SóProvas


ID
3034564
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
EBSERH
Ano
2018
Provas
Disciplina
Enfermagem
Assuntos

Julgue o item seguinte, relativo à segurança do paciente e à qualidade em serviços de saúde na prevenção das infecções relacionadas à assistência a saúde (IRAS).


A colonização é um importante fator de risco para o desenvolvimento de IRAS, por meio das quais narinas, garganta, região perianal, gastrointestinal e feridas constituem fontes para a disseminação de eventos infecciosos.

Alternativas
Comentários
  • A colonização é a presença de um microrganismo em um hospedeiro com crescimento e multiplicação. A colonização é um precursor da infecção, na demanda hospitalar são diversos os momentos que propiciam a colonização de um paciente. Por exemplo, a colonização da orofaringe e estômago com microrganismos patogênicos parece preceder o desenvolvimento da pneumonia associada à ventilação mecânica. O tubo endotraqueal facilita a colonização bacteriana da árvore traqueobrônquica e predispõe aspiração da secreção contaminada pela diminuição do reflexo de tosse, acúmulo de secreção acima do balonete e a própria contaminação do tubo. A região perianal é uma região contaminada e quando o paciente está com cateter vesical a sua colonização é fácil. As feridas também são portas de entrada para infecções e dependendo do tipo de ferida, da técnica utilizada e da sua região a colonização frequentemente ocorre.

    Gabarito do Professor: CERTO

    Bibliografia Brasil. Agência Nacional de Vigilância Sanitária Medidas de Prevenção de Infecção Relacionada à Assistência à Saúde. Brasília: Anvisa, 2017.