- ID
- 3037408
- Banca
- Aeronáutica
- Órgão
- CIAAR
- Ano
- 2018
- Provas
- Disciplina
- Odontologia
- Assuntos
O método visual é o melhor método para se detectar lesões de cárie. Esse exame deve ser feito com o máximo rigor, utilizando condições adequadas e que favoreçam a verificação de todos os quesitos necessários para detectar, estimar a profundidade e avaliar a atividade da cárie, assim como cavidades presentes.
Com base no exposto, analise as seguintes afirmativas.
I. Em lesões com mesma profundidade, fica evidente o efeito da progressão acelerada das lesões cavitadas comparadas às não cavitadas.
II. Em lesões oclusais, há cavidades que podem ser “limpas” com a própria escovação. Isso ocorre tanto em microcavidades, quanto em cavidades muito amplas.
III. A extensão das lesões de cárie é um fator importante na tomada de decisão do clínico. Saber se a lesão está em esmalte ou em dentina é importante, apesar de não interferir no prognóstico ou na velocidade de progressão da lesão.
IV. A avaliação da atividade de lesões de cárie é feita por meio de características clínicas diferenciais entre lesões ativas e inativas. A presença de biofilme maduro sobre a lesão não é indicativo para identificar lesões de cárie ativas.
V. O método radiográfico tem uma boa relação com a profundidade das lesões e pode garantir, juntamente com a inspeção visual, melhor diagnóstico de lesões em dentina. No entanto, ele sozinho não permite que se avaliem nem a presença de cavidades, nem a atividade das lesões.
Estão corretas apenas as afirmativas