O termo Abdome Agudo pode ser definido como um processo intra-abdominal causando dor severa e, frequentemente, requerendo intervenção cirúrgica de emergência. A principal característica do abdome agudo é a dor abdominal aguda, definida como dor severa ou progressiva iniciada de forma súbita, há menos de 7 dias (usualmente menos de 48 horas). Se persistir por 6 horas ou mais, a dor abdominal aguda é forte indicativa de patologia com significância cirúrgica. 
As causas do abdome agudo podem ser abdominais ou extra-abdominais. A pancreatite, por exemplo, é de causa abdominal na segmentação de pâncreas, vias biliares, fígado e baço. A dor típica da pancreatite aguda é exacerbada pelo decúbito dorsal e aliviada pelo sentar-se. O decúbito dorsal também deve ser evitado por pacientes com abdome agudo pelo risco de vômitos. 
	
	
Gabarito do Professor: ERRADO 
	
	
Bibliografia 
Brasil. Ministério da Saúde. Secretaria de Atenção à Saúde. Departamento de Atenção Básica. Acolhimento à demanda espontânea : queixas mais comuns na Atenção Básica / Ministério da Saúde, Secretaria de Atenção à Saúde, Departamento de Atenção Básica. – Brasília : Ministério da Saúde, 2012. 
Brunner LS, Suddarth DS. Tratado de Enfermagem: Médico-Cirúrgica.  Rio de Janeiro: Guanabara Koogan, 2016.