-
PARA NÃO ASSINANTES
GAB: A
-
O cabeçalho é utilizado apenas na primeira página do documento, centralizado na área determinada pela formatação
No cabeçalho deverão constar os seguintes elementos:
a) brasão de Armas da República;
b) nome do órgão principal;
c) nomes dos órgãos secundários, quando necessários, da maior para a menor hierarquia; e
d) espaçamento: entrelinhas simples (1,0).
-
5.1.1 Cabeçalho O cabeçalho é utilizado apenas na primeira página do documento, centralizado na área determinada pela formatação (ver subitem “5.2 Formatação e apresentação”). No cabeçalho deverão constar os seguintes elementos:
a) brasão de Armas da República : no topo da página. Não há necessidade de ser aplicado em cores. O uso de marca da instituição deve ser evitado na correspondência oficial para não se sobrepor ao Brasão de Armas da República.
b) nome do órgão principal;
c) nomes dos órgãos secundários, quando necessários, da maior para a menor hierarquia; e
d) espaçamento: entrelinhas simples (1,0).
"Os dados do órgão, tais como endereço, telefone, endereço de correspondência eletrônica, sítio eletrônico oficial da instituição, podem ser informados no rodapé do documento, centralizados. "
-
Para responder esta questão o candidato precisa ter conhecimento sobre a estrutura do documento no padrão ofício.
"De acordo com o manual, o documento ofício deve ser composto por cabeçalho, identificação do expediente, local e data, endereçamento, assunto, texto do documento, fecho e identificação do signatário".
Vamos à análise de cada uma das partes mencionadas nos itens:
a) O cabeçalho é utilizado apenas na primeira página do documento, centralizado na área determinada pela formatação. Nele deverão constar os seguintes elementos: brasão de Armas da República; nome do órgão principal; nomes dos órgãos secundários, quando necessários, da maior para a menor hierarquia; e espaçamento: entrelinhas simples (1,0). Esta foi a alternativa marcada como correta pela banca, entretanto, o número de ordem do documento deve ser apresentado na identificação do expediente, não no cabeçalho. Sendo assim, esta é uma questão que cabe recurso.
b) Na introdução é que deve ser apresentado o objetivo da comunicação. Além disso, ela não é apresentada na parte superior da primeira página, mas no texto do documento. Portanto, esta alternativa está incorreta.
c) O fecho das comunicações oficiais objetiva, além da finalidade óbvia de arrematar o texto, saudar o destinatário. Sendo assim, esta parte fica no final do documento e, portanto, não é a resposta para a questão.
d) O vocativo é uma invocação ao destinatário. Nas comunicações oficiais, ele será sempre seguido de vírgula e formado por Senhor ou Senhora seguido do cargo ou nome do particular. Sendo assim, não é a resposta para a questão.
Gabarito da banca: Letra A
Gabarito da professora: Não há alternativa correta. Questão anulada.