SóProvas


ID
3033502
Banca
Quadrix
Órgão
CREF - 11ª Região (MS-MT)
Ano
2019
Provas
Disciplina
Conhecimentos Gerais
Assuntos

Em meados de março último, o escritor moçambicano  Mia Couto  falava ao  telefone com um amigo e morador da  cidade  da  Beira  quando  o  ciclone  Idai  tocou  terra  firme.  A  ligação caiu e Mia só conseguiu restabelecer o contato quatro  dias depois para saber que o amigo sobrevivera. 

                                                           Internet: <https://g1.globo.com> (com adaptações). 

A respeito do assunto em tela e de temas correlatos, julgue o item.


Tecnologias de prevenção de desastres atmosféricos, presentes em Moçambique e fornecidas pelo Japão, impediram que o número de mortos ultrapassasse a casa de poucas dezenas.

Alternativas
Comentários
  • Idai levou mais de 700 pessoas.

  • ERRADO

    Passou de 1 mil o número de mortos pelo ciclone Idai, que devastou Moçambique, Zimbábue e Malaui há quase um mês. As autoridades locais registraram os seguintes balanços de vítimas nesta quarta-feira (10):

    Moçambique: 602 mortos;

    Zimbábue: 344 mortos;

    Malaui: 59 mortos.

    Segundo a agência Associated Press, o número de vítimas deve aumentar. Inclusive, talvez nunca se chegue a um total de mortos definitivo. Isso porque ainda há um número desconhecido de desaparecidos, e ainda existe o risco relacionado às doenças decorrentes dos alagamentos causados pelo ciclone Idai.

    https://g1.globo.com/mundo/noticia/2019/04/10/numero-de-mortos-pelo-ciclone-idai-no-sudeste-da-africa-passa-de-1-mil.ghtml

  • Num cenário de debates internacionais sobre mudanças climáticas, eventos como o Idai são amplamente repercutidos em seus diversos aspectos. Nesse momento, ocorre uma intercessão entre os conhecimentos do noticiário e de Geografia Escolar de ensino médio. Causas, impactos e consequências apesar de abordadas em algumas notícias podem ser o alvo de questões de prova que podem ser complementadas com conhecimentos geográficos.

    Análise dos itens:
    O número de mortos em Moçambique pelo Idai foi superior a seiscentas pessoas só pelos impactos diretos. A esse número soma-se os mortos pelo surto de cólera e malária que se seguiram as áreas mais afetadas.  Sistemas de detecção de fenômenos do tipo até existem mas possibilitam prever com pouca antecedência sendo necessário uma infraestrutura de abrigos, equipes de resgate e socorro médico que complementem o alerta precoce. Poucas destas ferramentas estavam disponíveis no Sudeste da África no momento da passagem do Idai. Item errado.   


    Gabarito do professor: errado.