- ID
- 3036034
- Banca
- COMPERVE
- Órgão
- UFRN
- Ano
- 2019
- Provas
- Disciplina
- Engenharia Agronômica (Agronomia)
Atualmente, a abertura de novas áreas para formação de pastagens enfrenta sérios entraves em muitos aspectos. Por isso, o maior desafio da pecuária bovina nacional é o de aumentar a produção em áreas de pastagens cada vez mais restritas. Com relação a essa temática, considere as afirmações abaixo sobre o uso de leguminosas forrageiras.
I Verifica-se que 90% das áreas de leguminosas forrageiras implantadas no Brasil são cultivadas com Medicago sativa e Panicum maximum representadas por um número restrito de cultivares comercializadas.
II Sua utilização pode resultar em uma contribuição potencial ao sistema de produção animal nos trópicos, tanto pela fixação de nitrogênio em pastagens quanto pela elevação da qualidade proteica disponível na dieta de animais ruminantes.
III O cultivo de leguminosas forrageiras em pastagens é ainda bastante incipiente no Brasil, representando menos de 1% da área total, somando-se todas as espécies e cultivares disponíveis comercialmente.
IV Dentre seus benefícios, está a capacidade que têm algumas espécies de leguminosas forrageiras de promover o aumento da população de espécies de nematoides no solo comparativamente maior do que o evidenciado nas gramíneas forrageiras.
Das afirmações, estão corretas