


    C) ERRADO. Ferimento de entrada é regular, e não irregular. Sinal de Puppe-Werkgaertner pode estar presente nos tiros encostados, e não nos tiros a queima roupa - consiste no desenho da boca e da massa de mira do cana da arma, produzido pela ação contundente desta ou pelo seu aquecimento.


    D) ERRADO. Sinal de Puppe-Werkgaertner pode estar presente nos tiros encostados, e não nos tiros a queima roupa.


    E) ERRADO. Ferimento tem bordas regulares e invertidas, e não irregulares e evertidas.


    Gabarito do professor: não há alternativa correta. Questão passível de recurso.
  • Segundo o professor Roberto Blanco o sinal de puppe werkgartner é um decalque da boca da arma na pele SEM OSSO POR BAIXO. Se há osso por baixo, haverá um estufamento da pele. Com osso por baixo, a doutrina majoritária só admite dois sinais. Boca de Mina de Hoffman e Benassi.

  • Tiro encostado:

    Sinal de werkgaetner- Impressão (pressão) do cano de arma.

    Resposta C

  • DEFINIÇÃO DE TIRO ENCOSTADO SINAL DE PUPPE-WERGARTNER. ESTRANHO ESSA QUESTÃO

    irregular, bordas evertidas, sinal de puppe-werkgartner, pouco sangramento;

  • Quem elaborou essa questão sabe tanto de medicina legal quanto minha irmã que tem 2 anos de idade

  • Tá errada. Puppe = tiro encostado, é a marca do cano da arma.

    Que frustração fazer as questões de ML dessa prova do ES.

  • atenção: essa resposta da alternativa C ESTÁ ERRADA!!

  • Sem dúvida a mais correta é a afirmativa B, plano ósseo na calota com perfuração "sinal de Bonnet", orificio de entrada com sangramento e tiro a curta distancia com presença de orlas e zonas.

  • Tiro à queima-roupa ou à curta distância é uma coisa. Tiro encostado é outra coisa completamente diferente. Essa questão altera completamente os conceitos relacionados a essas duas modalidades. Trágico.

  • Em um ferimento de entrada de projétil de arma de fogo, que atingiu a região do plano ósseo craniano, e foi produzido à queima roupa, é possível encontrar a presença de ferimento de forma:

    Inicialmente se foi à queima roupa, segundo Genival Veloso, dispõem que se trata de um tiro de até 10 cm de distânia, diferenciando-se do “tiro encostado” que é autoexplicativo, 0 cm de distancia.

    Assim, já iriamos eliminar as alternativas C (correta pela banca) e D, pois os tiros encostados que permitem deixar impresso na pele o chamado sinal de Werkgaertner representado pelo desenho da boca e da massa de mira do cano, produzido por sua ação contundente ou pelo seu aquecimento.

    Os demais detalhes do tiro encostado foram bem explicitados pelos demais colegas.

    Como se trata do ferimento de entrada, nos ferimentos de tiros encostados, com plano ósseo logo abaixo, têm forma irregular, denteada ou com entalhes, devido à ação resultante dos gases que descolam e dilaceram os tecidos.

    Logo o candidato descartaria a questão  E.

    A forma dos ferimentos de entrada em tiros a curta distância é geralmente arredondada ou elíptica, com bordas invertidas (As bordas invertidas da ferida devem-se à ação traumática de fora para dentro sobre a natureza elástica da pele), descartando a alternativa A, pois bordas evertidas (voltadas para fora) é encontrado nos tiros encostados, dando a impressão que os dois buracos do corpo tenham aspectos da saída do projétil, conforme pode ser vista na pág

    415, do livro de Genival Veloso, 2017:

    “O diâmetro dessas lesões pode ser maior do que o do projétil em face de explosão dos tecidos pelo efeito “de mina”, e suas bordas algumas vezes voltadas para fora, devido ao levantamento dos tecidos pela explosão dos gases.”

     

  • Por fim, restaria a alternativa B, a mais próxima do acerto, com o ferimento do tiro a queima roupa regular, com sinal do funil de Bonet, orlas e zonas, salvo o sangramento abundante (que não encontrei amparo na doutrina)

    O diagnóstico diferencial entre o ferimento de entrada e o de saída no plano ósseo, principalmente nos ossos do crânio, é feito pelo sinal de funil de Bonnet ou do cone truncado de Pousold. Na lâmina externa do osso, o ferimento de entrada é arredondado, regular e em forma de “saca-bocado”. Na lâmina interna, o ferimento é irregular, maior do que o da lâmina externa e com bisel interno bem definido, dando à perfuração a forma de um funil ou.

    Desta forma, ao meu ver, nenhuma questão esta adequada ao enunciado da questão, restando a sua anulação.

    Ademais, a diferenciação do tiro a curta distancia (10 a 50 cm) do tiro a queima roupa (até 10 cm) é definida por Genival, em sua pág. 417:

    “Diz-se que um tiro é a curta distância quando, desferido contra um alvo, além da lesão de entrada produzida pelo impacto do projétil (efeito primário) são encontradas manifestações provocadas pela ação dos resíduos de combustão ou semicombustão da pólvora e das partículas sólidas do próprio projétil expelido pelo cano da arma (efeitos secundários). Quando além das zonas de tatuagens e de esfumaçamento há alterações produzidas pela elevada temperatura dos gases, como crestação de pelos e cabelos (entortilhados e quebradiços), manifestações de queimadura sobre a pele (apergaminhada e escura ou amarelada) e zona de compressão de gases (no vivo), considera-se essa forma de tiro a curta distância como à queima-roupa.

     

    Espero ter ajudado, me corrijam se eu estiver errado.

  • Questão que tem o objetivo de atrapalhar quem estuda. Fala sério.

  • Não há resposta correta mas infelizmente a banca não anulou a questão! Pasmem!

    O sinal de Puppe-Werkgaertner, citado na letra C (opção apontada pela banca como CORRETA) é presente nos tiros encostados, e não nos tiros a queima roupa. A característica do sinal de Puppe-Werkgaertner é o desenho da boca e da massa de mira do cano da arma no plano ósseo... como ele poderia estar presente em um tiro à queima roupa?

  • Questão desonesta!

    Sugestão: Se você acertou essa, cuidado com as demais sobre o mesmo tema! Volte algumas casinhas, revise e diferencie os ferimentos de entrada nos tiro encostados e dos ferimentos de entrada no tiro a curta distância.

    De um modo geral, conforme entendimento de Genival Veloso de França em sua obra:

    Ferimento de entrada nos tiros encostados: "Estes ferimentos, com plano ósseo por baixo, têm forma irregular, denteada ou com entalhes, devido à ação resultante dos gases que descolam e dilaceram os tecidos. Isso ocorre porque os gases da explosão penetram no ferimento e refluem ao encontrar a resistência do plano ósseo (razão da borda evertida). É muito comum nos tiros encostados na fronte e chama-se câmara de mina de Hoffmann....Em geral não há zona de tatuagem nem de esfumaçamento, pois odos os elementos da carga penetram pelo orifício da bala..."

    Ferimento de entrada nos tiros a curta distância: "Estes ferimentos podem mostrar forma arredondada ou elíptica, orla de escoriação, bordas invertidas, halo de enxugo, halo ou zona de tatuagem, orla ou zona de esfumaçamento, zona de queimadura, aréola equimótica e zona de compressão de gases."

    O autor da questão trouxe o termo "a queima roupa" como sinônimo de de "tiro encostado", o que não deve ser adotado e não é por grande parte dos doutrinadores (e questões). Até porque o termo "a queima roupa" se relaciona aos efeitos dos gases produzidos pelo disparo, como crestação de pelos e cabelos, queimaduras na pele.

    Bons estudos!

     

  • Dá desânimo prestar concurso com esse tipo de banca!

  • A RESPOSTA ESTÁ INCORRETA.

  • Gabarito manifestamente equivocado. O tiro à queima roupa é um tiro a curta distância, apresentando todos os aspectos secundários do disparo (lembrem-se que os tiros a curta distância são os que apresentam o maior número de características, devido a proximidade do alvo). Neste teríamos (hipótese sem anteparo):

    Zona de tatuagem: pólvora incrustada na pele, não sai com a lavagem.

    Zona esfumaçamento (negro de fumo/zona de tisnado/falsa tatuagem): depósito de fuligem, desaparece com lavagem

    Zona de chamuscamento/queimadura: gases aquecidos e pedaços de pólvora queimam a pele.

    Nesse tiro jamais haveria o sinal de werkgaetner (desenho da boca da arma), presente apenas nos tiros encostados.

    Além disso, para fazer a questão, também é importante a chata e inconveniente decoreba de alguns nomes:

    Câmara de mina de Hoffmann: lesão provocada por tiro encostado sob superfície óssea, resultando em um orifício irregular, estrelado e maior que o projétil, causado pela reflexão dos gases pela superfície óssea.

    Sinal de Benassi: é uma halo fuliginoso encontrado na lâmina externa do osso no orifício de entrada em tiros encostados no plano ósseo. É constituído de fuligem, tendente a sair com a lavagem. (É UMA MANCHA).

    Sinal de Bonnet: Quando o projétil atravessa um osso chato, ao entrar no mesmo provoca um orifício do mesmo diâmetro que o seu, mas ao sair provoca um orifício bem maior, dando um aspecto de V invertido ou de funil. Utilizado para diferenciar a entrada e saída.

    Sinal de Schusskanol: representado pelo esfumaçamento das paredes do conduto produzida pelo projétil entre as lâminas interna e externa de um osso chato. Não confundir com o sinal de Benassi, que é um halo fuliginoso encontrado na LÂMINA EXTERNA do osso.

    Frente a isso, a que mais se aproxima da realidade seria a B, apesar de poder não apresentar o sangramento abundante (dependeria se acertasse alguma veia ou artéria).

  • A resposta seria letra A

  • Para Hygino, queima-roupa é sinônimo de tiro encostado (mas não é o entendimento dos demais)...

    A questão trouxe o tiro à queima-roupa com o entendimento do Hygino (o certo seria constar na questão, pois não é o entendimento da maioria, que por sua vez entende que equivale ao tiro à curta distância).

  • Para quem disse que Hygino aponta sinonímia entre tiro à queima roupa e tiro encostado, há equívoco. leia as páginas 267/268 de seu livro.

  • Na verdade a C está menos errada. Sabe-se que no tipo de tiro em tela, há pouco sangramento e o ferimento é sempre irregular.

  • Na verdade a C está menos errada. Sabe-se que no tipo de tiro em tela, há pouco sangramento e o ferimento é sempre irregular.

  • Questão absurda. Esse examinador de Med Legal é o pior da história.

    Sinal de puppe-werkgartner - Tiro de cano encostado SEM OSSO POR BAIXO. (Quando não tem osso por baixo, a pele não explode com os gases, então fica o desenho da boca do cano da arma na pele)

    Boca de Mina de HoffmaNN - Sinal na Pele

    Sinal do Benassi - no osso.

    (Toda vez que tem Boca de Mina de Hofmann tem sinal de Benassi.

    CONCLUSÕES

    A ) SE O TIRO FOI COM CANO ENCOSTADO E TEM OSSO POR BAIXO, TEM Boca de Mina de HoffmaNN e Sinal do Benassi.

    B) SE O TIRO FOI COM CANO ENCOSTADO E NÃO TEM OSSO POR BAIXO, NÃO TEM Boca de Mina de HoffmaNN e NÃO TEM Sinal do Benassi. Terá Boca de Mina de HoffmaNN - Sinal na Pele

  • Nesse concurso teve várias questões absurdas como essa e a banca não anulou. Isso é indício evidente de fraude. Instituto Acesso LIXO.
  • Fiz esse concurso e estou aguardando a sua anulação, o 1° fase foi fod#%& ̈&* mas a prova discursiva foi pior ainda.

    Pra piorar essa banca que vai fazer o PCRJ.

  • Pouco sangramento?

  • Infelizmente a questão foi mal formulada. A banca, mesmo após recursos, manteve o gabarito. Todavia, o concurso foi posteriormente anulado.

  • QUESTÃO ERRADA, NÃO HÁ COMO DISPARAR À QUEIMA ROUPA E FICAR A MARCA DA MASSA DE MIRA (SINAL DE WERKGAERTNER).

    DEVERIA SER ANULADA

  • Para a grande parte da doutrina, tiro à queima roupa é sinônimo de tiro a curta distância.

    No entanto, analisando a questão e, mais ainda a alternativa dada como correta, vislumbra-se que o examinador considerou tiro a queima roupa como sinônimo de tiro encostado, tendo vista que o sinal de Werkgartner é apresentado em tiros encostados, onde o desenho da mira da arma fica estampado no corpo da vítima, causado pelo cano e pela mira da arma aquecidos pelo disparo.

  • questão passível de anulação !! A letra c descreve tiro com cano encostado.
  • QUESTÃO ABSURDA. O ENUNCIADO TRAZ QUE O DISPARO FOI REALIZADO EM PLANO OSSEO CRANIANO, LOGO, NAO HÁ COMO APARECER O SINAL DE PUPPE, QUE SÓ APARECE NOS TECIDOS MOLES, E QUANDO É TIRO ENCOSTADO!

  • Não é atoa que anularam esse concurso lixo

  • A banca não anulou a questão, mas por "coincidência" o concurso inteiro foi anulado. Detalhe, esta será a banca do concurso para Delta da PCERJ.

  • Sinal de Puppe-Werkgartner: tiro com cano encostado, sem osso por baixo, porque senão haveria uma boca de mina de Hoffman. A boca da arma fica desenhada no local onde foi disparado o tiro, indicando que aquele é o buraco de entrada.

  • Banca falou em "queima roupa", que não é sinônimo de "cano encostado"!

  • QUESTÃO INDISCUTÍVELMENTE ERRADA,  sinal de puppe-werkgartner é para tiros encostados sem plano ósseo subjacente, fica o desenho do cano e da massa de mira na pele.

  • A alternativa 'C', apontada como correta pela banca, apresenta sinais de ferimentos opostos à lesão narrada no enunciado.

    Sinal de Werkgartner representa o sinal do "bico" da arma marcado na pele, em razão do esquentamento do cano no momento do disparo. Ocorre em tiros encostados em região sem plano ósseo. Este sinal não é característico de tiro à queima-roupa.

    A lesão narrada no enunciado apresentaria forma arredondada, bordas invertidas, orlas e halos. E, principalmente, seria marcado por efeitos secundários como zona de queimadura (gases super aquecidos e chama), zona de esfumaçamento (pólvora combusta) e zona de tatuagem (pólvora incombusta).

  •     Sinal de Werkgaertner    O Professor Genival Veloso de França (1995, p.377) enfatiza que “ Os tiros encostados ainda permitem deixar impresso o desenho da “boca” e da alça de mira na pele através de um halo de tatuagem e esfumaçamento conhecido como sinal de Werkgaertner. Não sei como não foi anulada. acredito que o examinador utilizou alguma outra doutrina que considero tiro a queima roupa como tiro encostado. mesmo assim é forçoso concluir, porque no tiro encostado não tem zona de esfumaçamento.
  • Banca bunda. 

  • Banca mequetrefe, amadora. Não me admira após tantas irregularidades o concurso finalmente ter sido anulado.

  • Questão cheia de erros e bizarrices. Primeiro apontam como sinônimos disparo à queima roupa e encostado. Depois, trazem informações como "borda evertida e forma irregular" sem a informação de haver ou não um anteparo de resistência.Sinal de puppe-werkgartner, presente nos tiros encostados, e não à queima-roupa. E, por fim, a contradição da presença de forma irregular e borda evertida (também conhecido como ROMBO) com pouco sangramento. E ainda colocam essa mesma banca para fazer a prova de delta do RJ.....

  • Sinal de puppe-werkgartner (Marca do cano da arma na pele) é uma característica de tiro encostado e não tiro a queima-roupa. Muito confusa essa questão.

  • Explicação do professor:

    O autor Genival V. de França faz uma pequena diferenciação em relação aos dois, dizendo que tiro a queima roupa corresponde a disparos de até 10cm, aproximadamente, e que nessa modalidade há alterações produzidas pela elevada temperatura dos gases, como crestação de pelos e cabelos, manifestação de queimadura sobre a pele e zona de compressão de gases.

    Já os tiros a curta distância, segundo França, são aqueles de disparo entre 10 a 50 cm, e nos ferimentos de entrada dessa modalidade não se encontram as alterações citadas acima.

    Nos ferimentos de entrada por tiro a queima roupa podemos ter as seguintes características:

    *Forma arredondada ou elíptica *Orla de escoriação *Bordas invertidas ("para dentro") *Halo de enxugo *Zona de tatuagem *Zona de esfumaçamento *Zona de queimadura *Aréola equimótica *Zona de compressão de gases. 

    Quanto ao sangramento do ferimento, creio não ser possível afirmar categoricamente se seria pouco ou abundante, pois isso irá depender da região craniana atingida, trajeto, calibre da arma, dentre outros fatores.

    não há gabarito para a questão.

  • O sinal de puppe-werkgartner pode ser vistos em tiros encostados SEM PLANO ÓSSEO POR BAIXO, por exemplo, na bochecha. Nessa hipótese, a boca do cano da arma funciona como se fosse um "carimbo".

    Em se tratando de tiro encostado COM PLANO ÓSSEO POR BAIXO, será possível ver a boca de Mina de Hoffman, porque há uma expansão dos gases entre o plano ósseo e os tecidos moles, fazendo com que a pele "exploda" para fora. Lembrando que a boca de mina de Hoffman é uma lesão na PELE, e não no osso. O sinal que vai ficar marcado no osso é o sinal de Benassi, indicando a presença de pólvora nele.

  • Corrijam-me se estiver errado, mas utilizando o mesmo raciocínio da banca, onde tiro a "queima roupa" é sinônimo de tiro encostado, caso assim fosse o ferimento não seria regular, visto que em disparos com tábua óssea por baixo as feridas são irregulares, pois os gases provenientes do cone de dispersão batem no osso acabam voltando com uma pressão muito grande e o buraco de entrada se transforma numa cratera (Boca de mina de Hoffman). Na minha opinião a que mais se aproxima de uma assertiva correta seria a "e".

  • uai agora tiro encostado e queima roupa é igual?

  • àte q enfim uma questao comentada por um professor.Aleluia QC!

  • Não é pra menos que o concurso foi anulado justamente por falta de capacidade técnica da banca.

  • Daniel. No judiciário não teria possibilidade de ganhar? Claro se não tivesse sido anulado concurso.

  • a questão aborda a possibilidade do sinal referido . então... a questão do osso em baixo não é regra geral
  • Também fiz recurso dessa questão, mas essa BANCA LIXO indeferiu. Certo é mandarmos vários livros de MEDICINA LEGAL para os 'doutos' examinadores lerem o conteúdo.

  • Questão confusa...

    Tiro a curta distância? A acertiva claramente tá se referindo a tiro ENCOSTADO.

  • PASMEM!!!!! essa e banca que irá realizar concurso da PCERJ para DELTA!!! Gzuissssssssss será que não foi suficiente a demostração de incapacidade da banca no certame da PCES??

  • Todas as alternativas que tinham puppe-werkgartner eu descartei por já saber que o sinal de puppe-werkgartner é justamente caracterizado por tiro de encosto onde NÃO há placa óssea.

    Ai pasmem! alternativa correta justamente a que eu sabia que estava errada.

    Não entendi foi nada

    #vamosseguindo

  • Colega Márcio Lisboa, ouvi rumores de que o Instituto Acesso somente será responsável pela logística do concurso PCERJ (organização e aplicação das provas, realização de TAF etc), ficando o encargo de elaboração das provas com uma comissão especializada, inclusive formada por Deltas da PCERJ. Acho que lá no RJ já sabem a má fama dessa banca. Fiquemos na torcida, galera, por questões mais sérias e condizentes com nossa preparação!

  • Aina bem que não o único que pensou certo e errou rsrs

    Avante!

  • Esquema pra complementar a resposta da professora, com base na sinopse da juspodivm (tem uma tabela do qconcursos também, página 22 - https://qcon-assets-production.s3.amazonaws.com/slides/materiais_de_apoio/8852/f8c3d20628cb8e55c8dd8dfec37d57620b329eb6.pdf)

    Lesão de entrada por tiro a longa distância:

    - diâmetro menor que o do projétil;

    - forma arredondada ou elíptica;

    - orlas de escoriação, enxugo (detritos/impurezas) e equimose (areóla equimótica);

    - bordas invertidas (viradas para dentro).

     

    Lesão de entrada por tiro a curta distância (10 a 50 cm)/queima roupa (até 10 cm) [alvo dentro dos limites do cone de dispersão]:

    - forma arredondada ou elíptica;

    - orlas de escoriação, enxugo (detritos/impurezas) e equimose (areóla equimótica);

    - bordas invertidas (viradas para dentro);

    - orla/zona de esfumaçamento (zona de falsa tatuagem ou tisnado);

    - zona/orla de tatuagem (grânulos de pólvora ou resíduos sólidos decorrentes da queima);

    * além dos anteriores, nos disparos à queima roupa é encontrada a *zona de queimadura/chamuscamento

     

    Lesão de entrada por tiro encostado:

    - se houver superfície óssea por baixo -> forma irregular, denteada ou com entralhes;

    - Sinal de Bonnet (tronco de cone  / \ );

    - Sinal de Hoffmann (boca de mina ou câmara de mina) (entre pele e osso; causado pela forte expansão dos gases oriundos da queima de pólvora, que atingem o osso e retornam bruscamente; forma estrelada);

    - Sinal de Benassi (crânio ou escápulas; halo fuliginoso);

    - Sinal de Puppe-Werkgaertner (desenho da boca e da massa de mira do cano);

    - Sinal de Schusskanol, Rosa de Tiro de Cedalli (projéteis múltiplos); Sinal de Richter (fragmentos próximos ao orifício de passagem); Sinal de Tovo e Lattes (pele no interior do corpo); Sinal de calcado de Bonnet (impressão do relevo ou desenho das vestes); Sinal do rasgão crucial de Nerio Rojas (rasgados com aspecto cruciforme nas roupas); Sinal de escarapela (2 anéis concêntricos de esfumaçamento intercalados por um halo claro)

  • Pessoal, calma. A Banca realmente organizará o concurso Delta RJ, mas as questões são elaboradas pela BAnca do RJ (composta por UM delta e dois médicos em medicina legal). Comentário abaixo equivocado. Então, não se preocumpem com as atecnias da banca. Mais dicas do concurso pra delta rj: @mari.deltafoco

  • alguém sabe dizer se foi anulada essa questão?
  • Recomendo o cometário - objetivo e completo - de Rafael Alexandre da Silva.

  • Triste para os candidatos que se prepararam tanto para esse concurso e encontrou uma Banca desse nível. Lamentável!

  • QUESTÃO ANULÁVEL.

    O sinal de puppe-werkgartner É UM CARACTERE DOS TIROS ENCONSTADOS, CONFORME LIÇÃO DO PROFESSOR LUIS PALERMO FERREIRA. NO QUE SE RFEFERE AO SANGRAMENTO, NOS TIROS A QUEIMA ROUPA É DIFÍCIL PRECISAR A PRIORI SE HAVERÁ POUCO OU MUITO SANGRAMENTO, EM ESPECIAL NO ORIFÍCIO DE ENTRADA DO PROJÉTIL .

  • Sinal de Puppe Werkgaertner decorre de tiros encostados e sem osso por baixo.

  •  Além de ser característica de tiros encostados, o sinal de puppe-werkgartner é presente em regiões SEM plano ósseo.

  • Distância do tiro:

    Longa:

    ·        Apenas o efeito primário, ou seja, a marca do tiro.

    Curta distância:

    ·        Efeitos primários: Marca do tiro

    ·        Efeitos secundários: Efeitos do fogo (chamuscamento), da pólvora (tatuagem)e da fumaça (esfumaçamento)

    Apenas na entrada, na saída não.

    Encostado:

    ·        Na cabeça: Fará um buracão na entrada, vez que os gases não conseguirão passar (Câmara de HOFFMAN) – Esfumaçamento do osso (Sinal de Benassi)

    ·        Outro lugar: Marca do cano quente (queimadura) (Werkgartner)

    Fonte: Revisão PCPR GranConcursos.

    Ou o cursinho está ensinando errado, ou a questão está errada rs

    Werkgartner não é em tiro na cabeça, mas sim no resto do corpo.

  • Galera, eu sei que é um saco isso, mas pela milésima vez: existem autores que não diferenciam tiro encostado de tiro a curta distância. Tenham isso em mente.

  • Segundo a banca examinadora, o ferimento terá FORMA IRREGULAR, BORDAS EVERTIDAS, SINAL DE PUPPE-WERKGARTNER, POUCO SANGRAMENTO. Tratam-se, na verdade, de sinais característicos de tiros encostados, que não se confundem com tiros à curta distância (a banca confundiu os dois conceitos).

    Tiros à curta distância: é aquele desferido contra alvo situado dentro dos limites da região espacial varrida pelos gases e resíduos de combustão da pólvora expelidos pelo cano da arma. Segundo Genival Veloso de França, estes ferimentos podem mostrar: forma arredondada ou elíptica, orla de escoriação, bordas invertidas, halo de enxugo, halo ou zona de tatuagem, orla ou zona de esfumaçamento, zona de queimadura, aréola equimótica e zona de compressão de gases. 

    Tiros encostados: aquele em que a boca do cano da arma se apoia no alvo. Segundo Genival Veloso de França, estes ferimentos com plano ósseo logo abaixo, têmforma irregular, denteada ou com entalhes, devido à ação resultante dos gases que descolam e dilaceram os tecidos. Isso ocorre porque os gases da explosão penetram no ferimento e refluem ao encontrar a resistência do plano ósseo. É muito comum nos tiros encostados na fronte e chama-se câmara de mina de Hoffmann. Na redondeza do ferimento, nota-se crepitação gasosa da tela subcutânea proveniente da infiltração dos gases (BORDAS EVERTIDAS). Em geral, não há zona de tatuagem nem de esfumaçamento, pois todos os elementos da carga penetram pelo orifício da bala e, por isso, suas vertentes mostram-se enegrecidas e desgarradas, com aspecto de cratera de mina. Nos tiros dados no crânio, costelas e escápulas, principalmente quando a arma está sobre a pele, pode-se encontrar um halo fuliginoso na lâmina externa do osso referente ao orifício de entrada (sinal de Benassi). Como este sinal é constituído por um halo de fuligem de contorno suave sobre a superfície externa do crânio, precisamente sobre o periósteo (membrana fibrosa que reveste os ossos) e não uma zona de tatuagem por impregnação da pólvora não combusta, pode apresentar-se borrado ou desaparecer com a lavagem. Sua tendência é desparecer, isto quando as partes moles que cobrem aqueles ossos forem afetados pela putrefação cadavérica e o crânio ficar esqueletizado. Os tiros encostados ainda permitem deixar impresso na pele o chamado sinal de Werkgaertner, representado pelo desenho da boca e da massa de mira do cano, produzido por sua ação contundente ou pelo seu aquecimento. O diâmetro dessas lesões pode ser maior do que o do projétil em face de explosão dos tecidos pelo efeito “de mina”, e suas bordas algumas vezes voltadas para fora, devido ao levantamento dos tecidos pela explosão dos gases. Estes tiros ainda podem ser caracterizados pelo sinal do “schusskanol”, representado pelo esfumaçamento das paredes do conduto produzido pelo projétil entre as lâminas interna e externa de um osso chato, a exemplo dos ossos do crânio. 

  • A alternativa 'C', apontada como correta pela banca, apresenta sinais de ferimentos opostos à lesão narrada no enunciado.

    Sinal de Werkgartner representa o sinal do "bico" da arma marcado na pele, em razão do esquentamento do cano no momento do disparo. Ocorre em tiros encostados em região sem plano ósseo. Este sinal não é característico de tiro à queima-roupa.

    A lesão narrada no enunciado apresentaria forma arredondada, bordas invertidas, orlas e halos. E, principalmente, seria marcado por efeitos secundários como zona de queimadura (gases super aquecidos e chama), zona de esfumaçamento (pólvora combusta) e zona de tatuagem (pólvora incombusta).

  • O que é isso? Já é difícil acertar uma, quando eu acerto, erro. Aff..

    Sinal de Werkgaertner - disparo encostado sem osso subjacente - a marca do cano quente na pele.

  • Distância dos disparos de arma de fogo

    Tiro encostado: com plano ósseo subjacente podem estar presentes a boca de mina de Hoffman (lesão formada pelos gases que estufam, levantam a pele); sinal de Bonnet ou Funil de Bonnet (é representado nos casos em que o projétil de arma de de arma de fogo ao lesionar o crânio produz um buraco menor na parte externa e maior na parte interna); e sinal de Puppe Werkgartner (se refere a queimadura com a impressão do desenho da massa de mira e da boca da arma na pele); sinal de Benassi (caracteriza-se pela zona de tatuagem e esfumaçamento impregnadas na tábua óssea).

    (Medicina Legal - coleção carreiras policiais - autores Paulo Furtado / Pedro Henrique Neves - 2ed. 2020)

    Bons estudos!

  • Justificativa da banca (como deveria ser):

    Quem formulou estudou e aprendeu errado. Ai fez essa questão, e temos isso como resultado.

  • Resposta correta: não tem.

  • Tiro de Cano encostado., Diferente de tiro a Queima Roupa

  • Não à toa esse certame foi anulado. Parece que um leigo elaborou a prova.....

  • Quem acertar essa deverá ficar preocupado.

  • O sinal de Puppe-Wergaertner , só aparece se não houver um osso como anteparo por baixo.

  • Questão mal formulada. Tudo errado. Examinador quiz inventar e se atrapalhou todo. Esse não sabe nem o que é um projétil, quanto mais especificar os detalhes traumatológicos ou então, estava drogado esse elemento! Já sei... ele vai alegar que foi culpa do estagiário. kkkk
  • Até onde sei, segundo as orientações de Roberto Blanco, os tiros próximos (encostados) em região, revestida por osso, formam a boca de mina de Hoffmann, em razão da expansão dos gases que, por não conseguirem penetrar na região óssea, formariam esse tipo de lesão com bordas para fora. Segundo o mestre, o Sinal de Puppe surgiria em caso de tiros com o cano encostado na pele não revestida por osso, apresentando o desenho do formato do cano da arma, região onde os gases penetrariam no corpo da vítima.

  • Pensei que tinha enlouquecido. Mas os comentários me aliviaram. kkk. Que absurdo de questão!!

  • Que porcaria de banca é essa, hein.

  • Nesse caso não tem como ocorrer o sinal puppe-werkgartner. O tiro não foi encostado. Questão péssima.

  • Questão péssima, jamais poderia haver sinal de Puppe-Werkgartner, ainda mais no plano ósseo, o que seria mais raro ainda, e pra piorar em tiro à queima roupa.

  • Alguem ai estudando para medico legista... me add no whatss 44998433292 kkkk

  • tiro à queima-roupa ou curta distância é disparado a menos de 40 ou de 50 centímetros da vítima, mas não está o cano da arma encostado na pessoa. São suas características a presença da zona de tatuagem e a zona de esfumaçamento. E finalmente, o tiro encostado.

    por tanto o sinal de puppe-werkgartner, que é a marca da boca do cano da arma que na queima dos gases, aquece o cano da arma, vindo a projetar uma queimadura com o formato da boca do cano da arma, sendo típico do tiro encostado.

  • Na sinopse do prof. Wilson Palermo, o sinal de puppe-werkgartner é sinal de tiro encostado/apoiado, e não de tiro à queima roupa, até mesmo pelo fato de tal sinal representar o desenho da boca e da massa de mira do cano, produzido por ação contundente ou pelo seu aquecimento. Questão ridícula!

  • Gabarito: C

  • Meu Deus.....essa questão n tem como ser gabarito C

    Os ferimentos de entrada nos tiros encostados, com m plano ósseo logo abaixo, têm forma irregular, deteada ou com entalhes, devido à ação resultante dos gases que descolam e dilaceram os tecidos. È muito comum nos tiros encostados na fronte e chama-se câmara de mina de Hoffmann. A expressão melhor seria golpe de mina. Na redondeza do ferimento encontra-se crepitação gasosa da tela subcutânea proveniente da infiltração de gases. Em geral, não há zona de tatuagem, nem de esfumaçamento, suas vertentes mostram-se enegrecidas e desgarradas, com aspecto de cratera de mina.

    O diâmetro pode ser maior que o projétil, e podem ser ainda caracterizados pelo sinal de schusskanol, representado pelo esfumaçamento das paredes do conduto produzido pelo projétil entre as lâminas internas e externas de um osso chato. Para um diagnóstico seguro é importante encontrar carboxiemoglobina no sangue do ferimento, assim como nitrato de pólvora, nitritos de sua degradação e enxofre, decorrente da combustão da pólvora.

    -forma irregular com entalhes

    -Câmara de mina de Hoffmann

    -crepitação gasosa na tela subcutânea

    -não há zona de tatuagem

    -não há zona de esfumaçamento

    - sinal de Werkgaertner (desenho de boca e da massa de mira do cano)

    - diâmetro pode ser maior q o projétil

    - sinal de schusskanol

    Permitem ainda deixar impresso na pele o sinal de Werkgaertner, representando pelo desenho da boca e da massa de mira do cano, produzido por sua ação contundente ou pelo seu aquecimento. Por vezes, observa-se uma escoriação cuja forma imita a da massa de mira ou a do pino da mola recuperadora, se se tratar de revólver ou pistola, respectivamente, na pele adjacente às feridas feitas com arma encostada. Tal escoriação é conhecida como SINAL DE WERKGARTNER.

    Os tiros encostados ainda permitem deixar impresso na pele o chamado Sinal de Werkgaertner,representado pelo desenho da boca e da massa de mira do cano, produzido por sua ação contundente ou pelo seu aquecimento.

    VEJAM QUE O SINAL DE WERKGARTNER FICA NA PELE NÃO NO OSSO

    SINAL DE PUPPE WERKGAERTNER

    Normalmente se o tiro for disparado encostado na pele, sem plano ósseo abaixo, alça e massa da arma ficarão marcadas na pele, em razão da ação contundente e do aquecimento. Neste caso, os gases entram na pele, ficando invertida.

  • Eu pulo as questões dessa banquinha, sem condições.

  • Questão confusa essa.

    Esqueci até o assunto agora

  • Só tô esperando a chuva de absurdos que AOCP vai fazer na PCPA, vai ser pior e muito que o instituto acesso.
  • Quem acertou errou kkkk

  • O povo aqui em um blá blá blá danado a respeito da marca do cano, mas ninguém comenta que o que definiu a questão foi o "pouco sangramento" ou "muito sangramento". Tiro a queima roupa produz menos sangramento devido a cauterização (queimadura).

  • nossa!

    Tiro a queima-roupa produz menos sangramento

    Tiro a distancia produz mais sangramento!

  • Quando a banca não sabe a diferença entre tiro a queima roupa/curta distancia e tiro encostado o que resta para os candidatos?

  • Que eu saiba, no sinal de puppe werkgaertner, não há osso por baixo da pele...

    Já fiz questão que o gabarito dado como certo falava exatamente isso...

    Não é atoa que essa prova foi anulada.. Banca péssima!

  • Desde quando tira à queima roupa é igual a tiro encostado?

  • questãozinha mistureba.

    Que eu saiba tiro a queima roupa é tiro a curta distância.

  • Questão absurda, o sinal de Werkgaetner é uma característica do disparo encostado.
  • Bordas evertidas é na saida

  • ASPECTOS RELEVANTES A RESPEITO DAS LESÕES PRODUZIDAS POR PROJÉTEIS DE ARMA DE FOGO.

     

    • Curta distância: nos tiros a curta distância, serão observados os efeitos primários e os efeitos secundários do tiro.

     

    • Encostado: Neste, não serão observados os efeitos primários, tampouco observados os efeitos secundários do tiro. Ora, o cano da arma estando encostado no corpo da vítima, o projétil irá penetrar e no orifício de entrada irão penetrar os gases superaquecidos, a fuligem, a pólvora incombusta. Logo, não serão observados os efeitos primários nem os efeitos secundários ao redor do orifício de entrada, porque todos os elementos que poderiam gera-lo, invés de ficar ao redor do orifício de entrada, irão penetrar junto com o projétil conforme dito anteriormente. Já no tocante aos efeitos primários, não serão observados porque a lesão será tão grande, que não se conseguirá observa-los.

     

    Nesse sentido, temos a lesão da Câmara de Mina de Hoffman, ou seja, é uma lesão com o aspecto estrelado, bem característico com a aparência de uma mina (cratera) que foi implodida. Isso porque quando os gases entram junto com o projétil, levanta-se toda a pele no local do orifício de entrada. Note que esta lesão será observada em plano ósseo por baixo, como por exemplo em tiros encostados no crânio.

     

    Tem-se também o sinal de Benassi, no qual as fuligens provocarão o sinal, porque ficarão impregnada no osso do crânio, com isso será observado à medida em que o projétil penetrou o plano ósseo entorno dele ficarão toda a fuligem, acinzentado, demonstrado o sinal de Benassi, demonstrando que aquele disparo foi efetuado de forma encostada.

     

    Já nos planos moles, ou seja, em lugares que possuem mais carnes do que osso, como por exemplo a região da barriga, do abdômen, que será observado um sinal especifico dos tiros encostados que será o sinal de Puppe-Werkgartner. Como o cano da arma estará encostado no corpo da vítima, ocorrerá uma explosão ao efetuar o disparo, superaquecendo o cano da arma o que acarretará numa queimadura na vítima e o desenho dessa queima corresponderá o desenho da boca do cano, ficando um orifício da boca do cano e inclusive da alça de mira daquele determinado cano, o que levará à identificação do tiro encostado.

    • Longa distância: Os tiros a longa distância, a vítima só irá apresentar os efeitos primários do tiro, ou seja, as lesões provocadas pelos projéteis. E suas características são: o halo de enxugo, a orla de escoriação, a auréola equimótica.

     

    - O halo de enxugo é a limpeza das impurezas do projétil ao penetrar o tecido, formando um (arco com as bordas enegrecidas).

    - Já a auréola equimótica é o resultado da ruptura de pequenos vasos ao redor do orifício de entrada.

    - E por fim, a orla de escoriação é o resultado do movimento rotatório do projétil, causando uma área escoriada ao entorno do orifício de entrada.

  • Questão sem sentido. Sinal de puppe-werkgartner é encontrado nos tiros encostados em TECIDOS MOLES. Outra coisa: O ferimento de entrada tem bordas INVERTIDAS.

  • Tiro a queima roupa não é tiro encostado...até gente iniciando agora nos estudos sabe disso

  • Tá errada a questão:

    Curta distância = queima roupa = 10 até 50 cm : orla de escoriação, bordas invertidas, orla de enxugo, zona de tatuagem, zona de esfumaçamento, zona de queimadura, auréola equimótica e zona de compessão gases (sobreviventes);

  • ta todo mundo falando desse Puppe-Wergaertner, mas eu queria saber mesmo é pq do EVERTIDO,

  • Fico feliz em ter errado. Estou no caminho certo.

  • Que absurdo! Sinal de Werkgartner só vai ocorrer em local que não tem osso.

  • COMENTÁRIO CURSO MEGE:

    Para saber se o cano foi encostado analisa-se o sinal de Puppe-Werkgaertner, o qual surge pela marca que a boca da arma forma na pele dá, fica um carimbo da boca do cano da arma.

    Tiro encostado é diferente de curta distância.

    Para França, o um tiro é a curta distância quando: desferido contra um alvo, além da lesão de entrada produzida pelo impacto do projétil (efeito primário) são encontradas manifestações provocadas pela ação dos resíduos de combustão ou semicombustão da pólvora e das partículas sólidas do próprio projétil expelido pelo cano da arma (efeitos secundários).

    Hygino cita no seu livro que os grãos de pólvora em combustão ou ainda não queimados são de maior alcance e podem constituir-se na única prova de que o disparo foi a curta distância.

    Para nós, a resposta seria a “B”. Mesmo na “B”, o sangramento abundante seria no orifício de saída, e não de entrada.

    Instagram.com/dayvisonarauj0

  • Cabe recurso fácil fácil.

  • Em medicina legal, sinal de Puppe Werkgartner é o nome dado à marca circular deixada na pele pela boca do cano da arma de fogo, no tiro encostado, e não tem o mesmo efeito característico do tiro a queima roupa, que nesse caso, provocaria um chamuscamento/esfumaçamento/tatuagem provocados pelo efeito da pólvora.