SóProvas


ID
3035674
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
EBSERH
Ano
2018
Provas
Disciplina
Fisioterapia
Assuntos

A insuficiência cardíaca (IC) é uma condição de elevada prevalência, sendo responsável por grande parte das internações hospitalares. O reconhecimento dos seus sinais e sintomas de forma precoce é fundamental para o adequado manejo terapêutico. Acerca dessa condição, julgue o seguinte item.


A musculatura esquelética, em consequência da disfunção central da IC, caracteriza-se por déficit da extração e utilização do oxigênio por diminuição da massa muscular, do número e tamanho das mitocôndrias e pelo início precoce do metabolismo anaeróbio, com predominância de recrutamento de fibras musculares do tipo I, o que resulta em redução de força e resistência musculares e fadiga precoce.

Alternativas
Comentários
  • Alguns autores1-3 ainda ressaltam que as alterações na função muscular inerentes à fisiopatologia da IC, seja em decorrência da redução do aporte sanguíneo para a musculatura periférica e respiratória, além do aumento exacerbado da resposta vasoconstrictora em caráter crônico. Assim, surgem adaptações musculares como a redução de aproximadamente 20% de densidade mitocondrial e de densidade de superfície, bem como redução na densidade capilar e aumento na fração de fibras do tipo IIb4 .