SóProvas


ID
3032887
Banca
UFRR
Órgão
UFRR
Ano
2019
Provas
Disciplina
Pedagogia
Assuntos

No tocante aos processos de gestão na educação superior, é INCORRETO afirmar que:

Alternativas
Comentários
  • E- A gestão dos processos docentes e administrativos na Educação Superior é feita por profissionais com formação específica para atuação nas diferentes áreas, de forma a assegurar que a gestão tenha um nível de excelência compatível com o almejado para uma instituição universitária e que os professores possam exercer sua dedicação exclusiva ao ensino, pesquisa e extensão.

  • As instâncias colegiadas das universidades públicas também contam com a representação dos técnicos-administrativos. Muito estranha essa questão.

  • Felipe Magalhães, letra C está correta, por isso a RESPOSTA é LETRA E, pois o Colegiado de Curso é responsável pela supervisão das atividades didáticas do curso, pela orientação aos acadêmicos, com vista o desempenho de cada um deles, no cumprimento de suas obrigações.O Colegiado é formado por, no máximo, 5 professores e um representante discente, sendo que três dos professores devem ter formação no curso correspondente ao Colegiado. Os membros do Colegiado possuem mandato de 2 anos, podendo ocorrer recondução, e são eleitos pelos professores pertencentes ao Departamento. O Coordenador é eleito por votação direta dos alunos e professores do curso e possui mandato mínimo de um ano.

    abraços e bons estudos !

    fonte:

    https://caeelufms.wordpress.com/2010/11/07/o-que-e-e-para-que-serve-o-colegiado-de-curso/

  • Assim como muitos aqui, marquei a letra a E e fui tentar descobrir o erro, talvez esse artigo possa ajudar.

    "Sobre a gestão para gestores, na concepção de Gracindo (2009) a literatura identifica claramente dois tipos de formação: a formação inicial e a continuada, a formação inicial desenvolve-se nas instituições de Ensino Superior com realce e preferência nas Universidades, dada á possibilidade de conciliação ensino pesquisa e extensão.

    Nesse formato, fica reforçada a necessidade de formação docente para o gestor, seja ela simultânea ou anterior à formação específica, que pode ocorrer em nível de graduação, como aprofundamento na formação, ou de pós-graduação, a partir dessa formação, o gestor de credencia para atuar nos sistemas de ensino, com os conhecimentos, habilidades e atitudes básicas desenvolvidas no currículo. A formação continuada, por seu turno, é a possibilidade do gestor estar em constante movimento de aprendizagem, nem sempre estabelecida em cursos formais, mas, especialmente por meio de apropriação dos avanços obtidos na área e desenvolvidos, tanto em ações presenciais, como pela mediação das diversas tecnologias de informações e de comunicação (TIC) disponíveis.

    A exigência pelo aumento de resultados positivos forçam uma maior competência da gestão educacional: Cavalcante e Morais fazem referencias a formação do administrador educacional, como princípio básico norteador de uma visão descentralizada, que direciona o gestor q aquisição de competências para a identificação e soluções de problemas, vivenciados nos diversos ambientes organizacionais, pessoais, políticos e sociais. São várias as competências e habilidades e habilidades a serem desempenhadas por um gestor democrático. Os autores referenciados acima destacam várias habilidades de um gestor à saber. Tais como a: competência intelectual, comunicativa, social, organizacional, comportamentais e políticas.

    Ou seja o erro da letra E está em relação a necessidade de especificação na atuação docente na gestão, visto que pode ser feito por qualquer docente, seja ele de distinta área.

    Fonte:

    Por favor, corrijam-me se eu estiver errada!

    Vai dar certo!