SóProvas


ID
3034963
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
EBSERH
Ano
2018
Provas
Disciplina
Enfermagem
Assuntos

Uma paciente, que foi submetida a tireoidectomia, dissecção e esvaziamento cervical com a remoção de linfonodos e platisma por neoplasia maligna de tireoide, encontra-se no primeiro dia de pós-operatório.

Julgue o item que se segue, acerca desse caso clínico.


A observação de estridor à ausculta traqueal deve ser comunicada imediatamente à equipe médica, por indicar obstrução das vias aéreas.

Alternativas
Comentários
  • Estridor: é um som agudo ouvido melhor na inspiração, geralmente devido à obstrução do fluxo de ar na traqueia ou laringe. Indica fluxo turbulento nos brônquios, traqueia ou laringe. Pode indicar epiglotite, crupe, tumor, corpo estranho ou estenose/espasmo laringotraqueal.

     

     

    Auscultação pulmonar – Wikipédia, a enciclopédia livre

     

  • Para resolver essa questão, é necessário que o aluno tenha conhecimento sobre pós-operatório.

    Uma paciente, que foi submetida a tireoidectomia, dissecção e esvaziamento cervical com a remoção de linfonodos e platisma por neoplasia maligna de tireóide pode apresentar a observação de estridor à ausculta traqueal e essa deve ser comunicada imediatamente à equipe médica, por indicar obstrução das vias aéreas. É uma complicação que precisa ser tratada o mais breve possível para evitar dificuldade respiratória.

    Resposta do Professor: Certo.

  • estridor é um ruído audível durante a respiração da criança que está com dificuldade respiratória. É o “guincho” da linguagem popular. Pode ter causa congênita, infecciosa, tumoral ou ainda ser provocada pela aspiração de algum corpo estranho.