SóProvas


ID
3036373
Banca
FUNDATEC
Órgão
Prefeitura de Gramado - RS
Ano
2019
Provas
Disciplina
Pedagogia
Assuntos

A investigação da atividade docente relacionada à inclusão escolar é uma forma de avançar na compreensão de quais são os desafios vivenciados pelos professores e os fatores que contribuem para a construção de sua identidade docente. Associe a Coluna 1 à Coluna 2, identificando as categorias obtidas sobre identidade docente, a partir da análise de afirmações de professores de Educação Especial, em pesquisa realizada por SIEMS (2009).

Coluna 1
1.Fatores que direcionaram a escolha profissional.
2.Relações com a diferença.
3.Aspectos que envolvem a profissionalidade docente.

Coluna 2

( ) Insere-se na área não por opção, mas por acaso.
( ) Envolve estratégias para superação dos limites associados ao defeito para que o indivíduo possa ser inserido na sociedade tida como normal.
( ) Resgate do que não foi adequadamente realizado com pessoa deficiente da família.
( ) Destaca a diferença como elemento essencial da natureza humana que projeta a concretização do múltiplo como valor social.
( ) Exige uma base de formação e uma condição que perpassa desde as questões de remuneração e organização do tempo-espaço escolar, até o reconhecimento e valorização social da profissão.

A ordem correta de preenchimento dos parênteses, de cima para baixo, é:

Alternativas
Comentários
  • A questão trata da identidade docente de professores de Educação Especial.
    Com a implantação das políticas públicas para inclusão educacional de alunos com necessidades educacionais especiais levantou a necessidade de se discutir e promover reflexões sobre a formação de docentes. O processo de construção de um sistema educativo inclusivo é uma atividade que está na contramão “de uma sociedade em que os processos de exclusão social são cada vez mais fortes". De forma geral, os professores decidem atuar na educação especial por diversos motivos. A questão traz categorias que estão ligados à identidade docente, são eles:
    1. Fatores que direcionaram a escolha profissional.- Refere-se aos acontecimentos e experiências pessoais que podem levar à escolha pela atuação com a educação inclusiva.
    2. Relações com a diferença. - Compreende os aspectos de interação com as diferenças.
    3. Aspectos que envolvem a profissionalidade docente. - São os requisitos e formação necessários para atuar na educação inclusiva.
    Analisemos as assertivas: 
    (1 ) Insere-se na área não por opção, mas por acaso. Fatores que direcionaram a escolha profissional.
    ( 2) Envolve estratégias para superação dos limites associados ao defeito para que o indivíduo possa ser inserido na sociedade tida como normal. Relações com a diferença.
    ( 1) Resgate do que não foi adequadamente realizado com pessoa deficiente da família. Fatores que direcionaram a escolha profissional.
    (2 ) Destaca a diferença como elemento essencial da natureza humana que projeta a concretização do múltiplo como valor social. Relações com a diferença
    ( 3) Exige uma base de formação e uma condição que perpassa desde as questões de remuneração e organização do tempo-espaço escolar, até o reconhecimento e valorização social da profissão. Aspectos que envolvem a profissionalidade docente. 
    Portanto, a alternativa que responde corretamente à questão é a letra A (1 – 2 – 1 – 2 – 3). 
    Gabarito do professor: A

  • Letra A = 1 – 2 – 1 – 2 – 3.

  • Oi, tudo bem?

    Gabarito: A

    Bons estudos!

    -Quem ESTUDA tem em suas mãos o poder de TRANSFORMAR não só a própria vida, como também das pessoas que lhe cercam.