SóProvas


ID
3033520
Banca
Quadrix
Órgão
CREF - 11ª Região (MS-MT)
Ano
2019
Provas
Disciplina
Ética na Administração Pública
Assuntos

Julgue o item acerca das lições clássicas sobre ética e moral.


As virtudes morais, orientadas pela razão, dirigem‐se ao estabelecimento de hábitos, como, por exemplo, o comportamento corajoso.

Alternativas
Comentários
  • Gabarito: CERTO

  • NOVE VIRTUDES MORAIS: CORAGEM, VERDADE, HONRA, FIDELIDADE, DISCIPLINA, HOSPITALIDADE, LABORIOSIDADE, INDEPENDÊNCIA, PERSEVERANÇA. (GESTAOEBT)

  • GABARITO: CERTO

    A palavra “moral” tem origem no termo latino “morales” que significa “relativo aos costumes”. Moral é o conjunto de regras aplicadas no cotidiano e usadas continuamente por cada cidadão. Essas regras orientam cada indivíduo, norteando as suas ações e os seus julgamentos sobre o que é moral ou imoral, certo ou errado, bom ou mau.

    FONTE: SIGNIFICADOS.COM.BR

  • Questão estranha..pois meus resumos dizem que a virtude INTELECTUAL que é orientada pela razao e a moral é baseada na vontade

  • A virtude moral trata do hábito que é considerado como bom e em conformidade com a ética

  • Em todos os órgãos e entidades da Administração Pública Federal direta, indireta autárquica e fundacional, ou em qualquer órgão ou entidade que exerça atribuições delegadas pelo poder público, deverá ser criada uma Comissão de Ética, encarregada de orientar e aconselhar sobre a ética profissional do servidor, no tratamento com as pessoas e com o patrimônio público, competindo-lhe conhecer concretamente de imputação ou de procedimento susceptível de censura.

    Ou seja, não é atribuição essencialmente punitiva

  • Alguns exemplos de virtudes do homem são a coragem, integridade, determinação, disciplina, honestidade, respeito, justiça, lealdade, tolerância, paciência, otimismo, bondade, perdão, alegria, gratidão, humildade, empatia, compaixão, amizade entre outras. O contrário de virtude é vício.

    www.evolucaopessoal.com.br › o-que-sao-virtudes

     

    Gabarito: C

  • Essa questão só pode estar errada pois são as virtudes intelectuais que são fundamentadas na razão. Seriam a sabedoria, a temperança, a inteligência e a verdade.

  • Para Aristóteles, tanto as virtudes intelectuais quanto as morais são baseadas na razão, porque a razão é necessária à construção de qualquer hábito. Se não há razão, não há consciência, não há deliberação e, portanto, não há a construção do hábito. Acho que fica melhor pensar as virtudes intelectuais como fruto da razão também, mas antes de tudo, fruto da acumulação de conhecimentos, não só exteriores, mas em relação a si mesmo (autoconhecimento).