Marcos Masetto (2017) em entrevista à Revista Docência do Ensino Superior da UFMG, destaca aspectos relevantes que nos ajudam a refletir sobre o conceito e finalidades da educação superior. Dentre elas destacamos:
"A UNESCO, em 1998, pela primeira vez produziu um documento para todas as universidades do mundo, apresentando uma nova visão e uma nova missão para o ensino superior para o século XXI. Trata-se de um documento que abre a universidade para os problemas do nosso mundo em termos da formação de profissionais, de formação para o trabalho, de pesquisa e integração desta com os contextos e problemas reais contemporâneos."
"Já não é mais suficiente para a universidade e para a formação de profissionais conhecimentos disciplinares, congelados, estabelecidos em disciplinas fechadas, estanques. O conhecimento que se exige hoje do profissional é um conhecimento interdisciplinar, que integre áreas de conhecimentos, ciências, novas pesquisas, diferentes perspectivas para entender melhor as realidades e os fenômenos com os quais nos encontramos dia a dia. Todo fenômeno humano é por si interdisciplinar e não se resolve, não se encaminha apenas com respostas de uma disciplina ou de disciplinas justapostas. Adquirir informações e construir conhecimento de forma interdisciplinar é uma exigência."
No contexto desses desafios que se apresentam para o ensino superior analise as afirmativas abaixo e identifique a afirmativa na qual o elemento fundamental para que o ensino superior ocorra de maneira adequada é melhor definido.