SóProvas


ID
3031924
Banca
Instituto Acesso
Órgão
PC-ES
Ano
2019
Provas
Disciplina
Medicina Legal
Assuntos

Em junho de 2011, um menino de 11 anos de nome Juan foi morto na Grande Vitória. Seu desaparecimento durou duas semanas. Um corpo de criança foi encontrado, no mesmo período, em estado de putrefação, nas margens de um córrego, cerca de alguns quilômetros de distância do local do crime. Na perícia de local, a antropóloga forense identificou o cadáver como sendo de uma menina. Posteriormente, por meio de exame genético, comprovou-se que aquele cadáver era do menino de 11 anos. A antropóloga forense, para identificação daquele corpo, de acordo com sua faixa etária, não poderia utilizar o(s)/a(s):

Alternativas
Comentários
  • A única alternativa que não permite a identificação por faixa etária é a D, pois braquicefalia ou braquiocefalia é uma condição de um crânio largo em relação a seu comprimento

  • Suturas separadas é o quadro em que os ossos que compõe o crânio do bebê estão com um espaço entre si que não é considerado normal para a idade.

    Os ossos do crânio tem bordas um pouco menos rígidas, chamadas suturas, que são unidas pelas fontanelas. Fontanela é o espaço amolecido entre os ossos do crânio dos recém-nascidos. São também conhecidas como ?moleiras?. O crânio do recém-nascido possui seis fontanelas. Uma fontanela anterior (ou bregmática) e uma fontanela posterior ou lambdóidea. Há ainda duas fontanelas mastóideas e a esfenoidais. Elas existem para permitir que os ossos do crânio se movimentem e a cabeça do bebê passe pelo canal do parto. Além disso, as fontanelas dão flexibilidade ao crânio (parte óssea) para que o cérebro mantenha seu crescimento até o tamanho definitivo.

    Abraços

  • Eis a justificativa para o gabarito desta questão ser a letra "D". Da página do Facebook do grupo do professor Roberto Blanco.

    "Alguém escreveu que a banca examinadora deu como resposta da questão do menino de 11 anos, com o cadáver em putrefação, mas não esqueletizado, que a resposta TERIA SIDO “dados morfológicos confiáveis”. DISCORDO! Mesmo com o cadáver em putrefação É PERFEITAMENTE POSSÍVEL IDENTIFICAR GENITAIS INTERNOS E EXTERNOS! Entretanto, diante de um crânio BRAQUICÉFALO, apenas considerando a BRAQUICEFALIA, não poderia chegar NEM AO SEXO, nem à IDADE. Essa deveria ser a correta! Comentário a seguir: A questão é aparentemente muito difícil! A antropóloga precisaria de elementos para definir idade (11anos) e sexo (menino ou menina) entre outros carácteres de identificação! Os genitais externos e internos permitiriam isso, sem dúvidas! Seriam “parâmetros morfológicos confiáveis”. Então, ela poderia usar a letra A. E nesta idade, normalmente, ainda não estão desenvolvidos os pelos pubianos. Logo, permitiriam uma análise aproximada da faixa etária, mesmo que não permitisse chegar ao sexo! As suturas cranianas afastadas também permitiriam estimar, aproximadamente, a idade óssea, mesmo que não permitissem chegar ao sexo. Quanto ao tipo de crânio, braquicéfalo, quando muito permitiria chegar próximo da raça, e jamais do sexo ou da idade do cadáver, ou de qualquer outro elemento de identificação! Está mais afastado da identificação do que os parâmetros morfológicos! A radiografia das mãos, TAMBÉM não definiria o sexo, mas permitiria obter uma aproximação através da idade óssea! Assim, a Única opção que não permitiria chegar ao diagnóstico de sexo e/ ou idade, salvo a raça, seria o crânio braquicéfalo. Compreendeu? Minha opinião! Boa noite! !"

    :)

  • A questão avalia os conhecimentos do candidato a respeito de conceitos em antropologia forensedeterminação da idade.


    Atenção: o comando da questão pede a alternativa incorreta!


    A) CERTO. O desenvolvimento de pelos pubianos pode ser utilizado na determinação da idade; no sexo feminino, os pelos pubianos apontam-se dos 12 aos 13 anos. No sexo masculino, dos 13 aos 15 anos.


    B) CERTO. É possível utilizar alguns parâmetros morfológicos para se obter uma avaliação aproximada da idade, como o desenvolvimento e lesões dos órgãos, desenvolvimento das genitálias, aspecto da pele.


    C) CERTO. O estudo radiológico visa cronologicamente ao aparecimento dos pontos de ossificação, o completo desenvolvimento e soldadura dos ossos, dentre outros parâmetros. 


    D) ERRADO. A braquiocefalia é uma condição de um crânio largo em relação a seu comprimento. Apenas a presença/ausência dessa condição não nos permite inferir nada a respeito da idade do cadáver.


    E) CERTO. As suturas cranianas vão se ossificando e desaparecendo na idade adulta, de maneira lenta e progressiva, com um maior surto de atividade na idade avançada. 


    Gabarito do professor: alternativa D.
  • Para saber a idade do cadáver até os 21 anos de idade é feita pelo exame radiológico dos pontos de ossificação.

    Saber o sexo: ossos da bacia

    Saber a idade: pontos de ossificação

  • Na alternativa D estamos diante de uma análise para estabelecer a raça, analisando o índice do crânio, onde temos três espécies: - Braquicéfalos (platirrinos) - Crânio curto e largo. Têm nariz achatado, daí a classificação platirrinos (plati - achatados; rinos - nariz). Raça branca ou negra. - Dolicocéfalos (catarrinos - nariz fino ou leptorrinos - nariz fino e para baixo) - Crânio longo e estreito, resultando em um nariz fino. Raça branca ou negra. - Mesocéfalo (mesorrinos) - Estão em um nível intermediário. Asiáticos.
  • Ué... tá beleza que por ser braquicéfalo simplesmente não diz o sexo ou idade. Mas a ANÁLISE do crânio braquicéfalo pode levar a tais conclusões, principalmente em relação ao sexo. Então ela poderia utilizar o crânio braquicéfalo.

    Cabe a observação de que aos 11 anos, via de regra, não é passada a fase de puberdade, onde começam as diferenciações cranianas sexuais, como no maxilar, por exemplo.

    Bom, achei a questão bem ruim. Com um nível de aprofundamento desnecessário e sem objetivo para quem presta prova para o cargo.

  • A banca quis aprofundar o tema, e acabou que se enveredou num caminho tortuoso. O livro do professor Dalton Croce, 8ºedição, 2015, pag.79, assim leciona: " o perito estará atento para as exceções. ".....Foi achado um crânio com suturas totalmente desaparecidas, fundidas por completo com os ossos da carapaça cerebral, embora o vitimado contasse com apenas 17 anos de idade. ou seja, afirmar que suturas cerebrais significam tenra idade não seria correto. Desnecessária uma questão dessa.

  • A questão visa a identificação de uma criança em estágio de putrefação, sendo importantes principalmente a determinação da idade e do sexo, frente as informações do desaparecimento de um menino de 11 anos. Assim temos:

    Alternativa A. O crescimento de pelos pubianos poderia ser utilizado. As meninas desenvolvem seus pelos pubianos aos 12/13 anos, já os meninos aos 13/15 anos. Esse análise seria importante pois, em uma criança de 11 anos, seja homem ou mulher, em geral não haveria a presença de pelos pubianos e, se presentes, excluída estaria a hipótese de ser o garoto desaparecido.

    Alternativa B: Os parâmetros morfológicos também poderiam ser utilizados, uma vez que mesmo em estágio avançado de putrefação (no caso duas semanas já haveria grande transformação) seria possível identificar algum aspecto externo (morfológico) que caracteriza-se o garoto sumido.

    Alternativa C: a radiografia das mãos também é um meio idôneo para a analise da idade, um dos pontos buscados pela antropóloga. Nesse sentido "Já a radiografia dos ossos permite estimar a idade pela ossificação das cartilagens de crescimento, sendo a radiografia do punho a mais usada. Os ossos das crianças e dos adolescentes apresentam uma região constituída por cartilagem que permite o crescimento" - Neusa Bittar, Medicina legal e noções de criminalística, pg. 102".

    Alternativa D: A braquicefalia nada mais é do que um crânio largo em relação ao seu cumprimento. Ela não tem a ver com a idade e não é um método utilizado na identificação de sexo. Muitos colegas afirmam que tal condição poderia ser usada para a identificação, o que realmente poderia, se, ao meu entender, a questão trouxesse alguma informação de o menino desaparecido ser ou não portador dessa condição, o que não o fez. Portanto, alternativa incorreta, devendo ser assinalada.

    Alternativa E: As suturas cranianas e o seu grau de afastamento podem ser utilizados como método determinante da idade.

  • IDENTIFICAÇÃO DA IDADE

    Os pelos pubianos surgem na mulher por volta dos 12 ou 13 anos e, no homem, em torno de 13 e 15 anos.

    Os dentes auxiliam da determinação da idade pela época certa de surgimento da primeira e segunda dentições, mas a perda dos dentes não serve como parâmetro.

    A radiografia dos ossos permite estimar a idade pela ossificação das cartilagens de crescimento, sendo a radiografia de punho a mais usada. Os ossos das crianças e adolescentes apresentam uma região constituída por cartilagem que permite o crescimento. A partir do momento que essa região vai se transformando em osso, o crescimento cessa. A radiografia de punho é a preferida.

  • Pessoal, vale recordar que a determinação do sexo de esqueletos de indivíduos infantis e de pré-adolescentes é difícil, devido à quase total ausência de caracteres sexuais secundários. Lima (1959) relata que os caracteres sexuais secundários surgem durante a puberdade e se tornam bastante evidente após os vinte anos e que na infância tais caracteres para ambos os gêneros tendem a se expressar femininos. Além disso, acredito que a banca quis saber se o candidato sabia que a braquicefalia é utilizada na determinação da raça/fenótipo (caucasicos, negróides, mongólicos e australóides)

  • Braquicefalia ou braquiocefalia é uma condição de um crânio largo em relação a seu comprimento, característica, portanto, de crânio de adulto e não de criança.

  • A categorização do crânio em Braquicéfalos, Mesocéfalos e Dolicocéfalos serve para identificar a RAÇA.

    --> Braquicéfalos (platirrinos – plati/achatado, rino/nariz): crânio curto e largo

    --> Mesocéfalos (mesorrinos): intermediário, no meio termo

    --> Dolicocéfalo (leptorrino – lepto/fino, rino/nariz ou catarrino): crânio longo e estreito

    Noutro giro, também é possível verificação da raça através do ângulo facial, v.g. Ângulo de Jacquart, Ângulo de Cloquet, Ângulo de Cuvier.

    --> Brancos possuem o ângulo mais aberto, maior, indicando maxilar para dentro (ortognatos)

  • Crânio Braquicéfalo é importante na identificação das raças.

  • GAB D- Por meio dos índices cranianos se estabelece as raças humanas (conceito já ultrapassado), que aqui são divididas em melanodermos (negros), xantodermos (asiáticos) e leucodermos (brancos):

    - Crânio branquicéfalo (curto e largo)

    – platirrinos (nariz achatado)

    - Crânio Mesocéfalo – mesorrinos

    - Crânio dolicocéfalos (longo e estreito)

    – catarrinos(nariz para baixo) ou leptorrinos (nariz fino) 

     

    Os livros divergem sobre o crânio, mas amaioria se entende quanto ao nariz, a maioria fala que o nariz achatado é do preto e o nariz fino é do branco. No livro do Hygino ele nem coloca a distinção de braquicéfalo e dolicocéfalo. 

     

     

  • Assertiva d

    crânio braquicéfalo. " Famoso Podrão "

  • A questão avalia os conhecimentos do candidato a respeito de conceitos em antropologia forense e determinação da idade.

    Atenção: o comando da questão pede a alternativa incorreta!

    A) CERTO. O desenvolvimento de pelos pubianos pode ser utilizado na determinação da idade; no sexo feminino, os pelos pubianos apontam-se dos 12 aos 13 anos. No sexo masculino, dos 13 aos 15 anos.

    B) CERTO. É possível utilizar alguns parâmetros morfológicos para se obter uma avaliação aproximada da idade, como o desenvolvimento e lesões dos órgãos, desenvolvimento das genitálias, aspecto da pele.

    C) CERTO. O estudo radiológico visa cronologicamente ao aparecimento dos pontos de ossificação, o completo desenvolvimento e soldadura dos ossos, dentre outros parâmetros. 

    D) ERRADO. A braquiocefalia é uma condição de um crânio largo em relação a seu comprimento. Apenas a presença/ausência dessa condição não nos permite inferir nada a respeito da idade do cadáver.

    E) CERTO. As suturas cranianas vão se ossificando e desaparecendo na idade adulta, de maneira lenta e progressiva, com um maior surto de atividade na idade avançada. 

    Gabarito do professor: alternativa D.

    Fonte: QC

  • Tô mexendo pelo celular e o enunciado dessa questão n tem nada a ver com medicina legal e sim sobre direitos humanos. Entendi nada com esses comentários.
  • Crânio do tipo braquicéfalo, permitiria chegar a uma noção acerca da raça.

    forma do crânio:

    a)      Índice Cefálico Horizontal: visto de cima pra baixo pode ser: dolicocrânico/colicocéfalos: índice =/-74,9; mesocrânicos/mesaticéfalos: entre 75 e 80; braquicrânicos/braquicéfalos: superior a 80;

    b)     Índice Transversal Vertical Posterior: visto de trás para frente pode ser: esternocrânico: +98; metriocrânico: 98 e 91; tapinocrânico: -91;

    c)      Índice Sagital/Vertical Lateral/Perfil: hipsicrânico: +5; mediocrânico: 75 e 69; platicrânico: -69. 

  • Na moral... Fiz direito não medicina... Q raios é isso? para acerta uma questão dessa tem que estudar apenas MEDICINA LEGAL!!!

  • A questão era referente à estimativa de idade, logo o índice cefálico (Formula de Retzius) é elemento de caracterização racial.

    • IDENTIFICAÇÃO QUANTO À IDADE:

    1) RADIOGRAFIA DOS OSSOS, principalmente do punho, cotovelo, joelho, tornozelo e a bacia, para identificar o ponto ou grau de ossificação e a soldadura das epífises.

    Em outras palavras, a epífise fica localizada nos pontas dos ossos compridos. Na fase de crescimento, fica separada da parte mediana do osso por uma zona cartilaginosa que depois ossifica.

    Dessa forma, através do estágio de ossificação das epífises, é possível identificar a idade.

    POR EXEMPLO: A do rádio (osso do antebraço), se dá em torno de 18 anos para o sexo feminino e 20 anos para o masculino.

    2) SUTURAS DO CRÂNIO: cada idade revela particularidades quanto ao fechamento das suturas cranianas, o que auxilia no processo de identificação.

    Qualquer erro, me corrijam :)

  • GABARITO "D".

    Justificativa: O crânio braquicéfalo possui formato arredondado, conforme classificação do índice cefálico. É comumente utilizado para definir a etnia de um indivíduo, mas não sua idade ou sexo. Ambos os sexos, em ambas as idades, podem apresentar qualquer dos indices cefálicos (dolicocéfalo; braquicéfalo e mesocéfalo).

  • O corpo em estado de putrefação e ainda se consegue ver os pelos pubianos, se nem órgão genital se podia perceber.

    • IDENTIFICAÇÃO QUANTO À IDADE:

    1) RADIOGRAFIA DOS OSSOS, principalmente do punho, cotovelo, joelho, tornozelo e a bacia, para identificar o ponto ou grau de ossificação e a soldadura das epífises.

    Em outras palavras, a epífise fica localizada nos pontas dos ossos compridos. Na fase de crescimento, fica separada da parte mediana do osso por uma zona cartilaginosa que depois ossifica.

    Dessa forma, através do estágio de ossificação das epífises, é possível identificar a idade.

    POR EXEMPLO: A do rádio (osso do antebraço), se dá em torno de 18 anos para o sexo feminino e 20 anos para o masculino.

    2) SUTURAS DO CRÂNIO: cada idade revela particularidades quanto ao fechamento das suturas cranianas, o que auxilia no processo de identificação.

    Crânio do tipo braquicéfalo, permitiria chegar a uma noção acerca da raça E NÃO IDADE.

    forma do crânio:

    a)      Índice Cefálico Horizontal: visto de cima pra baixo pode ser: dolicocrânico/colicocéfalos: índice =/-74,9; mesocrânicos/mesaticéfalos: entre 75 e 80; braquicrânicos/braquicéfalos: superior a 80;

    b)     Índice Transversal Vertical Posterior: visto de trás para frente pode ser: esternocrânico: +98; metriocrânico: 98 e 91; tapinocrânico: -91;

    c)      Índice Sagital/Vertical Lateral/Perfil: hipsicrânico: +5; mediocrânico: 75 e 69; platicrânico: -69.